A POESIA ENTRA EM CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45264 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "A POESIA ENTRA EM CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Desde tempos remotos que se é discutido a importância do poema em sala de aula e suas contribuições não só no que diz respeito ao seu valor estético, mas também para a formação humana em seu caráter humanizador. Entretanto, a presença desse gênero literário em sala de aula está cada vez mais escassa. Os docentes ainda priorizam outros gêneros, dando ao poema um valor secundário, principalmente nas séries iniciais. Percebe-se que o ensino da literatura em sala de aula a prioridade ainda são os textos em prosa, embora o texto poético tenha igual importância na vida do futuro leitor crítico e autônomo o qual a escola deve formar. Nesse sentido, sendo a poesia um texto o qual nos circunda, sua presença em sala de aula se torna essencial, principalmente por sua carga de dinamismo e simbolismo. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão “Nas asas da Leitura” nas turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, no que se refere ao trabalho com a poesia em sala de aula. Para tanto, nos utilizamos de um estudo de pesquisa-ação que permite a reflexão sobre a pratica docente e a metodologia a qual foi empregada, assim como a recepção dos alunos para com o gênero. Para fundamentar nosso trabalho nos embasamos nas considerações de Pinheiro (2002, 2018 ), no que diz respeito ao trabalho com a poesia em sala de aula; e em questões metodológicas, nos apoiamos em Cosson ( 2014) e em Maria (2002)" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID485_23072018210510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAIZA DOS SANTOS SILVA " "autor_nome_curto" => "OTAIZA" "autor_email" => "otaizasilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45264 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "A POESIA ENTRA EM CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Desde tempos remotos que se é discutido a importância do poema em sala de aula e suas contribuições não só no que diz respeito ao seu valor estético, mas também para a formação humana em seu caráter humanizador. Entretanto, a presença desse gênero literário em sala de aula está cada vez mais escassa. Os docentes ainda priorizam outros gêneros, dando ao poema um valor secundário, principalmente nas séries iniciais. Percebe-se que o ensino da literatura em sala de aula a prioridade ainda são os textos em prosa, embora o texto poético tenha igual importância na vida do futuro leitor crítico e autônomo o qual a escola deve formar. Nesse sentido, sendo a poesia um texto o qual nos circunda, sua presença em sala de aula se torna essencial, principalmente por sua carga de dinamismo e simbolismo. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão “Nas asas da Leitura” nas turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, no que se refere ao trabalho com a poesia em sala de aula. Para tanto, nos utilizamos de um estudo de pesquisa-ação que permite a reflexão sobre a pratica docente e a metodologia a qual foi empregada, assim como a recepção dos alunos para com o gênero. Para fundamentar nosso trabalho nos embasamos nas considerações de Pinheiro (2002, 2018 ), no que diz respeito ao trabalho com a poesia em sala de aula; e em questões metodológicas, nos apoiamos em Cosson ( 2014) e em Maria (2002)" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID485_23072018210510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAIZA DOS SANTOS SILVA " "autor_nome_curto" => "OTAIZA" "autor_email" => "otaizasilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }