A CONCEPÇÃO POSITIVISTA DA HISTÓRIA E SEUS MECANISMOS DIDÁTICOS DE ALIENAÇÃO E MANIPULAÇÃO DAS AULAS EM FAVOR DO SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 576 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 485 "inscrito_id" => 2541 "titulo" => "A CONCEPÇÃO POSITIVISTA DA HISTÓRIA E SEUS MECANISMOS DIDÁTICOS DE ALIENAÇÃO E MANIPULAÇÃO DAS AULAS EM FAVOR DO SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO" "resumo" => "A História se constitui das relações humanas com os objetos, pessoas e com a natureza. Sabendo-se que nem sempre o que resulta dessas relações pode ser considerado benéfico para a humanidade, o Ensino de História pode ser usado como instrumento de alienação/subordinação e ocultação de fatos. Sob os enfoques do Positivismo, esta tem sido manipulada, adaptada e até reelaborada para que chegue ao espaço escolar com o intuito de suprir as necessidades da elite burguesa - que, por sua vez, luta para se manter na condição de dominante no contexto sociopolítico e econômico capitalista. Através, de uma pesquisa de campo, este escrito, traz questionamentos sobre a influência do positivismo de Augusto Comte no Ensino de História e qual o reflexo desta interferência na aprendizagem dos educandos e na postura didática dos(as) professores(as). A metodologia utilizada durante a pesquisa foi entrevista, observação das aulas e rodas de conversas com estudantes. Por fim, nosso intuito, além de trazer a reflexão sobre a problemática, debater sobre atitudes a serem tomadas (pela população, governo, instituições de ensino) para que a escola e o Ensino de História saia da posição de submissa à ordem socioeconômica e político vigente." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "História, Positivismo, Capitalismo, Ensino, Manipulação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "e92d74ccacdc984afa0c517ad0d557a6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRYS LIMA SANTANA" "autor_nome_curto" => "THAMY LIMA" "autor_email" => "thamirysprincess@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 576 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 485 "inscrito_id" => 2541 "titulo" => "A CONCEPÇÃO POSITIVISTA DA HISTÓRIA E SEUS MECANISMOS DIDÁTICOS DE ALIENAÇÃO E MANIPULAÇÃO DAS AULAS EM FAVOR DO SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO" "resumo" => "A História se constitui das relações humanas com os objetos, pessoas e com a natureza. Sabendo-se que nem sempre o que resulta dessas relações pode ser considerado benéfico para a humanidade, o Ensino de História pode ser usado como instrumento de alienação/subordinação e ocultação de fatos. Sob os enfoques do Positivismo, esta tem sido manipulada, adaptada e até reelaborada para que chegue ao espaço escolar com o intuito de suprir as necessidades da elite burguesa - que, por sua vez, luta para se manter na condição de dominante no contexto sociopolítico e econômico capitalista. Através, de uma pesquisa de campo, este escrito, traz questionamentos sobre a influência do positivismo de Augusto Comte no Ensino de História e qual o reflexo desta interferência na aprendizagem dos educandos e na postura didática dos(as) professores(as). A metodologia utilizada durante a pesquisa foi entrevista, observação das aulas e rodas de conversas com estudantes. Por fim, nosso intuito, além de trazer a reflexão sobre a problemática, debater sobre atitudes a serem tomadas (pela população, governo, instituições de ensino) para que a escola e o Ensino de História saia da posição de submissa à ordem socioeconômica e político vigente." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "História, Positivismo, Capitalismo, Ensino, Manipulação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "e92d74ccacdc984afa0c517ad0d557a6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRYS LIMA SANTANA" "autor_nome_curto" => "THAMY LIMA" "autor_email" => "thamirysprincess@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }