UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES.
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26530 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES." "resumo" => "Por muito tempo a escola esteve centrada somente no papel do professor, o que causou nos alunos a sensação de estarem restritos a uma única fonte de informação. Isso ocorreu por diversos motivos como o caráter técnico que por algum tempo foi o princípio norteador da Educação e tinha como objetivo apenas a reprodução mecânica de conteúdos; a falta de outras fontes de busca para aprimorar o aprendizado por parte dos alunos e principalmente a inexistência de recursos que facilitassem os processos de ensino-aprendizagem. Passados alguns anos, a sociedade mudou significativamente com o advento da tecnologia que através de recursos e softwares educacionais, a escola passou a dispor de uma variedade de opções tecnológicas para utilização em sala de aula. Isso fez com que o professor, agora, seja juntamente com seus alunos agentes de cooperação na construção do aprendizado, desta maneira tirou-se do professor o papel de centralizador do conhecimento e aos alunos foi dada a oportunidade de participarem ativamente do processo de aprendizagem. E nesse meio tornar o aluno capaz de interagir e produzir saberes a partir de suas próprias convicções, logicamente mediadas pelo professor, e com isso torná-lo um ser ativo na construção do conhecimento. E, a partir dessa nova realidade, o presente artigo foi desenvolvido com base em uma pesquisa de cunho bibliográfico com o objetivo de se compreender as possibilidades advindas com o surgimento dos recursos tecnológicos a partir do uso destes na sala de aula, entender as razões pelas quais estes facilitam os processos de ensino aprendizagem e explicitar a necessidade de se utilizar destes como forma de melhorar o nível de aprendizado dos alunos principalmente no tocante à Educação Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, RECURSOS TECNOLÓGICOS, SOFTWARES EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID67_30102016105916.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO MOREIRA CABRAL" "autor_nome_curto" => "RODOLFO CABRAL" "autor_email" => "rodolfomoreira.16@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26530 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES." "resumo" => "Por muito tempo a escola esteve centrada somente no papel do professor, o que causou nos alunos a sensação de estarem restritos a uma única fonte de informação. Isso ocorreu por diversos motivos como o caráter técnico que por algum tempo foi o princípio norteador da Educação e tinha como objetivo apenas a reprodução mecânica de conteúdos; a falta de outras fontes de busca para aprimorar o aprendizado por parte dos alunos e principalmente a inexistência de recursos que facilitassem os processos de ensino-aprendizagem. Passados alguns anos, a sociedade mudou significativamente com o advento da tecnologia que através de recursos e softwares educacionais, a escola passou a dispor de uma variedade de opções tecnológicas para utilização em sala de aula. Isso fez com que o professor, agora, seja juntamente com seus alunos agentes de cooperação na construção do aprendizado, desta maneira tirou-se do professor o papel de centralizador do conhecimento e aos alunos foi dada a oportunidade de participarem ativamente do processo de aprendizagem. E nesse meio tornar o aluno capaz de interagir e produzir saberes a partir de suas próprias convicções, logicamente mediadas pelo professor, e com isso torná-lo um ser ativo na construção do conhecimento. E, a partir dessa nova realidade, o presente artigo foi desenvolvido com base em uma pesquisa de cunho bibliográfico com o objetivo de se compreender as possibilidades advindas com o surgimento dos recursos tecnológicos a partir do uso destes na sala de aula, entender as razões pelas quais estes facilitam os processos de ensino aprendizagem e explicitar a necessidade de se utilizar destes como forma de melhorar o nível de aprendizado dos alunos principalmente no tocante à Educação Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, RECURSOS TECNOLÓGICOS, SOFTWARES EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID67_30102016105916.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO MOREIRA CABRAL" "autor_nome_curto" => "RODOLFO CABRAL" "autor_email" => "rodolfomoreira.16@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }