O CINEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57010 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 846 "inscrito_id" => 2551 "titulo" => "O CINEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A PESQUISA REALIZADA NO CENTRO EDUCACIONAL JANELINHA DO SABER, EM UMA TURMA DE 6º ANO, QUE TEVE COMO OBJETO DE ESTUDO O CINEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA, FOI SELECIONADO O LONGA METRAGEM “A CORRENTE DO BEM”, QUE FOI EXIBIDO EM DUAS SESSÕES, UMA ANTES DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E OUTRA APÓS O CONTEÚDO EXPLICITADO. NESSES DOIS MOMENTOS FORAM APLICADOS OS MESMOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS DO TIPO QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES POR PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS DINÂMICO E ENVOLVENTE, CONSTRUINDO UMA INFLUÊNCIA POSITIVA DENTRO DA SALA DE AULA. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO PODE SER TRABALHADA NO COTIDIANO ESCOLAR, CONTRIBUINDO E DESPERTANDO O INTERESSE DO ESTUDANTE NA DISCIPLINA, DADO QUE FAVORECE UMA APRENDIZAGEM COM MAIS SIGNIFICADO, DE UMA MANEIRA DIFERENTE E MOTIVADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "CINEMA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID2551_31072019193753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANARA SANTOS DE OLIVEIRA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "DAYANARA MENDONÇA" "autor_email" => "dayanarasantos@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN-CAMPUS PARNAMIRIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57010 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 846 "inscrito_id" => 2551 "titulo" => "O CINEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A PESQUISA REALIZADA NO CENTRO EDUCACIONAL JANELINHA DO SABER, EM UMA TURMA DE 6º ANO, QUE TEVE COMO OBJETO DE ESTUDO O CINEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA, FOI SELECIONADO O LONGA METRAGEM “A CORRENTE DO BEM”, QUE FOI EXIBIDO EM DUAS SESSÕES, UMA ANTES DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E OUTRA APÓS O CONTEÚDO EXPLICITADO. NESSES DOIS MOMENTOS FORAM APLICADOS OS MESMOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS DO TIPO QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES POR PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS DINÂMICO E ENVOLVENTE, CONSTRUINDO UMA INFLUÊNCIA POSITIVA DENTRO DA SALA DE AULA. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO PODE SER TRABALHADA NO COTIDIANO ESCOLAR, CONTRIBUINDO E DESPERTANDO O INTERESSE DO ESTUDANTE NA DISCIPLINA, DADO QUE FAVORECE UMA APRENDIZAGEM COM MAIS SIGNIFICADO, DE UMA MANEIRA DIFERENTE E MOTIVADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "CINEMA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID2551_31072019193753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANARA SANTOS DE OLIVEIRA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "DAYANARA MENDONÇA" "autor_email" => "dayanarasantos@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN-CAMPUS PARNAMIRIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }