QUEM CONTA UM CONTO ESCREVE OUTRO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26102 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "QUEM CONTA UM CONTO ESCREVE OUTRO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Muitas são as pesquisas que demonstram que o ensino centrado no historicismo literário, com a caracterização generalizante dos estilos de época aos quais os autores estariam servilmente associados, pouco forma o leitor crítico. Em busca da formação de leitores, sobretudo a partir do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2009, 2014), as obras devem constituir lugar fundamental nas aulas de Literatura, transformando-se em espaço de debates e de troca de experiências. Para isso, é imprescindível incluir no cardápio da leitura na escola uma variedade de gêneros literários, dentre os quais destacamos o conto, que chama a atenção por ser uma narrativa breve e concisa, acessível, portanto, para a sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aperfeiçoamento de leitura e escrita por meio de trabalho concebido com o gênero conto nas aulas de Literatura, com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, da cidade de Emas, Paraíba. Realizado por meio de pesquisa-ação, durante os 2º e 3º bimestres de 2016, os alunos participantes do projeto envolveram-se em diversas atividades, desde a leitura e análise de contos diversos da literatura brasileira, até a produção de um livro de contos escritos pelos próprios estudantes. Pretende-se, além de apresentar o relato da experiência, refletir sobre o papel do conto na formação do leitor, evidenciando os resultados preliminares do projeto, visíveis através do interesse e da criticidade discentes, e das habilidades linguísticas demonstradas nas produções realizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, LETRAMENTO LITERÁRIO, CONTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID282_22072016153856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CEIÇA FREITAS" "autor_email" => "iano_emas@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26102 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "QUEM CONTA UM CONTO ESCREVE OUTRO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Muitas são as pesquisas que demonstram que o ensino centrado no historicismo literário, com a caracterização generalizante dos estilos de época aos quais os autores estariam servilmente associados, pouco forma o leitor crítico. Em busca da formação de leitores, sobretudo a partir do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2009, 2014), as obras devem constituir lugar fundamental nas aulas de Literatura, transformando-se em espaço de debates e de troca de experiências. Para isso, é imprescindível incluir no cardápio da leitura na escola uma variedade de gêneros literários, dentre os quais destacamos o conto, que chama a atenção por ser uma narrativa breve e concisa, acessível, portanto, para a sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aperfeiçoamento de leitura e escrita por meio de trabalho concebido com o gênero conto nas aulas de Literatura, com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, da cidade de Emas, Paraíba. Realizado por meio de pesquisa-ação, durante os 2º e 3º bimestres de 2016, os alunos participantes do projeto envolveram-se em diversas atividades, desde a leitura e análise de contos diversos da literatura brasileira, até a produção de um livro de contos escritos pelos próprios estudantes. Pretende-se, além de apresentar o relato da experiência, refletir sobre o papel do conto na formação do leitor, evidenciando os resultados preliminares do projeto, visíveis através do interesse e da criticidade discentes, e das habilidades linguísticas demonstradas nas produções realizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, LETRAMENTO LITERÁRIO, CONTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID282_22072016153856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CEIÇA FREITAS" "autor_email" => "iano_emas@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }