ESTÁGIO SUPERVISONADO II: PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 599 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 791 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISONADO II: PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II, realizado na EEEFM Félix Araújo, em uma turma da 2ª série do ensino médio, turno da noite, na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade atende às exigências do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar aos alunos o primeiro contato com o espaço escolar, buscando aprimorar os conhecimentos sobre as condições educacionais das escolas públicas de nosso país e a prática de ensino dos professores de Geografia. O estágio consiste em duas etapas, a primeira sucede na preparação dos licenciados através de leituras e discussões realizadas, em sala de aula, na Universidade, na segunda etapa é realizada a regência, com aulas ministradas pelos alunos estagiários em uma determinada escola. Busca-se um entrosamento entre as várias atividades educacionais, enriquecendo a teoria através da prática e realizando um confronto entre estas. A experiência do estágio contribui para a formação do professor, uma preparação para a docência principalmente no que diz respeito à adoção de metodologias adequadas na sala de aula. Este momento é muito importante para o estagiário, pois possibilita uma aproximação com o cotidiano escolar. Tal procedimento permite que as falhas e lacunas detectadas possam ser discutidas na universidade e na própria unidade escolar com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo a distância entre os estudantes de licenciatura e o ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Teoria, Prática" "idioma" => "Português" "arquivo" => "170c8627e9d81d7fbf96eec470619086_301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PAIVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VIVY" "autor_email" => "vivianepaivaps@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 599 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 791 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISONADO II: PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II, realizado na EEEFM Félix Araújo, em uma turma da 2ª série do ensino médio, turno da noite, na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade atende às exigências do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar aos alunos o primeiro contato com o espaço escolar, buscando aprimorar os conhecimentos sobre as condições educacionais das escolas públicas de nosso país e a prática de ensino dos professores de Geografia. O estágio consiste em duas etapas, a primeira sucede na preparação dos licenciados através de leituras e discussões realizadas, em sala de aula, na Universidade, na segunda etapa é realizada a regência, com aulas ministradas pelos alunos estagiários em uma determinada escola. Busca-se um entrosamento entre as várias atividades educacionais, enriquecendo a teoria através da prática e realizando um confronto entre estas. A experiência do estágio contribui para a formação do professor, uma preparação para a docência principalmente no que diz respeito à adoção de metodologias adequadas na sala de aula. Este momento é muito importante para o estagiário, pois possibilita uma aproximação com o cotidiano escolar. Tal procedimento permite que as falhas e lacunas detectadas possam ser discutidas na universidade e na própria unidade escolar com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo a distância entre os estudantes de licenciatura e o ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Teoria, Prática" "idioma" => "Português" "arquivo" => "170c8627e9d81d7fbf96eec470619086_301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PAIVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VIVY" "autor_email" => "vivianepaivaps@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }