Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES SOB O OLHAR DE MARLI ANDRÉ

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Justifica-se o trabalho por sua relevância acadêmica, visto que contribui para o avanço da produção no campo da formação de professores; relevância social, pois trata de um tema ligado diretamente ao problema da Educação nos dias atuais; relevância profissional, pois se constitui de um estudo que faz parte da construção de uma dissertação de mestrado. No que diz respeito às seções do estudo, partimos em um primeiro momento de uma breve contextualização da Educação e da área da formação nos dias atuais e as relações estabelecidas entre estas e o modo de produção atual, o qual parte de um ideal neoliberalista para construir suas políticas. Em seguida, tratamos um pouco da história da constituição do campo da formação de professores, como aquele que um dia esteve ligado ao campo da didática, mas que conforme foi ganhando espaço e relevo, traçou um caminho de autonomia científica e ganhou importância no campo maior da Educação. Com relação ao debate específico da formação de professores iniciantes, partimos da problematização sobre as condições históricas pelas quais os docentes são submetidos e da necessidade de se produzir políticas que deem condições aquele professor iniciante de se sentir minimamente preparado para os desafios da profissão. Nesse sentido, programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) surgem como importantes instrumentos para aproximar o professor em formação do seu futuro campo de trabalho, pois nele se tem como base o estágio como um modo de fazer a ponte entre a escola da educação básica e as faculdades de educação. Pontuamos também, sob as ideias de Marli André, alguns elementos considerados importantes no desenvolvimento de políticas e programas para novos professores, justificados por uma análise feita sobre as necessidades da escola na contemporaneidade. Tais elementos, em síntese são a definição de ações formativas de longa duração, voltadas aos coletivos escolares, para fortalecer o profissionalismo docente, e centradas nas questões da prática cotidiana; o acompanhamento dos professores após a participação nas ações formativas; a articulação das políticas de formação continuada com outras políticas que envolvem os docentes; e a existência de um sistema de avaliação da formação. À guisa de conclusão, apontamos para a necessidade de consolidação de ações formativas permanentes em todos os níveis da carreira do magistério, em especial na fase estudada no artigo, pois nela há um grande índice de abandono por parte dos docentes. Além disso, percebemos a necessidade do fortalecimento das pesquisas como um instrumento de diagnose da realidade docente e como um meio de propor possíveis soluções para a superação das problemáticas escolares, incluindo aquelas do campo da formação. Palavras-chave: Educação, Docência, PIBID, Formação de professores iniciantes. Referências ANDRÉ, Marli. Entrevista com Marli André. Disponível em: https:. Nova Escola, 2013a. Acessado em: Janeiro de 2018. ___________. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010a. ___________. Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas... Educar em Revista, Editora UFPR. Curitiba, Brasil, n. 50, p. 35-49, out./dez. 2013b. ___________. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação Unisinos 19 (1): 34-44, janeiro/abril 2015. ___________. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa v.42 n.145 p.112-129 jan./abr. 2012. ANDRÉ, Marli et.al. Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 152-159, jan./jul. 2010b. Brasil. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Disponível em: . Ministério da Educação, 2017. Acessado em: Janeiro de 2018. FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: A prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Editora UFPR, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. PERONI, Vera Maria Vidal. A privatização do público: implicações para a democratização da educação In: Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. / Organizadora Vera Maria Vidal Peroni. Brasília: Liber Livro, 2013."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES SOB O OLHAR DE MARLI ANDRÉ Cristian Rafael Silva Souza/cristianrssouza@gmail.com/ Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas Resumo O presente estudo se origina de estudos, pesquisas e discussões ligadas ao campo da formação de professores no Brasil. Tem por objetivo geral discutir a importância da formação de professores iniciantes com base nas produções de artigos da pesquisadora Marli André. Tal pesquisa se deu através de um estudo bibliográfico que considerou os principais trabalhos da referida pesquisadora, sobre a temática escolhida, em forma de artigos encontrados em bases de dados na internet. Justifica-se o trabalho por sua relevância acadêmica, visto que contribui para o avanço da produção no campo da formação de professores; relevância social, pois trata de um tema ligado diretamente ao problema da Educação nos dias atuais; relevância profissional, pois se constitui de um estudo que faz parte da construção de uma dissertação de mestrado. No que diz respeito às seções do estudo, partimos em um primeiro momento de uma breve contextualização da Educação e da área da formação nos dias atuais e as relações estabelecidas entre estas e o modo de produção atual, o qual parte de um ideal neoliberalista para construir suas políticas. Em seguida, tratamos um pouco da história da constituição do campo da formação de professores, como aquele que um dia esteve ligado ao campo da didática, mas que conforme foi ganhando espaço e relevo, traçou um caminho de autonomia científica e ganhou importância no campo maior da Educação. 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Tais elementos, em síntese são a definição de ações formativas de longa duração, voltadas aos coletivos escolares, para fortalecer o profissionalismo docente, e centradas nas questões da prática cotidiana; o acompanhamento dos professores após a participação nas ações formativas; a articulação das políticas de formação continuada com outras políticas que envolvem os docentes; e a existência de um sistema de avaliação da formação. À guisa de conclusão, apontamos para a necessidade de consolidação de ações formativas permanentes em todos os níveis da carreira do magistério, em especial na fase estudada no artigo, pois nela há um grande índice de abandono por parte dos docentes. Além disso, percebemos a necessidade do fortalecimento das pesquisas como um instrumento de diagnose da realidade docente e como um meio de propor possíveis soluções para a superação das problemáticas escolares, incluindo aquelas do campo da formação. Palavras-chave: Educação, Docência, PIBID, Formação de professores iniciantes. Referências ANDRÉ, Marli. Entrevista com Marli André. Disponível em: https:. Nova Escola, 2013a. Acessado em: Janeiro de 2018. ___________. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010a. ___________. Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas... Educar em Revista, Editora UFPR. Curitiba, Brasil, n. 50, p. 35-49, out./dez. 2013b. ___________. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação Unisinos 19 (1): 34-44, janeiro/abril 2015. ___________. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa v.42 n.145 p.112-129 jan./abr. 2012. ANDRÉ, Marli et.al. Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 152-159, jan./jul. 2010b. 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