“COMO EU QUERIA VOLTAR AO TEMPO PRA A AULA COMEÇAR DE NOVO”: O CORDEL A CIGARRA E A FORMIGA NA SALA DE AULA.
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45472 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 621 "titulo" => "“COMO EU QUERIA VOLTAR AO TEMPO PRA A AULA COMEÇAR DE NOVO”: O CORDEL A CIGARRA E A FORMIGA NA SALA DE AULA." "resumo" => "RESUMO: Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar algumas considerações teóricas sobre a literatura de cordel, modalidade literária portadora de uma linguagem aparentemente simples, lúdica e ritmada, que poderá se constituir numa prática das mais significativas, haja vista que pode influenciar no encantamento inicial das crianças pela leitura literária, além de contribuir com o processo de formação de leitores. Logo, poderia ocupar um lugar privilegiado nas salas de aula do Ensino Fundamental 1 e ser abordada como literatura e não como mero pretexto para alfabetização, para obter informações ou qualquer outro ensinamento moral ou didático. Além disso, apresentamos um recorte da vivência de leitura do cordel A cigarra e a formiga, de autoria do poeta Manoel Monteiro, tendo como sujeitos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Tertuliano de Brito, do município de São João do Cariri - PB, realizada durante nossa pesquisa no Mestrado em Linguagem e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande – PB. Quanto às reflexões acerca da literatura de cordel nordestina, recorremos as considerações teóricas de Abreu (2004), Ayala (1997), Wanderley (2017) e Ribeiro (1987) e de Marinho e Pinheiro (2012) na discussão sobre o cordel e sua utilização no cotidiano escolar. Percebemos que as estratégias adotadas, por serem sistematizadas, planejadas, lúdicas, pautadas no diálogo e na leitura compartilhada, favoreceram o papel do leitor como receptor, bem como sua interação com o texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO FUNDAMENTAL 1, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA8_ID621_06082018181550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA DE QUEIROZ RANGEL" "autor_nome_curto" => "SANDRA RANGEL" "autor_email" => "sandra.rangel23@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45472 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 621 "titulo" => "“COMO EU QUERIA VOLTAR AO TEMPO PRA A AULA COMEÇAR DE NOVO”: O CORDEL A CIGARRA E A FORMIGA NA SALA DE AULA." "resumo" => "RESUMO: Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar algumas considerações teóricas sobre a literatura de cordel, modalidade literária portadora de uma linguagem aparentemente simples, lúdica e ritmada, que poderá se constituir numa prática das mais significativas, haja vista que pode influenciar no encantamento inicial das crianças pela leitura literária, além de contribuir com o processo de formação de leitores. Logo, poderia ocupar um lugar privilegiado nas salas de aula do Ensino Fundamental 1 e ser abordada como literatura e não como mero pretexto para alfabetização, para obter informações ou qualquer outro ensinamento moral ou didático. Além disso, apresentamos um recorte da vivência de leitura do cordel A cigarra e a formiga, de autoria do poeta Manoel Monteiro, tendo como sujeitos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Tertuliano de Brito, do município de São João do Cariri - PB, realizada durante nossa pesquisa no Mestrado em Linguagem e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande – PB. Quanto às reflexões acerca da literatura de cordel nordestina, recorremos as considerações teóricas de Abreu (2004), Ayala (1997), Wanderley (2017) e Ribeiro (1987) e de Marinho e Pinheiro (2012) na discussão sobre o cordel e sua utilização no cotidiano escolar. Percebemos que as estratégias adotadas, por serem sistematizadas, planejadas, lúdicas, pautadas no diálogo e na leitura compartilhada, favoreceram o papel do leitor como receptor, bem como sua interação com o texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO FUNDAMENTAL 1, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA8_ID621_06082018181550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA DE QUEIROZ RANGEL" "autor_nome_curto" => "SANDRA RANGEL" "autor_email" => "sandra.rangel23@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }