O ENSINO DE BIOLOGIA E USO DE TIC: A PERCEPÇÃO DOCENTE DAS
ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ, BRASIL) E LUANDA
(ANGOLA)
"2020-06-11 18:27:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64952 "edicao_id" => 119 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 1752 "titulo" => """ O ENSINO DE BIOLOGIA E USO DE TIC: A PERCEPÇÃO DOCENTE DAS\r\n ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ, BRASIL) E LUANDA\r\n (ANGOLA) """ "resumo" => """ AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO NO\r\n AMBIENTE ESCOLAR, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, COMO CELULARES, OU POR MEIO DE\r\n ACESSOS AS MÍDIAS SOCIAIS. NO ENTANTO, A INSERÇÃO DAS TIC NA ESCOLA DEVE VIR ACOMPANHADA DE\r\n UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GARANTA UMA TRANSFORMAÇÃO EFETIVA E MELHORIA NO PROCESSO DE\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS SÓ OCORRERÃO SE OS USOS DESSES RECURSOS FOREM ADEQUADOS\r\n E BEM PLANEJADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO MERA TRANSMISSÃO. O OBJETIVO DESTE\r\n TRABALHO É CONHECER E CARACTERIZAR A REALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO\r\n MACIÇO DE BATURITÉ, ESTADO DO CEARÁ E EM LUANDA, ANGOLA PARA O USO DA TECNOLOGIAS DA\r\n INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO\r\n UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS\r\n SEMIESTRUTURADOS EM TREZE ESCOLAS EM CADA REGIÃO, DIRECIONADOS PARA GESTÃO ESCOLAR E PARA OS\r\n DOCENTES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NAS DUAS REGIÕES AINDA HÁ MUITO O QUE SE\r\n FAZER EM INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UMA REALIDADE\r\n EDUCACIONAL, ESPECIALMENTE EM LUANDA, VISTO QUE, ANGOLA AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE\r\n DESENVOLVIMENTO PÓS-GUERRA. APESAR DE UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL DE INCENTIVO AS NOVAS\r\n TECNOLOGIAS, A FALTA DE APOIO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, AINDA É UM DESAFIO\r\n A VENCER. AINDA TEMOS MUITO QUE EVOLUIR PARA QUE AS TIC FAÇAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, E\r\n QUE OBTENHA OS RESULTADOS BENÉFICOS A QUE SE PROPÕEM. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE É NECESSÁRIA\r\n UMA AÇÃO CONJUNTA DO GOVERNO DE AMBOS PAÍSES PARA REAL INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E NA\r\n CARREIRA DOCENTE, E DESTES UM MAIOR ESFORÇO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES INERENTES DA INOVAÇÃO\r\n TECNOLÓGICA, E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO A MELHORIA DA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS\r\n CRÍTICOS, REFLEXIVOS E INSERIDOS NUM MUNDO GLOBALIZADO. """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, BRASIL E ANGOLA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID1752_19072019113604.pdf" "created_at" => "2020-06-11 18:33:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA LUCIA RODRIGUES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA NOGUEIRA" "autor_email" => "vanessa.nogueira@unilab.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc" "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 64952 "edicao_id" => 119 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 1752 "titulo" => """ O ENSINO DE BIOLOGIA E USO DE TIC: A PERCEPÇÃO DOCENTE DAS\r\n ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ, BRASIL) E LUANDA\r\n (ANGOLA) """ "resumo" => """ AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO NO\r\n AMBIENTE ESCOLAR, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, COMO CELULARES, OU POR MEIO DE\r\n ACESSOS AS MÍDIAS SOCIAIS. NO ENTANTO, A INSERÇÃO DAS TIC NA ESCOLA DEVE VIR ACOMPANHADA DE\r\n UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GARANTA UMA TRANSFORMAÇÃO EFETIVA E MELHORIA NO PROCESSO DE\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS SÓ OCORRERÃO SE OS USOS DESSES RECURSOS FOREM ADEQUADOS\r\n E BEM PLANEJADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO MERA TRANSMISSÃO. O OBJETIVO DESTE\r\n TRABALHO É CONHECER E CARACTERIZAR A REALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO\r\n MACIÇO DE BATURITÉ, ESTADO DO CEARÁ E EM LUANDA, ANGOLA PARA O USO DA TECNOLOGIAS DA\r\n INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO\r\n UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS\r\n SEMIESTRUTURADOS EM TREZE ESCOLAS EM CADA REGIÃO, DIRECIONADOS PARA GESTÃO ESCOLAR E PARA OS\r\n DOCENTES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NAS DUAS REGIÕES AINDA HÁ MUITO O QUE SE\r\n FAZER EM INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UMA REALIDADE\r\n EDUCACIONAL, ESPECIALMENTE EM LUANDA, VISTO QUE, ANGOLA AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE\r\n DESENVOLVIMENTO PÓS-GUERRA. APESAR DE UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL DE INCENTIVO AS NOVAS\r\n TECNOLOGIAS, A FALTA DE APOIO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, AINDA É UM DESAFIO\r\n A VENCER. AINDA TEMOS MUITO QUE EVOLUIR PARA QUE AS TIC FAÇAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, E\r\n QUE OBTENHA OS RESULTADOS BENÉFICOS A QUE SE PROPÕEM. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE É NECESSÁRIA\r\n UMA AÇÃO CONJUNTA DO GOVERNO DE AMBOS PAÍSES PARA REAL INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E NA\r\n CARREIRA DOCENTE, E DESTES UM MAIOR ESFORÇO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES INERENTES DA INOVAÇÃO\r\n TECNOLÓGICA, E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO A MELHORIA DA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS\r\n CRÍTICOS, REFLEXIVOS E INSERIDOS NUM MUNDO GLOBALIZADO. """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, BRASIL E ANGOLA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID1752_19072019113604.pdf" "created_at" => "2020-06-11 18:33:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA LUCIA RODRIGUES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA NOGUEIRA" "autor_email" => "vanessa.nogueira@unilab.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc" "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 119 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-conapesc" "nome" => "E-book IV CONAPESC" "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "descricao" => """ A edição de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências apresenta como tema “Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI”. A intenção é a de provocar a comunidade, acadêmica ou não, para as possibilidades de diálogos entre o avanço tecnológico e a preocupação com a exploração de recursos naturais, a obsolescência, o consumo, a logística reversa e com temas que estão associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\n Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustentáveis que garantam o avanço da Ciência tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ciências no século XXI. """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "logo" => null "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-04-22" "final_evento" => "2019-04-24" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-11 18:27:25" "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 119 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-conapesc" "nome" => "E-book IV CONAPESC" "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "descricao" => """ A edição de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências apresenta como tema “Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI”. A intenção é a de provocar a comunidade, acadêmica ou não, para as possibilidades de diálogos entre o avanço tecnológico e a preocupação com a exploração de recursos naturais, a obsolescência, o consumo, a logística reversa e com temas que estão associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\n Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustentáveis que garantam o avanço da Ciência tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ciências no século XXI. """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "logo" => null "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-04-22" "final_evento" => "2019-04-24" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-11 18:27:25" "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 48 "edicao_id" => 119 "codigo" => "978-65-86901-03-0" "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg" "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI" "prefacio" => """ <strong>Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extensões dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no próprio sentido da existência humana. A investigação é uma forma de produção de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que não é conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a noção de “sustentabilidade” e acaba propalando que ela se encontra “atrelada àquela de ‘proteção’ da natureza e a de desenvolvimento como contraditória a preservação dos recursos e a manutenção dos equilíbrios naturais”. No cenário atual, são muitos os desafios para o século XXI. Dessa forma, a IV edição do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas questões.<br />\r\n A intencionalidade da IV edição do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acadêmica ou não, para as possibilidades de diálogos entre o avanço tecnológico e a preocupação com a exploração de recursos naturais, a obsolescência, o consumo, a logística reversa e com temas que estão associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discussão por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustentáveis que garantam o avanço da Ciência tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ciências no século XXI.<br />\r\n Durante os três dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de – palestras, mesas de discussões, socialização de apresentação de trabalhos, sessão de jovens pesquisadores, mostras científicas e minicursos – foi possível a realização de profícuas discussões entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discussões destacamos: a Educação e Popularização da Ciência como uma articulação necessária em busca da sustentabilidade ambiental; a discussão atual sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos; os recursos hídricos (gestão, disponibilidade, tecnologias e o uso sustentável); as novas energias para vencer a crise energética mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o auxílio da Profª. Rosária Sperotto (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no século XXI.<br />\r\n Infelizmente, os registros das discussões presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os três dias do evento, estiveram no Centro de Convenções Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com vocês esse E-book, o qual traz uma diversidade de discussões referente a temática do IV CONAPESC “Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI”, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes instituições de pesquisa de nosso país.<br />\r\n As discussões aqui apresentadas versam sobre: inovação e patentes no Brasil (ênfase no setor farmacêutico); análise da situação epidemiológica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de segurança no trabalho; avaliação do tempo de vida útil de aterro sanitário; alternativas para minimizar os problemas comuns em estações de tratamento de esgoto; escoamentos aerodinâmicos turbulentos utilizando CFD; eficiências e efetividades de sistemas geotérmicos para geração de energia; transesterificação do óleo de soja sobre catalisadores heterogêneos; otimização do processo de produção biodiesel; produção de membranas cerâmicas de baixo custo; utilização de tecnologias de dessalinização de água.<br />\r\n Outros temas mais específicos relacionam-se a: síntese zinc imidazolate frameworks-8; análise comparativa de diferentes argilas organofílicas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por análise de PCA; avaliação da composição da casca de coco verde in narura e pós-tratamento químico como biomassa adsorvente; síntese por reação de combustão do compósito ferrítico co-ba e sua aplicação catalítica na obtenção de éster metílico; investigação do desempenho in vivo de compósitos de alumina/fosfato de cálcio (CAPS) visando sua aplicação como material para reconstrução óssea; imobilização celular e suas principais aplicações em bioprocessos; absorção de cianotoxinas em carvão ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsorção utilizando a cortiça para adequação de propriedades físico-químicas de águas subterrâneas; estudos in silico e avaliação do potencial antifúngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investigação da ação antimicrobiana do óleo de copaíba.<br />\r\n Também encontrará discussões relacionadas ao Ensino de Ciências, abordando os seguintes temas: Ensino por Investigação; Aprendizagem Significativa; Educação Ambiental; ensino e aprendizagem de Matemática, Química, Biologia e Física; Educação Inclusiva (destaque para investigações sobre educação de surdos); licenciaturas (Educação do Campo, Química, Física, Biologia e Matemática); ensino da evolução biológica; uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências; robótica educacional.<br />\r\n Aproveitamos essa apresentação para agradecer a todos os participantes que, durante os três dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspiração e que proporcione reflexões aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n <br />\r\n <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho <br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira <br />\r\n Claudio Luis de Araujo Neto </strong><br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n ROCHA, Jefferson Marçal da. Sustentabilidade compatível: por uma nova ética técnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Antônio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Marçal da (Orgs.). Ética, Negócios & Pessoas. Jaguarão,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira """ "conselho_editorial" => """ Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Cláudio Luis de Araújo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Danielle Freire de Araújo - UNINASSAU<br />\r\n Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n Whelton Brito dos Santos - UFCG """ "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf" "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 48 "edicao_id" => 119 "codigo" => "978-65-86901-03-0" "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg" "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI" "prefacio" => """ <strong>Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extensões dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no próprio sentido da existência humana. A investigação é uma forma de produção de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que não é conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a noção de “sustentabilidade” e acaba propalando que ela se encontra “atrelada àquela de ‘proteção’ da natureza e a de desenvolvimento como contraditória a preservação dos recursos e a manutenção dos equilíbrios naturais”. No cenário atual, são muitos os desafios para o século XXI. Dessa forma, a IV edição do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas questões.