DNA, HISTONAS E CROMOSSOMOS: UMA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMPACTAÇÃO DO DNA EUCARIÓTICO NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA CLÁSSICA
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DESTA MANEIRA, NA LITERATURA, VÁRIOS AUTORES DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO FACILITANDO, DESTA FORMA, O PROCESSO NORTEADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI A CONFECÇÃO, UTILIZAÇÃO E A AVALIAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL, NO INTUITO DE FACILITAR A COMPREENSÃO DOS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO EUCARIÓTICO VOLTADO PARA OS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL – MG). EMPREGANDO MATERIAIS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO O MODELO PROPOSTO FOI CONFECCIONADO UTILIZANDO DESDE ISOPOR, CORDÕES, TINTA ACRÍLICA, HASTES METÁLICAS, CORDAS E ATÉ MESMO MASSA DE BISCUIT. 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