O Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa: Formação Docente no horizonte da inovação pedagógica, constitui-se em documento orientador do trabalho pedagógico e formativo que será realizado no Programa de Residência Pedagógica, tendo por principais eixos estruturantes a formação docente e a inovação pedagógica pautadas no fortalecimento da articulação teoria-prática. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA e algumas das ações formativas realizadas até o momento. O programa apresentado articula as propostas em seis subprojetos: Subprojeto Multidisciplinar Ciências Biologia, Física, Química e Matemática Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química (4 núcleos), Subprojeto Arte (1 núcleo), Subprojeto Língua Espanhola e Língua Inglesa (1 núcleo), Subprojeto Educação Física (1 núcleo), Subprojeto Multidisciplinar Geografia e História (1 núcleo) e Subprojeto Língua Portuguesa (1 núcleo), que serão desenvolvidos em sete municípios do estado do Rio Grande do Sul - Brasil, a saber: Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Borja, Caçapava do Sul e São Gabriel, Candiota e Aceguá. O objetivo do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA é oportunizar aos residentes, preceptores/as, docentes orientadores/as dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e das escolas-campo, bem como aos demais profissionais envolvidos, espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pautado pelo diálogo, reflexão e trabalho colaborativo, promovido por meio de relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva. O Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi construído tendo por referência os itens constantes no Edital CAPES No. 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica e constituiu-se em documento orientador do trabalho pedagógico e formativo, que será realizado no Programa de Residência Pedagógica, tendo por principais eixos estruturantes formação docente, práticas pedagógicas e inovação pedagógica. A construção do presente Projeto Institucional foi realizada adotando-se os princípios do trabalho colaborativo com a constituição de grupo de trabalho formado pelos professores/as do ensino superior que atuarão como docentes orientadores (com e sem bolsa) e pela coordenação institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA, com o intuito de possibilitar a construção de objetivos e propostas comuns para o Programa, a partir da interação dos sujeitos em relações pautadas pela confiança mútua, co-responsabilidade, engajamento ativo, socialização e compartilhamento de experiências com rejeição ao autoritarismo; à hierarquização (TORRES, ALCÂNTARA, IRALA, 2004) e à exclusão. Adotou-se o trabalho colaborativo e, consequentemente, a escrita colaborativa como pressupostos metodológicos para a construção do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA, por entender-se que o trabalho colaborativo e a escrita colaborativa enriquecem a maneira de pensar, agir, resolver problemas, criar alternativas e tomar decisões, criando possibilidades para superação dos desafios enfrentados, especialmente no campo da formação de professores/as. Contudo, destaca-se que, ao valorizar-se e promover-se o trabalho colaborativo, não se está negando a importância da atividade individual de cada professor, ao contrário, defende-se, assim como Fullan e Hargreaves (2000), a reconciliação dos dois tipos de atividades - grupais e individuais - entendendo que elas se complementam e que uma sem a outra, pode limitar o potencial de trabalho docente. Desta forma, a escrita colaborativa foi realizada por meio de trabalho intenso, dedicado, responsável, engajado, dialógico, esperançoso (FREIRE, 1988) e comprometido dos professores/as envolvidos no Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA, possibilitando que os objetivos e propostas apresentadas no Projeto Institucional tenham emergido dos núcleos para os subprojetos e, dos subprojetos para o Projeto Institucional. Portanto, tanto as propostas individuais quanto as coletivas (dos pequenos e do grande grupo formado) foram neste processo valorizadas, respeitadas e consideradas para construção colaborativa do texto apresentado no presente Projeto Institucional. Estima-se, deste modo, que o Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA, desde o princípio e de sua concepção, possibilite a instauração de processos formativos que valorizem e oportunizem o diálogo, o trabalho colaborativo, a formação docente e a inovação pedagógica, nos subprojetos que agregam os nove Núcleos de Residência Pedagógica que serão implementados.