<br />\r\n A intencionalidade da IV edição do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acadêmica ou não, para as possibilidades de diálogos entre o avanço tecnológico e a preocupação com a exploração de recursos naturais, a obsolescência, o consumo, a logística reversa e com temas que estão associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discussão por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustentáveis que garantam o avanço da Ciência tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ciências no século XXI.<br />\r\n Durante os três dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de – palestras, mesas de discussões, socialização de apresentação de trabalhos, sessão de jovens pesquisadores, mostras científicas e minicursos – foi possível a realização de profícuas discussões entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discussões destacamos: a Educação e Popularização da Ciência como uma articulação necessária em busca da sustentabilidade ambiental; a discussão atual sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos; os recursos hídricos (gestão, disponibilidade, tecnologias e o uso sustentável); as novas energias para vencer a crise energética mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o auxílio da Profª. Rosária Sperotto (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no século XXI.<br />\r\n Infelizmente, os registros das discussões presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os três dias do evento, estiveram no Centro de Convenções Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com vocês esse E-book, o qual traz uma diversidade de discussões referente a temática do IV CONAPESC “Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI”, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes instituições de pesquisa de nosso país.<br />\r\n As discussões aqui apresentadas versam sobre: inovação e patentes no Brasil (ênfase no setor farmacêutico); análise da situação epidemiológica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de segurança no trabalho; avaliação do tempo de vida útil de aterro sanitário; alternativas para minimizar os problemas comuns em estações de tratamento de esgoto; escoamentos aerodinâmicos turbulentos utilizando CFD; eficiências e efetividades de sistemas geotérmicos para geração de energia; transesterificação do óleo de soja sobre catalisadores heterogêneos; otimização do processo de produção biodiesel; produção de membranas cerâmicas de baixo custo; utilização de tecnologias de dessalinização de água.<br />\r\n Outros temas mais específicos relacionam-se a: síntese zinc imidazolate frameworks-8; análise comparativa de diferentes argilas organofílicas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por análise de PCA; avaliação da composição da casca de coco verde in narura e pós-tratamento químico como biomassa adsorvente; síntese por reação de combustão do compósito ferrítico co-ba e sua aplicação catalítica na obtenção de éster metílico; investigação do desempenho in vivo de compósitos de alumina/fosfato de cálcio (CAPS) visando sua aplicação como material para reconstrução óssea; imobilização celular e suas principais aplicações em bioprocessos; absorção de cianotoxinas em carvão ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsorção utilizando a cortiça para adequação de propriedades físico-químicas de águas subterrâneas; estudos in silico e avaliação do potencial antifúngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investigação da ação antimicrobiana do óleo de copaíba.<br />\r\n Também encontrará discussões relacionadas ao Ensino de Ciências, abordando os seguintes temas: Ensino por Investigação; Aprendizagem Significativa; Educação Ambiental; ensino e aprendizagem de Matemática, Química, Biologia e Física; Educação Inclusiva (destaque para investigações sobre educação de surdos); licenciaturas (Educação do Campo, Química, Física, Biologia e Matemática); ensino da evolução biológica; uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências; robótica educacional.<br />\r\n Aproveitamos essa apresentação para agradecer a todos os participantes que, durante os três dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspiração e que proporcione reflexões aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n <br />\r\n <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho <br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira <br />\r\n Claudio Luis de Araujo Neto </strong><br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n ROCHA, Jefferson Marçal da. Sustentabilidade compatível: por uma nova ética técnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Antônio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Marçal da (Orgs.). Ética, Negócios & Pessoas. Jaguarão,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira """ "conselho_editorial" => """ Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Cláudio Luis de Araújo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Danielle Freire de Araújo - UNINASSAU<br />\r\n Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n Whelton Brito dos Santos - UFCG """ "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf" "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }