ANÁLISE SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL EM GEOMETRIA Joyce Bento de Alencar/ joici_2011@hotmail.com/ Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) Francisca Rosangela Praxedes Lima/ rosangelapraxedes01@gmail.com/ Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) Elvis Flamel Alves Santana/ Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ elvisflamel1@gmail.com /PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) Marcos Antonio Alves da Silva/ marcosilva_alves@hotmail.com /Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES RESUMO A importância de ensinar a geometria no ensino fundamental e médio é cada vez significativa para o educando, pois a geometria está em tudo ao nosso redor e se a mesma for ensinada nas séries iniciais o aluno poderá desenvolver os conceitos básicos, pois a Geometria é parte integrante nos currículos escolares e de aplicação prática no nosso dia-a-dia. O domínio desse conteúdo deve ser estimulado através de pesquisas de fatos históricos acerca da Geometria e suas aplicações nas construções, na agricultura, na pecuária e na resolução de problemas, que envolvem cálculos e medidas. A Geometria, inicialmente, é o conhecimento imediato da nossa relação com o espaço e os problemas colocados por este conhecimento é que nos levam à construção gradativa do saber geométrico. Para muitos uma parte das dificuldades dos alunos a propósito de problemas geométricos está no vocabulário: leitura (compreensão dos enunciados) e redação (formulação de argumentos). Dessa forma, aluno pode até raciocinar corretamente e enxergar a solução de um problema de geometria e ter dificuldade em responder com argumentos precisos. Percebe-se que e em muitos alunos a leitura incorreta de definições leva a não compreensão dos objetos matemáticos envolvidos nessa definição. Na verdade, para justificar a necessidade de se ter a Geometria na escola, bastaria o argumento de que sem estudar Geometria as pessoas não desenvolvem ou pensa geométricos os raciocínios visuais e, sem essa habilidade, elas dificilmente conseguirão resolver as situações de vida que forem geometrizadas; também não poderão se utilizar da Geometria como fator altamente facilitador para a compreensão e resolução de questões de outras áreas de conhecimento humano. Sem conhecer Geometria, a leitura interpretativa do mundo tornas incompleta, a comunicação das ideias fica reduzida e a visão da Matemática torna-se distorcida. No processo de ensino-aprendizagem tem-se constatado dificuldades de aprendizado em conteúdos onde não é possível presenciar o processo da forma que o mesmo acontece. Nesses casos cabe ao professor usar recursos que permitam ao aluno conhecer algo abstrato aperceber sua ligação com o real. Os métodos de ensino tradicionais baseado em quadro negro e aulas dialogadas podem tornar esse processo cansativo e desmotivar os alunos causando falhas no processo de ensino-aprendizagem. A fim de que esta prática pedagógica possa realmente ocorrer, torna-se necessário um ensino de geometria (assim como de toda a Matemática) que permitas alunos liberdade dê expressão, descoberta, iniciativa, originalidade e crítica, onde a criatividade não seja sufocada, ignorada. E o principal construtor desse ambiente, em sala de aula, é sem dúvida, o professor, que não poderá esquecer-se de que cada criança é um indivíduo com qualidades únicas, com ideias e valores próprios. As dificuldades para trabalhar com a geometria atualmente ainda são muitas. Para que ouso da tecnologia seja uma forma de estimular a atividade e a profundidade do trabalho na sala de aula, esta deverá estar envolvida na resolução de problemas, análise crítica de resultados discussão dos mesmos. Não se pode dinamizar a atividade na sala de aula quem não tem experiência. Não poderá tirar partido da geometria quem não tiver trabalhado exemplos significativos onde à geometria representa uma dimensão nova. Em particular é necessário diálogo entre os utilizadores da geometria nos diversos contextos em que ela pode ser utilizada, dentro dos diversos tipos de atividades matemáticas. Portanto, cogitamos a idéia de aplicar um questionário nas turmas do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Edino Jales, e o 9° ano da Escola Estadual João Godeiro, onde os Pibidianos acompanham diariamente com aulas de reforços e perceberam essa dificuldade e insegurança entre os alunos das referidas escolas citadas. Temos como objetivos, estabelecer uma análise em forma de questionário com problemas contextualizados para que assim possamos testar o conhecimento de cada um deles. Levando em conta a nossa proposta, ansiamos receber resultados positivos, com uma melhora no aprendizado dos alunos e que eles possam ter uma visão melhor sobre este conteúdo que se torna cada vez mais importante no nosso cotidiano. Palavras-chave: Geometria, Análise, Dificuldade, Soluções. Referências VANDIRA LOIOLA NOGUEIRA, Uso da Geometria no Cotidiano, Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1850-8.pdf EDUARDO PEREIRA DE SANTANA, A dificuldade de ensinar Geometria, Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-dificuldade-de-ensinar-geometria/55118/