Nos dias atuais, há uma variedade de possibilidades de usos para a tecnologia dentro da educação. Nesse sentido, vários estudos têm sido realizados relatando os benefícios e as dificuldades do emprego de tais recursos (RODEN, 2011). Para Roden (2011), as pesquisas têm indicado que as atitudes dos professores têm papel importante na utilização eficaz da tecnologia nas escolas, em que esses recursos podem influenciar positivamente os ambientes escolares e comunitários. Os alunos tendem a ficar mais engajados e se sentirem realizados à medida que a tecnologia é usada de forma adequada. E segundo Roden (2011), para ser bem-sucedido, na sociedade de hoje, os alunos precisam de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos e exposição a esses recursos educacionais. Vale refletir que, em pesquisa realizada por Santos (2007), argumenta-se que o conhecimento científico ensinado nas escolas muitas vezes não aborda os problemas vivenciados pelos alunos. E mesmo após implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no ano 2000, e desenvolvimento de subáreas do ensino de ciências, como o da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a autora Halmenschlager (2011) aponta que os currículos sinalizam contradições referentes à ciência e à tecnologia e suas influências na vida dos cidadãos. Nesse contexto, vale refletir o papel das novas tecnologias e sua inserção nos cursos de formação de professores de ciências. Essa preocupação pode ser considerada importante ao pensar que se tratam, em geral, de alunos nativos digitais e que muitos professores ainda não foram preparados para trabalhar com essas tecnologias. Além disso, entende-se a necessidade de se pensar na formação destes professores, que deverão dominar a educação científica e metodologias que permitam a utilização das denominadas Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em suas aulas de ciências e Biologia, pois estas podem, inclusive, servir de maneira inclusiva para alunos com necessidades especiais (MAINART; SANTOS, 2010). Como maneira de verificar a inserção das tecnologias digitais na educação científica de professores em formação, objetivou-se fazer uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos por licenciandos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - BA, relacionando as TIC e o Ensino de Ciências. Com relação aos procedimentos metodológicos, utilizou-se o recurso conhecido como análise documental, aplicados de uma maneira qualitativa, a fim de contribuir para as discussões das pesquisas no âmbito do Ensino de Ciências mediado por tecnologias. A pesquisa documental se caracteriza pela pesquisa "[...] de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa" (GIL, 2008, p. 45). No sentido de alcançar o objetivo proposto neste estudo, realizou-se uma análise dos TCC produzidos por licenciandos em Ciências Biológicas da UESC, em Ilhéus na Bahia, como maneira se evidenciar a quantidade de trabalhos produzidos e, também, qualitativamente, com referência ao tipo de debate travado na esfera do ensino de ciências mediado pelas TIC. Utilizou-se o período a partir de 2011 a 2016, pois somente após 2011 houve regulamentação, em quem foi normatizado e tornado obrigatório a apresentação de uma monografia acerca do Ensino de Ciência e Biologia como maneira de integralização curricular para obter o título de Licenciado em Ciências Biológicas. Para tanto, utilizou-se para a análise e estabelecimento das categorias emergentes da pesquisa, os procedimentos de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) que compreendem as seguintes etapas: a) pré-análise; b) exploração de material; c) tratamento e interpretação dos resultados. Por ser este trabalho, parte de uma pesquisa maior, neste estudo, focou-se apenas na pré-análise, em que se realizou a seleção dos trabalhos a partir da leitura dos títulos e dos resumos, que após a pré-análise, passou pela leitura na íntegra dos trabalhos desenvolvidos de acordo com o foco temático da pesquisa. O que possível verificar na análise dos TCC produzidos por licenciandos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, no que se refere as TIC e o Ensino de Ciências foi um número muito baixo de trabalhos. Sendo encontrado apenas cinco (5) dos 65 TCC produzidos entre os anos de 2011 e 2016. Umas das possíveis causas do baixo número de trabalhos desenvolvidos que pode ser levantada é que no Projeto Curricular do Curso há somente duas (2) disciplinas que se destinam a discutir as tecnologias na educação, sendo estas de caráter opcional (Optativas). Vale mencionar que, por ser uma optativa, a disciplina não é oferecida regularmente, o que pode acarretar distanciamento dos alunos com este tipo de discussão acadêmica. Por fim, considera-se relevante a ampliação da pesquisa que busque enfrentar as causas desta discussão deficiente, no âmbito do ensino de ciências mediado por tecnologia da UESC, pois conforme ressaltado na introdução, hoje temos estudantes nativos digitais e, na sociedade atual, é inegável a influência das tecnologias e da internet para as mais diversas atividades do cotidiano. Deixar a Educação de fora é perder, além das possibilidades permitidas pelas tecnologias, a oportunidade de falar a linguagem que o aluno usa no seu dia-a-dia. Palavras-chave: Análise documental, Tecnologia Educacional, Formação de Professores, Ensino de Ciências Referências BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância. Integração das Tecnologias na Educação. 2. Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância (Seed) - Brasília: 2005. 204 p.; il. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem temática no ensino de ciências: algumas possibilidades. Vivências (Revista Eletrônica de Extensão da URI). Vol.7, N.13: p.1021, 2011. Disponível em: . Acesso em: 23 de julho de 2014. MAINART, D. A.; SANTOS, C. M. A importância da tecnologia no processo ensino/aprendizagem. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO (CONVIBRA), VII, 2010, São Paulo. Anais (online). A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem, São Paulo, COVIBRA-ADMINISTRAÇÃO, 2010. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2015. RODEN, K. Technology in Education. University of West Alabama, 2011. SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n.36, set/dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 abril 2014.