CONTRIBUIÇÕES DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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É destacado na pesquisa a importância de os professores dos anos iniciais conhecerem e compreenderem as orientações curriculares, tendo em vista sua relevância no âmbito da Educação Matemática, uma vez que tais orientações direcionam diversas pesquisas, assim como práticas pedagógicas e planos curriculares. Consideramos que as orientações apresentadas nos documentos oficiais não apresentam orientações mais específicas e detalhadas que possam auxiliar os professores que não possuem muitos conhecimentos específicos sobre o trabalho com combinatória. Acreditamos que aqueles que se norteiam basicamente somente nos apontamentos destes documentos, para desenvolver trabalho pedagógico em sala de aula, possam desenvolver o ensino da combinatória de forma superficial. Diante o exposto da pesquisa, consideramos que este trabalho possa servir de um aporte para os professores dos anos iniciais do Ensino fundamental, para o desenvolvimento de um ensino da combinatória de forma mais efetiva e significativa aos seus alunos. Almejamos que as considerações apresentadas nessa pesquisa não tenham apenas uma dimensão teórica, mas seja acessível aos docentes da Educação Básica, e que de alguma forma possa influenciar em sua prática docente." 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