ENTRE A LEITURA E A NAVEGAÇÃO:
O LIVRO ILUSTRADO INFANTO-JUVENIL NA ERA DIGITAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45340 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 112 "titulo" => """ ENTRE A LEITURA E A NAVEGAÇÃO: \r\n O LIVRO ILUSTRADO INFANTO-JUVENIL NA ERA DIGITAL """ "resumo" => "Durante um longo período da história, as manifestações literárias infantis eram impulsionadas por uma intenção unicamente didática, moralizante ou educadora, a partir da visão dos mais velhos sobre a criança, que ainda era vista como um adulto em miniatura. As ilustrações presentes nesse tipo de obra apenas reforçavam o que o texto verbal informava aos pequenos leitores. A partir do século XX, contudo, uma nova abordagem da literatura infantil permitiu que a mesma representasse o universo infantil, ilustrando seu imaginário através de textos visuais compostos por imagens que adquirem sentido apenas com a sua relação com o texto escrito. Atualmente, as obras ilustradas infanto-juvenis apresentam relação dinâmica e singular entre texto e imagem, conferindo aspectos diferenciais em sua composição e possibilitando a produção de sentidos e significados à leitura. Na Era Digital, em que a cultura visual encontra-se, mais do que nunca, presente e atuante, os livros ilustrados incorporam interações de ordem tecnológica, reconfigurando sua concepção e produção em um mercado cada vez mais digital. O caráter interativo da leitura contemporânea é seu traço definidor, pois quanto maior é o grau de interatividade mais profunda será a experiência de leitura imersiva para o leitor, conforme Santaella (2004). Lemos (2015), por sua vez, indica essa como sendo uma ‘leitura-navegação’. Abarcando as influências que a tecnologia tem exercido sobre as produções contemporâneas de livros ilustrados infanto-juvenis, o presente artigo propõe-se a investigar e refletir acerca desses fatores em três obras vencedoras do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Infantil Digital, a saber: Kidsbook Itaú Criança, da Agência África, Quanto bumbum!, da Editora Caixote, e Nautilus, da startup Storymax. Através de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando-se da observação-participante com o intuito de fundamentar de forma mais aprofundada as experiências proporcionadas pelas três obras digitais elencadas para análise, este estudo pretende apontar para as influências da Era Digital na produção e concepção de livros ilustrados infanto-juvenis, sugerindo perfis de leitores imersivos para a leitura no século XXI. Para tanto, buscamos suporte teórico através de autores como Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Lalojo e Zilberman (2017), Pinto, Zagalo e Coquet (2013), dentre outros estudiosos da cibercultura e da literatura eletrônica, como Lemos (2015), Hayles (2009), Rajewsky (2012), Santaella (2010) e Primo (2011). Através de resultados e discussões de análises das obras elencadas, percebe-se que as diversas linguagens da atualidade nesta Era Digital refletem o cenário multifacetado e interativo, permeado de possibilidades, ao qual crianças e jovens do século XXI são expostos diariamente. Torna-se necessário, portanto, que educadores, pais e responsáveis acompanhem e estimulem o primeiro contato leitor das crianças, apresentando-lhes também as possibilidades literárias do digital, de forma supervisionada e construtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins" "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, ERA DIGITAL, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID112_17072018122408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS" "autor_email" => "carolmdcaldas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45340 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 112 "titulo" => """ ENTRE A LEITURA E A NAVEGAÇÃO: \r\n O LIVRO ILUSTRADO INFANTO-JUVENIL NA ERA DIGITAL """ "resumo" => "Durante um longo período da história, as manifestações literárias infantis eram impulsionadas por uma intenção unicamente didática, moralizante ou educadora, a partir da visão dos mais velhos sobre a criança, que ainda era vista como um adulto em miniatura. As ilustrações presentes nesse tipo de obra apenas reforçavam o que o texto verbal informava aos pequenos leitores. A partir do século XX, contudo, uma nova abordagem da literatura infantil permitiu que a mesma representasse o universo infantil, ilustrando seu imaginário através de textos visuais compostos por imagens que adquirem sentido apenas com a sua relação com o texto escrito. Atualmente, as obras ilustradas infanto-juvenis apresentam relação dinâmica e singular entre texto e imagem, conferindo aspectos diferenciais em sua composição e possibilitando a produção de sentidos e significados à leitura. Na Era Digital, em que a cultura visual encontra-se, mais do que nunca, presente e atuante, os livros ilustrados incorporam interações de ordem tecnológica, reconfigurando sua concepção e produção em um mercado cada vez mais digital. O caráter interativo da leitura contemporânea é seu traço definidor, pois quanto maior é o grau de interatividade mais profunda será a experiência de leitura imersiva para o leitor, conforme Santaella (2004). Lemos (2015), por sua vez, indica essa como sendo uma ‘leitura-navegação’. Abarcando as influências que a tecnologia tem exercido sobre as produções contemporâneas de livros ilustrados infanto-juvenis, o presente artigo propõe-se a investigar e refletir acerca desses fatores em três obras vencedoras do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Infantil Digital, a saber: Kidsbook Itaú Criança, da Agência África, Quanto bumbum!, da Editora Caixote, e Nautilus, da startup Storymax. Através de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando-se da observação-participante com o intuito de fundamentar de forma mais aprofundada as experiências proporcionadas pelas três obras digitais elencadas para análise, este estudo pretende apontar para as influências da Era Digital na produção e concepção de livros ilustrados infanto-juvenis, sugerindo perfis de leitores imersivos para a leitura no século XXI. Para tanto, buscamos suporte teórico através de autores como Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Lalojo e Zilberman (2017), Pinto, Zagalo e Coquet (2013), dentre outros estudiosos da cibercultura e da literatura eletrônica, como Lemos (2015), Hayles (2009), Rajewsky (2012), Santaella (2010) e Primo (2011). Através de resultados e discussões de análises das obras elencadas, percebe-se que as diversas linguagens da atualidade nesta Era Digital refletem o cenário multifacetado e interativo, permeado de possibilidades, ao qual crianças e jovens do século XXI são expostos diariamente. Torna-se necessário, portanto, que educadores, pais e responsáveis acompanhem e estimulem o primeiro contato leitor das crianças, apresentando-lhes também as possibilidades literárias do digital, de forma supervisionada e construtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins" "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, ERA DIGITAL, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID112_17072018122408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS" "autor_email" => "carolmdcaldas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }