O USO DOS APLICATIVOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Sábia Belle Conceição de Oliveira[1]/sabiabelle976@gmail.com/IFTO Vinícius Santos Oliveira [2]/IFTO Alessandro Nascimento Sousa[3]/IFTO Ramasio Ferreira Melo[4]/IFTO Adeilson Marques da Silva Cardoso[5]/IFTO Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: CAPES/Residência Pedagógica Resumo A educação é um dos fenômenos mais importantes da cultura humana, logo proporcionar processos de ensino e aprendizagem que insira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola, é de suma importância para obtenção de uma educação pública de qualidade. A sociedade está aderindo ao uso das TDIC. Neves (2014), ressalta que os dispositivos móveis têm se popularizado no Brasil e no Mundo por oferecer aos indivíduos acesso à informação, a comunicação, pagamento de contas e a compra de produtos. A informática aplicada na educação consiste na inserção do computador no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Valente (1999), afirma que a escola tem como papel assumir a responsabilidade de transmitir metodologias que transforme o processo de ensino e aprendizagem. A informática vem passando por grandes evoluções ao longo do tempo, e a sociedade impõe e necessita de pessoas com habilidades tecnológicas, principalmente na escola. Ainda para Valente (1999), os recursos tecnológicos podem ser utilizados para enriquecer ambientes de aprendizagem e auxiliar o aprendiz no processo de construção do seu conhecimento. Desse modo, torna-se importante realizar uma análise sobre o uso dos dispositivos móveis utilizados pelos alunos no ensino médio, pois assim, será possível definir metodologias de ensino que adote os recursos tecnológicos utilizados por eles. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise dos aplicativos utilizados nos dispositivos móveis por alunos do ensino médio, atentando-se para os tipos de aplicativos e afim de propor aulas diferenciadas utilizando os aplicativos mais atualizados pelos mesmos. Este trabalho classifica-se como uma pesquisa de campo realizada no 3º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio, como assegura Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa de campo caracteriza-se por investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas. A coleta de dados foi realizada através de um questionário quantitativo, aplicado a 19 alunos do 3º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio. Para Gerhardt e Silveira (2009), a abordagem quantitativa se centra na objetividade, pois os dados podem ser quantificados. O questionário aplicado era composto por perguntas de múltipla escolha, com questões acerca do uso dos dispositivos móveis, das quais 4 serão utilizadas nesse artigo. Após a aplicação, realizou-se a classificação dos dados, análise e exposição por meios de gráficos. O tratamento das informações se deram através de análise estatística feita em software proprietário, foram gerados gráficos para representar o percentual de cada questão elaborada. O uso dos dispositivos móveis em sala de aula proporciona atividades diferentes e motivadoras, por unir as tecnologias que os estudantes gostam, com o conteúdo programático da disciplina. Dessa forma, a primeira pergunta indagava quais dispositivos eles utilizavam e de 19 alunos apenas 1 disse não possuir smartphone, 4 disseram ter acesso a computadores, 13 a notebook e 2 a tablet. Deste modo, realizar atividades utilizando os smartphones como uma ferramenta no processo de ensino não será um problema, uma vez que podem ser realizadas em duplas ou em grupos. Marçal et al (2005), aponta que os celulares ajudam no aumento de possibilidades de acesso ao conteúdo abordado, além da expansão e desenvolvimento de métodos inovadores de ensino com a utilização dos novos recursos da informática e de mobilidade desses dispositivos. Assim observa-se que a utilização das tecnologias móveis tem grande importância na educação, pois esses dispositivos oferecem uma enorme possibilidade de acesso às informações. A segunda pergunta era sobre a finalidade da utilização dos dispositivos móveis. Notou-se que 25% dos alunos utilizam para entretenimento, 23% utilizam para estudar, e que 21% desses alunos utilizam para acesso as redes sociais. Portanto, considerando o tempo gasto com entretenimento e acesso as redes sociais, é possível criar um espaço interativo de apoio a aprendizagem utilizando as redes sociais. A terceira pergunta indagava aos alunos sobre as redes sociais mais utilizadas. As redes sociais permitem estabelecer um diálogo mais efetivo e dinâmico com pais e alunos, além de oferecer a possibilidade de transmitir conhecimento por meios multimídias (ClipEscola, 2016). Ao responderem à pergunta, 50% dos alunos disseram ser o WhatsApp. O WhatsApp hoje em dia pode ser visto como um espaço virtual para aprendizagem, além disso, já é utilizado para grupos da turma, o que está faltando é ser utilizado como meio de estudo e não apenas de comunicação. A quarta pergunta buscou averiguar se os alunos utilizavam algum aplicativo pedagógico. O Edmodo, aplicativo que 73% dos alunos disseram utilizar, é um meio educativo tecnológico, o qual gera um melhor e mais eficaz desenvolvimento do ensino-aprendizagem (SANTANA, R. O. 2017). No mais, os professores e os alunos podem utilizá-lo para construir mais espaços alternativos de aprendizagem. O presente artigo mostrou a realidade dos alunos do 3º ano do Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins. O que condiz com grande parte dos jovens do Brasil, os quais tem convívio com os recursos tecnológicos, que se comunicam, estudam, buscam por notícias, através dos dispositivos móveis. Os dispositivos móveis se tornam indispensáveis na vida do aluno e dentro do cotidiano escolar, utilizar aplicativos que facilitem o acesso à educação ou até mesmo, fazer uso das redes sociais que atraem os alunos, torna-se uma metodologia inovadora e motivadora, por proporcionar formas de aprender diferenciadas. Assim, ao propor atividades que insiram os dispositivos moveis em sala de aula trará recursos diferenciados, que atraem à atenção dos alunos, os tornando ativos no processo de aprendizagem. Levando em consideração o resultado da análise estatística dos dados é evidente a necessidade de utilização de metodologias que insiram os dispositivos moveis no ambiente escolar. É importante que os professores utilizem dispositivos moveis como forma de interação e aproximação do conteúdo. Uma vez que a tecnologia traz diversas possibilidades tornandose uma importante aliada da educação afim de gerar grandes resultados para o ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Dispositivos Móveis, Ensino Médio, Tecnologias. Referências GERHARDT, T. E. SILVEIRA, T. Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. ISBN 978-85-386-0071-8. MARÇAL, E.; RIOS, R.; ANDRADE, R. Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, p. 1, 2005. NEVES, B.G.B. UNIVERSO MÓVEL: UM APLICATIVO EDUCACIONAL LIVRE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Texto Livre: Linguagem e tecnologia. 2014. Volume: 7. Disponível em: . Acesso em: 10 jun 2018. GUERRA, F. Redes sociais: como integrá-las à educação?. ClipEscola. 2016. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2018. SANTANA, Ruana de Oliveira. A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA PELO EDMODO COMO APOIO AO ENSINO DE SEGURANÇA DE REDES. In: IV Congresso Internacional da Licenciaturas. 2017. VALENTE, J.A. Formação de Professores: diferentes abordagens pedagógicas. In VALENTE, J.A. (Org). O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicampnied, 1999.