A formação do pedagogo é um dos pilares mais importantes no processo de ensino-aprendizagem e deve ser entendida como uma capacidade de ensinar desenvolvida de forma contínua. É importante perceber que a prática do pedagogo vai muito além da educação formal e curricular. Ela busca adaptar o ensino, promovendo o desenvolvimento de cada aluno, levando em consideração sua deficiência e/ou limitação, permitindo não apenas a construção de uma aprendizagem curricular, mas também de uma aprendizagem significativa para suas vivências diárias. Dessa maneira, a formação do pedagogo deve ser, necessariamente, um conjunto de saberes interdisciplinares, colocando em evidência, as dimensões éticas e epistemológicas. Se por um lado a formação inicial dá a base necessária para profissionalizar o pedagogo, é na prática e, principalmente na continuação dos estudos, que este vai elaborar, de forma gradual, sua identidade como docente que se (re)constrói durante toda a carreira docente. Portanto, podemos dizer que a teoria tem um papel fundamental para o processo de formação do professor. No entanto, ela, por si só, não é suficiente para atingir um grau de identidade profissional e uma habilidade suficiente para atuar no ensino. Em sua atuação, dentro da sociedade atual, o pedagogo tem um leque enorme de possibilidades e pode exercer sua atividade em espaços escolares e não escolares, como por exemplo, empresas privadas e outras instituições. Dentro das atribuições do pedagogo, está o papel de socializar o ser humano, promovendo o bem-estar e dando suporte psicológico, emocional, social e cognitivo para o sujeito. Por ser um mediador de conflitos sociais e um articulador de informações, o pedagogo direciona o indivíduo para novas possibilidades. Partindo desse pressuposto, a pesquisa tem por objetivo geral discutir sobre a formação inicial do pedagogo e sua atuação profissional na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Limoeiro do Norte-CE, compreendendo a necessidade de se entender a importância e o papel do pedagogo para além da escolarização. A investigação foi efetuada mediante procedimento bibliográfico e documental, por meio da abordagem qualitativa. Integram o referencial teórico, LIBÂNEO, (1998); CERONI (2006); BRITO (2002); ANGOTTI (2012); o Projeto Político Pedagógico da APAE entre outros. A pesquisa foi dividida em dois tópicos: o primeiro, mostrando a formação inicial do pedagogo, destacando o perfil profissional do educador atual e as diretrizes e práticas pedagógicas que dão base para a formação da docência. O segundo, apresentando a atuação do pedagogo no contexto escolar e não escolar, destacando sua importância para a alfabetização do indivíduo, os desafios enfrentados pelos profissionais da área e as perspectivas que envolvem a atividade. A APAE do município supracitado, atualmente, atende 86 alunos nos turnos matutino e vespertino, sendo os atendimentos realizados através dos métodos AEE (Atendimento Educacional Especializado), NEE (Necessidades Educacionais Especiais) e TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação), sempre voltados para atividades que almejam a autonomia e formação cidadã dos educandos. Desta forma, o AEE se desenvolve por meio de atividades complementares às do ensino regular, focando no lúdico, assim como o TEACCH. Quanto ao NEE, os exercícios desenvolvidos são voltados para a independência nas atividades de vidas diárias (AVDs) do educando, compreendendo que a atuação do pedagogo é indispensável para que haja uma relação direta entre sociedade e escola, família e direitos, inclusão e leis. Por fim, a atuação desse profissional em diversos espaços não-escolares é fundamental, pois sua formação o permite compreender as estruturas do sistema educacional contemporâneo, estabelecendo o diálogo entre a educação e as demais áreas do conhecimento, o que amplia sua capacidade de atuar diretamente com o atendimento à demanda social. Por isso, o pedagogo precisa ser criativo, dinâmico e flexivo, pois, atualmente, as competências atribuídas ao profissional docente, parecem se multiplicar numa velocidade nunca vista antes, exigindo uma construção significativa de aprendizagem interligadas à vida cotidiana. Palavras-chave: Pedagogo, Formação, Atuação, APAE. Referências ANGOTTI, Maristela. Paradigmas e Perspectivas para a Formação Docente nas etapas iniciais da Educação Básica: inflexões. In. BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino; CORDEIRO, Ana Paula. Simone. Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas; MILANEZ, Ghedini Costa (Org.). - Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. BRITO, Kelly Brandão de. Formação de pedagogos: desafios e perspectivas no campo de atuação. In. IV FIPEB - Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: REALIZE Editora, 2012. Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/61062562e6b01d7c3aec940143055d83_1004.pdf>. Acesso em 26 de set. 2018. CORDEIRO, Ana Paula; MILANEZ, Simone Ghedini Costa (org.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. CERONI, Mary Rosane. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares. Disponível em: < http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=msc0000000092006000100040&script=sci_arttext>. Acesso em 10 out. 2018. LIBÂNEO, José. Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Projeto político pedagógico da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Limoeiro do Norte-CE, 2017.