A PRÁTICA EM MICROBIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28075 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 730 "inscrito_id" => 1721 "titulo" => "A PRÁTICA EM MICROBIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A relevância do recurso experimental, como alternativa do ensino-aprendizagem aplicada à área das ciências é praticamente inquestionável. Nessa perspectiva, o presente estudo orientou-se em realizar um levantamento qualitativo referente às aulas práticas ministradas à disciplina de Microbiologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Currais Novos. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários aos alunos e ex-alunos da instituição, mais precisamente, àqueles pertencentes ao curso de Tecnologia em Alimentos sejam nos níveis técnico ou superior, com a finalidade de aferir os benefícios e as consequências adjacentes ao uso de tal método pedagógico. A análise dos questionários indicou que os entrevistados consideram a técnica experimental, como de suma importância para o aprendizado da Microbiologia de Alimentos, uma vez que em âmbito laboratorial a correlação entre a teoria e o cotidiano é evidenciada com mais competência. Este trabalho ratificou as consequências positivas originárias da aplicação de aulas práticas, independente do nível de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciência e Tecnologia de Alimentos" "palavra_chave" => "ALIMENTOS, LABORATÓRIO, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA20_ID1721_06052017233913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIANE CARMÉLIA MONTEIRO VIANA" "autor_nome_curto" => "JAIANE MONTEIRO" "autor_email" => "jaiane103@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28075 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 730 "inscrito_id" => 1721 "titulo" => "A PRÁTICA EM MICROBIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A relevância do recurso experimental, como alternativa do ensino-aprendizagem aplicada à área das ciências é praticamente inquestionável. Nessa perspectiva, o presente estudo orientou-se em realizar um levantamento qualitativo referente às aulas práticas ministradas à disciplina de Microbiologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Currais Novos. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários aos alunos e ex-alunos da instituição, mais precisamente, àqueles pertencentes ao curso de Tecnologia em Alimentos sejam nos níveis técnico ou superior, com a finalidade de aferir os benefícios e as consequências adjacentes ao uso de tal método pedagógico. A análise dos questionários indicou que os entrevistados consideram a técnica experimental, como de suma importância para o aprendizado da Microbiologia de Alimentos, uma vez que em âmbito laboratorial a correlação entre a teoria e o cotidiano é evidenciada com mais competência. Este trabalho ratificou as consequências positivas originárias da aplicação de aulas práticas, independente do nível de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciência e Tecnologia de Alimentos" "palavra_chave" => "ALIMENTOS, LABORATÓRIO, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA20_ID1721_06052017233913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIANE CARMÉLIA MONTEIRO VIANA" "autor_nome_curto" => "JAIANE MONTEIRO" "autor_email" => "jaiane103@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }