O presente estudo objetivou analisar as concep??es da Equipe Diretiva de uma escola localizada na regi?o com maior ?ndice de viol?ncia contra a mulher no munic?pio de Novo Hamburgo sobre esta viol?ncia e sobre as rela??es de g?nero, cujos atravessamentos refletem diretamente na desconstru??o ou no refor?o de normas que permitem que a viol?ncia contra a mulher aconte?a. Para tanto, produziu-se um mapa de calor da viol?ncia no munic?pio, e a partir deste identificou-se a escola mais pr?xima da regi?o com maior ?ndice deste tipo de viol?ncia, na qual os dados foram coletados atrav?s de entrevista semiestruturada. Percebeu-se na an?lise de dados, entre outras quest?es, um poss?vel desconhecimento das docentes sobre essas quest?es, o que se mostra problem?tico uma vez que a escola possui um papel importante na constru??o dos modos de ser e se portar dos sujeitos, e consequentemente na produ??o e reprodu??o das desigualdades.