Nossa proposta visa problematizar as rela??es de poder que permeiam a Ci?ncia e um de seus pilares de sustenta??o, a Universidade. Para tanto partiremos da id?ia foucaultiana de Tecnologias de Poder, aplicando tal ferramenta aos objetos Ci?ncia/Universidade, que ser?o assim observados. Nessa perspectiva nos aproximaremos, ao mesmo tempo, das reflex?es da Profa. Dra. Teresa De Lauretis, naquilo que diz respeito ao conceito de Tecnologias do G?nero, bem como de outras autoras tribut?rias das Teorias Feministas, tal como Donna Haraway. As feministas t?m se preocupado com um novo projeto de Ci?ncia, que busque oferecer explica??es mais eficazes, mais ricas e mais justas do mundo e de suas in?meras contradi??es. Sendo assim, observaremos a universidade do presente como resultado, na longa dura??o hist?rica, do desenvolvimento das rela??es de poder entre os sexos, que engendraram tecnologias de poder, genderificadas, ou Tecnologias do G?nero.