Apresentamos como tem?tica central da proposta dial?gica a diversidade de g?nero no espa?o educativo. O objetivo ? fazer uma discuss?o em rela??o ?s identidades de g?nero, com especial ?nfase na teoria freiriana. Enquanto metodologia buscou-se descrever conceitos e relaciona-los ao pensamento de Paulo Freire. Deste modo, os resultados apresentam-se - sob espec?fica aten??o - o que se diz em respeito aos direitos e valoriza??o do ser enquanto integrante social. Esse, enquanto sujeito de direto e pertencimento aos diferentes ambientes sociais. Conclui-se que o espa?o educativo, enquanto institui??o de raz?es e capacidade, s?o os direitos b?sicos de todos os seres humanos. S?o direitos civis e pol?ticos, direitos ? vida, ? propriedade privada, liberdade de pensamento, de express?o, de cren?a, igualdade formal, direitos ? nacionalidade, ou seja, permitir ao homem superar os seus anseios e medos, satisfazendo suas necessidades e aspira??es.