A SALA TEMÁTICA É UM ESPAÇO FÍSICO COMPOSTO POR RECURSOS UTILIZADOS COMO MEIOS PARA UMA FINALIDADE NA QUAL SE DISPÕEM RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS QUE ATENDAM UM FIM EDUCACIONAL ESPECÍFICO. A IDEIA É FAZER O ALUNO INTERAGIR COM UMA MAIOR DIVERSIDADE DE RECURSOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS E TER MAIS CONDIÇÕES DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, A SUA VIDA E O MUNDO PARTICIPANDO ATIVAMENTE NAS AULAS, CRIANDO E MANIPULANDO MATERIAIS. ISSO É DIFERENTE DO PROFESSOR MANIPULAR OS MATERIAIS E SOMENTE MOSTRAR AOS ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA QUE A SALA TEMÁTICA ENTRA, PARA TENTA DISCERNIR OS ALUNOS, DURANTE AS ATIVIDADES, AS NOVAS POSSIBILIDADES QUE POSSAM INTERESSAR À CLASSE, ORIENTANDO E SELECIONANDO AQUELAS QUE FAVOREÇAM A APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS AOS OBJETIVOS TRAÇADOS E À BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENSINAR O CONTEÚDO DE FÍSICA MODERNA: RAIAS ESPECTRAIS ATRAVÉS DO USO DA SALA TEMÁTICA, USANDO EXPERIMENTO, APRESENTAÇÕES E USO DE IMAGENS (CARTAZES), TUDO ISSO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS. O USO DA SALA TEMÁTICA COMO ENSINO-APRENDIZAGEM TROUXE RESULTADO PELOS ALUNOS COMO SENDO UMA DINÂMICA DE AULAS E NOVO ARRANJO DE SALA DE AULA PARA ENSINAR AS RAIAS ESPECTRAIS, PERMITINDO AO PROFESSOR UMA NOVA FORMA DE TRANSMITIR CONHECIMENTO. O USO DA SALA TEMÁTICA PROMOVE OPORTUNIDADE DE MUDANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ONDE A EDUCAÇÃO ESCOLAR SEJA VALORIZADA PELOS ALUNOS, MELHORANDO A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A ESCOLA E PROFESSORES.