Artigo E-book IV CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-03-0

A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO., , E-book AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
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          Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.
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                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n
                  ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n
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                  Weruska Brasileiro Ferreira
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                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n
                  ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n
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Publicado em 11 de junho de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR DETALHADAMENTE COMO O TANGRAM PODE AUXILIAR OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NA MODALIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA, AS APLICAÇÕES OCORRERAM EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE BARAÚNA – PB. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM TRÊS ALUNOS, SENDO ESSES ALUNOS DO 7º ANO E 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II QUE TINHAM DIAGNOSTICO DE TDAH. APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS DE MODO QUE ESSES ALUNOS DESENVOLVESSEM IDEIAS DE FORMAS GEOMÉTRICAS E DE FRAÇÕES. NESTAS ATIVIDADES PODEMOS NOTAR SE EXISTE ALGUMAS LACUNAS E DIFICULDADES APRESENTAS PELOS ALUNOS COM RELAÇÃO A ESSES CONTEÚDOS. AO OBSERVAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS CHEGAMOS À CONCLUSÃO QUE O TANGRAM PODE SER UTILIZADO COM UMA FERRAMENTA DE ENSINO NA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH, POIS FEZ COM QUE ESSES ALUNOS PERMANECESSEM CONCENTRADOS POR MAIOR TEMPO DO QUE EM UMA AULA REGULAR DE MATEMÁTICA, UM MAIOR ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DESSES INTEGRANTES FAZENDO COM QUE AVESSE UMA TROCA DE EXPERIÊNCIA E APRENDIZADO DO CONTEÚDO.

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