AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CUITÉ-PB
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56559 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CUITÉ-PB" "resumo" => "DIANTE DO DIA A DIA INTENSO DA ESCOLA OS ESTUDANTES ESPERAM SEMPRE QUE OS PROFESSORES TRAGAM ALGO QUE CHAME MAIS ATENÇÃO DO QUE AULA EXPOSITIVA. AS AULAS PRÁTICAS TÊM O OBJETIVO DE MOSTRAR AO ESTUDANTE O QUE ACONTECE DE FATO, SAINDO DA CHAMADA “MONOTONIA” DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS, A CONTRIBUIÇÃO DESSAS AULAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, ASSIM COMO OS CONTEÚDOS QUE ELES SUGEREM PARA ESSE TIPO DE AULA. TAL PESQUISA PARTE DA ANÁLISE E DISCUSSÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS EM DUAS TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO INTEGRAL DE CUITÉ-PB. A PARTIR DESSA ANÁLISE PODEMOS CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DESSE TIPO DE AULAS NO COTIDIANO ESCOLAR E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ONDE TODOS RELATARAM CONSIDERAR AS AULAS IMPORTANTES PARA SUA APRENDIZAGEM. OS ASSUNTOS QUE DESPERTAM O INTERESSE SÃO PRINCIPALMENTE RELACIONADOS À DNA, CÉLULAS E O CORPO HUMANO. OBSERVA-SE AINDA QUE OS ESTUDANTES SENTEM FALTA DESSE TIPO DE AULA NO COTIDIANO ESCOLAR E QUE ACREDITAM QUE AS AULAS PRÁTICAS CONTRIBUEM NA SUA APRENDIZAGEM E QUE A FALTA DELAS PODE PREJUDICAR O SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DO CONTEÚDO. DESSA MANEIRA, ACREDITA-SE QUE HÁ AINDA MUITO A SUPERAR PARA A PLENA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA, MAS QUE INÚMERAS ALTERNATIVAS JÁ SE APRESENTAM PARA POSSIBILITAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE MAIOR QUALIDADE E CONTEXTUALIZADO COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, METODOLOGIAS, AULAS PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID709_28062019122228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELANA SILVA" "autor_email" => "elanasilva2011@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56559 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CUITÉ-PB" "resumo" => "DIANTE DO DIA A DIA INTENSO DA ESCOLA OS ESTUDANTES ESPERAM SEMPRE QUE OS PROFESSORES TRAGAM ALGO QUE CHAME MAIS ATENÇÃO DO QUE AULA EXPOSITIVA. AS AULAS PRÁTICAS TÊM O OBJETIVO DE MOSTRAR AO ESTUDANTE O QUE ACONTECE DE FATO, SAINDO DA CHAMADA “MONOTONIA” DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS, A CONTRIBUIÇÃO DESSAS AULAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, ASSIM COMO OS CONTEÚDOS QUE ELES SUGEREM PARA ESSE TIPO DE AULA. TAL PESQUISA PARTE DA ANÁLISE E DISCUSSÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS EM DUAS TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO INTEGRAL DE CUITÉ-PB. A PARTIR DESSA ANÁLISE PODEMOS CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DESSE TIPO DE AULAS NO COTIDIANO ESCOLAR E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ONDE TODOS RELATARAM CONSIDERAR AS AULAS IMPORTANTES PARA SUA APRENDIZAGEM. OS ASSUNTOS QUE DESPERTAM O INTERESSE SÃO PRINCIPALMENTE RELACIONADOS À DNA, CÉLULAS E O CORPO HUMANO. OBSERVA-SE AINDA QUE OS ESTUDANTES SENTEM FALTA DESSE TIPO DE AULA NO COTIDIANO ESCOLAR E QUE ACREDITAM QUE AS AULAS PRÁTICAS CONTRIBUEM NA SUA APRENDIZAGEM E QUE A FALTA DELAS PODE PREJUDICAR O SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DO CONTEÚDO. DESSA MANEIRA, ACREDITA-SE QUE HÁ AINDA MUITO A SUPERAR PARA A PLENA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA, MAS QUE INÚMERAS ALTERNATIVAS JÁ SE APRESENTAM PARA POSSIBILITAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE MAIOR QUALIDADE E CONTEXTUALIZADO COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, METODOLOGIAS, AULAS PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID709_28062019122228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELANA SILVA" "autor_email" => "elanasilva2011@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }