VIVÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45470 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 583 "titulo" => "VIVÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho foi organizado com base na vivência desenvolvida na UAEI – Unidade Acadêmica de Educação Infantil, em uma turma de cinco anos de idade como proposta do Curso de Extensão – “LEITURA LITERÁRIA INFANTIL FORMAR O GOSTO PARA QUEM FORMA LEITORES”. É um relato de experiência vivenciado a partir da leitura do livro Só um minutinho. Um conto de esperteza num livro de contar da autora e ilustradora Yuyi Morales e tradução de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta foi observar a recepção da história pelas crianças durante a leitura em relação aos vazios nela existentes e as expectativas. O marco teórico teve como base os estudos realizados durante o curso de extensão e está pautado nos autores que discutem sobre a Estética da Recepção, principalmente, Jans Robert Jauss. Por meio da literatura infantil as crianças, desde a mais tenra idade, têm acesso ao letramento literário e podem descobrir em contato com o material simbólico quem são, o que querem e o que podem ser. O texto literário oferece múltiplas alternativas de interpretação, uma vez que o seu significado e o potencial para provocar emoções nunca se esgotam, principalmente se o leitor tiver um papel ativo. As atividades foram realizadas em dois momentos, sendo, o primeiro, a leitura da história com uso de recursos visuais e o segundo vivências que surgiram da interação das crianças durante a leitura da história, em que foram priorizadas o brincar. Percebemos que as crianças acolheram a história, interagiram em diferentes momentos, a partir do conhecimento prévio de que possuem e das suas experiências anteriores. As ações das crianças nos permitem afirmar que elas encontraram na história um universo de referência permitindo a ampliação de conceitos já existentes, além da ampliação do vocabulário e do resgate de brincadeiras do universo popular infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA3_ID583_13082018132007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA LUCIA DE ARAUJO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "tania.queiroz2010@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45470 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 583 "titulo" => "VIVÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho foi organizado com base na vivência desenvolvida na UAEI – Unidade Acadêmica de Educação Infantil, em uma turma de cinco anos de idade como proposta do Curso de Extensão – “LEITURA LITERÁRIA INFANTIL FORMAR O GOSTO PARA QUEM FORMA LEITORES”. É um relato de experiência vivenciado a partir da leitura do livro Só um minutinho. Um conto de esperteza num livro de contar da autora e ilustradora Yuyi Morales e tradução de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta foi observar a recepção da história pelas crianças durante a leitura em relação aos vazios nela existentes e as expectativas. O marco teórico teve como base os estudos realizados durante o curso de extensão e está pautado nos autores que discutem sobre a Estética da Recepção, principalmente, Jans Robert Jauss. Por meio da literatura infantil as crianças, desde a mais tenra idade, têm acesso ao letramento literário e podem descobrir em contato com o material simbólico quem são, o que querem e o que podem ser. O texto literário oferece múltiplas alternativas de interpretação, uma vez que o seu significado e o potencial para provocar emoções nunca se esgotam, principalmente se o leitor tiver um papel ativo. As atividades foram realizadas em dois momentos, sendo, o primeiro, a leitura da história com uso de recursos visuais e o segundo vivências que surgiram da interação das crianças durante a leitura da história, em que foram priorizadas o brincar. Percebemos que as crianças acolheram a história, interagiram em diferentes momentos, a partir do conhecimento prévio de que possuem e das suas experiências anteriores. As ações das crianças nos permitem afirmar que elas encontraram na história um universo de referência permitindo a ampliação de conceitos já existentes, além da ampliação do vocabulário e do resgate de brincadeiras do universo popular infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA3_ID583_13082018132007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA LUCIA DE ARAUJO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "tania.queiroz2010@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }