O LÚDICO COMO ATIVIDADE EDUCATIVA DESTINADA À PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Maria Vitória Oliveira Brasil [1]vbrasil2404@gmail.com/UNILAB Tacila Araújo dos Santos [2]tacilasantos97@gmail.com/ UNILAB Márcia Barbosa de Sousa [3]marcia_bsousa@unilab.edu.br/UNILAB Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: UNILAB Resumo No Brasil, assim como em outros países, o sobrepeso e a obesidade vêm crescendo aceleradamente (BRASIL, 2003). Diante disso, os países economicamente desenvolvidos e os países em desenvolvimento, estão atualmente definindo estratégias para o controle de doenças crônicas não transmissíveis, sendo uma destas a obesidade (VINHOLES; ASSUNÇÃO; NEUTZLING, 2009). Para isso, o novo foco intervenções nutricionais deve abranger o conhecimento nutricional e o comportamento alimentar do indivíduo e de seu grupo social e a construção coletiva das estratégias de boas práticas alimentares (TORAL, CONTI; SLATER; 2009; GONÇALVES et al., 2015). Uma forma de se trabalhar essa temática no meio escolar é através da ludicidade. O propósito de incentivar a atividade lúdica no âmbito escolar está no desenvolvimento do aprender brincando, em que a educação realizada por meios lúdicos pode ser compreendida como um instrumento no processo de ensino (CASTRO; TREDEZINI, 2014). A ludicidade é essencial ao ser humano e ao seu desenvolvimento, visto que é um modo de expressar-se, podendo fazer um paralelo entre os jogos e as brincadeiras com as situações do cotidiano do indivíduo ou do coletivo (PESSOA; 2012). Diante desse panorama, este trabalho teve como objetivo aplicar recursos lúdicos como estratégias de intervenção nutricional no campo da educação em saúde e contribuir conscientização alimentar do indivíduo e de seu grupo social (BRASIL,2006). Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo exploratório (pesquisa-ação) com aplicação de um questionário semiestruturado sobre práticas e hábitos alimentares de alunos de uma turma de 6°B de uma escola de ensino fundamental de Barreira da região Maciço de Baturité. A partir da análise da pesquisa, elaborou-se palestras explicativas sobre temas relacionados às práticas alimentares saudáveis e identificou-se os conceitos de alimentação saudável apropriados pela turma e as barreiras encontradas para que adotassem uma alimentação saudável diária. Com isso, foi possível elaborar materiais lúdicos-educativos (folders, jogos e material de E.V.A) destinados à promoção de práticas alimentares adequadas e estimular o interesse professor (SOUZA et. al.2012) e da turma de ciências pela temática do projeto. O folder educativo e as atividades lúdicas motivaram o interesse e a participação da turma. Após as atividades coletamos relatos de aprendizagem dos alunos, que em forma de frases, desenhos e textos percebeu-se, que o desenvolvimento das atividades proporcionou uma maior sensibilização e conhecimento sobre práticas alimentares saudáveis e manipulação adequada dos alimentos e, principalmente a certeza de que eles conseguiram aprender e que passaram a ter outro olhar sobre o assunto de acordo com nossas abordagens. Palavras-Chaves: alimentação saudável, lúdico, atividades coletivas, educação em saúde. Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de alimentação e nutrição. 2ª ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2003. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria interministerial MS/MEC nº 1010, de 8 de maio de 2006. Instituídas diretrizes para promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Diário Oficial da União. 2006; Seção 1:70. BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância epidemiológica das doenças transmitidas por alimentos no Brasil 2007. BRASIL. Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis. Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos. 2013. CASTRO, D. F.; TREDEZINI, A. L. de. A importância do jogo/lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Centro Universitário de Patos de Minas. Revista Perquirere 166-181, jul. 2014. PESSOA, M. de A. O lúdico enquanto ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar do Instituto de Educação Física e Esportes) - Universidade Federal do Ceará - UFC. Fortaleza 2012. SOUSA, A. F. M; NOGUEIRA, J. A. D.; REZENDE, A. L. G. Estratégias de capacitação de professores do ensino fundamental em atividade física e alimentação saudável. Motriz, Rio Claro, v.18, n.3, p.581-589, jul./set. 2012. SOUZA, S. S. Alimentos seguros: orientações técnicas. São Paulo: Secretaria Municipal de Saúde, 2004. 40 p. TORAL, N; CONTI, M. A.; SLATER, B. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos, Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.25, n.11, p. 2386-2394, nov, 2009. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Universidade de Murdoch. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. VINHOLES, D. B; ASSUNÇÃO, M. C. F; NEUTZLING, M. B. Freqüência de hábitos saudáveis de alimentação medidos a partir dos 10 Passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.25, n.4, p.791-799, abr, 2009. No Brasil, assim como em outros países, o sobrepeso e a obesidade vêm crescendo aceleradamente (BRASIL, 2003). Diante disso, os países economicamente desenvolvidos e os países em desenvolvimento, estão atualmente definindo estratégias para o controle de doenças crônicas não transmissíveis, sendo uma destas a obesidade (VINHOLES; ASSUNÇÃO; NEUTZLING, 2009). Para isso, o novo foco intervenções nutricionais deve abranger o conhecimento nutricional e o comportamento alimentar do indivíduo e de seu grupo social e a construção coletiva das estratégias de boas práticas alimentares (TORAL, CONTI; SLATER; 2009; GONÇALVES et al., 2015). Uma forma de se trabalhar essa temática no meio escolar é através da ludicidade. O propósito de incentivar a atividade lúdica no âmbito escolar está no desenvolvimento do aprender brincando, em que a educação realizada por meios lúdicos pode ser compreendida como um instrumento no processo de ensino (CASTRO; TREDEZINI, 2014). A ludicidade é essencial ao ser humano e ao seu desenvolvimento, visto que é um modo de expressar-se, podendo fazer um paralelo entre os jogos e as brincadeiras com as situações do cotidiano do indivíduo ou do coletivo (PESSOA; 2012). Diante desse panorama, este trabalho teve como objetivo aplicar recursos lúdicos como estratégias de intervenção nutricional no campo da educação em saúde e contribuir conscientização alimentar do indivíduo e de seu grupo social (BRASIL,2006). Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo exploratório (pesquisa-ação) com