Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA RC/UFG

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Problematizamos as inquietações e dificuldades dos professores em formação que, na tentativa de abordar o tema nas aulas de Educação Física encontram resistência e dificuldades pedagógicas. Buscando entender melhor as nuances que permeiam tais inquietações recorremos a Marc Bloch que nos convida a direcionarmos nosso olhar para o passado buscando resoluções para explicar inquietações do presente (BLOCH,2001). Visualizamos um percurso histórico da Educação Física, em especial no século XIX, no qual a mesma foi fortemente utilizada por instituições militares e médicas com o objetivo de disciplinar o corpo, visando uma compreensão voltada para saúde revestida de adestramento/mecanização do corpo historicamente (SALES; ALMEIDA, 2015). Apresentamos a sistematização inicial de uma pesquisa a ser feita sobre a dinâmica curricular do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (RC-UFG), no âmbito de Disciplinas, Projetos de extensão e pesquisa, Movimento Estudantil/Centro Acadêmico do curso de Educação Física (CAEF), buscando reconhecer seus sentidos e significados na formação de professores referente à apreensão dos conhecimentos da história e cultura afro-brasileira e indígena frente as demandas da lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que vem alterar a Lei nº 9.394 estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". No processo de investigação nos debruçaremos sobre fontes documentais, como: o PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do Curso de Educação Física RC/UFG bem como sobre fontes de dados construídas no trabalho de campo, por meio de entrevistas semi estruturadas, com os docentes e discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da RC/UFG. Para delinear experimentos pedagógicos que evidenciam nuances do processo de formação nas licenciaturas no âmbito do trato com conteúdo relativos à "História e cultura afro brasileira e indígena", expõe se a narrativa de experiências pedagógicas ocorridas no PIBID no ano de 2016 com o Maculelê, que demonstram formas de se trabalhar essa temática na interface com a cultura corporal de movimento dentro das aulas de Educação Física nas escolas públicas de Catalão-GO. Partindo desses pressupostos, pensar e refletir acerca da formação de professores é um dos passos fundamentais para legitimar o espaço das aulas de Educação Física como um ambiente de fortalecimento da valorização étnico-racial na escola visando uma sociedade mais igualitária e justa. Palavras-chave: Formação, Educação Física, étnico-racial, PIBID. Referências BLOCH, M. L. B. Apologia da história ou O ofício de historiador. Prefácio de Jacques Le Goff. Apresentação à edição brasileira de Lilia Moritz Schwarcz. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. FERREIRA, A. C. P. Docência, Formação e Experiências Curriculares, Pedagógicas e Metodológicas do PIBID pertinentes à Educação Física Escolar Contemporânea. Subprojeto de Licenciatura em Educação Física. EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG. Formulário de Detalhamento do Subprojeto por Área de Conhecimento. PROGRAD/UFG, 2013. ______. O projeto curricular da Faculdade de Educação Física da UFG e suas perspectivas emancipatórias: uma crítica imanente. Piracicaba/SP. UNIMEP. Tese de Doutorado, 2007. FONSECA, M. V ; SILVA, C. M. N ; FERNANDES A. B.( Orgs.)Aprender, ensinar e relações étnico-raciais.Belo Horizonte: Mazza edições, 2011. 215 p. GIL, A. C. Delineamento da pesquisa. In_______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Acessado em 11/02/2015 e disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27905/29677 ___________. Educação, relações étnico-racial e a Lei 10.639/03. Acessado em 20 jul.2013. Disponível em http://www.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011 ___________. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA RC/UFG Paulo Maciel Cordeiro Martins[1] / paulo.maciel.martins@gmail.com/ Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão. Luiz Carlos do Carmo[2] / Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão. Eixo Temático: 8- Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas.. Agência Financiadora: FAPEG- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás Resumo Torna se cada vez mais premente a realização de estudos e práticas pedagógicas que abordem a questão do trato dos conhecimentos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e indígena nas disciplinas do currículo escolar. A Educação Física enquanto componente curricular se coloca no campo dessa demanda metodológica. Problematizamos as inquietações e dificuldades dos professores em formação que, na tentativa de abordar o tema nas aulas de Educação Física encontram resistência e dificuldades pedagógicas. Buscando entender melhor as nuances que permeiam tais inquietações recorremos a Marc Bloch que nos convida a direcionarmos nosso olhar para o passado buscando resoluções para explicar inquietações do presente (BLOCH,2001). Visualizamos um percurso histórico da Educação Física, em especial no século XIX, no qual a mesma foi fortemente utilizada por instituições militares e médicas com o objetivo de disciplinar o corpo, visando uma compreensão voltada para saúde revestida de adestramento/mecanização do corpo historicamente (SALES; ALMEIDA, 2015). 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