Artigo E-book IV CONBRACIS

E-books

ISBN: 978-65-86901-18-4

SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE DIFERENTES PERÍODOS ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA

Palavra-chaves: BURNOUT, ESTUDANTES DE PSICOLOGIA, PERÍODOS ACADÊMICOS, , E-book E-book
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                  &nbsp; &nbsp;Esta obra re&uacute;ne artigos que contemplam discuss&otilde;es sobre o tema do 4&ordm; Congresso Brasileiro de Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de (CONBRACIS): &quot;Sa&uacute;de Populacional: Metas e Desafios do S&eacute;culo XXI&quot;. Sa&uacute;de Populacional &eacute; uma ci&ecirc;ncia que trata da preven&ccedil;&atilde;o de doen&ccedil;as e promo&ccedil;&atilde;o de sa&uacute;de atrav&eacute;s de esfor&ccedil;os organizados para melhora da qualidade do atendimento, redu&ccedil;&atilde;o de custos para tratamento de doentes, oferecendo ent&atilde;o acesso para quem efetivamente precisa, chama-se sa&uacute;de populacional. Partindo deste princ&iacute;pio, chegamos &agrave; conclus&atilde;o que quando tratamos a popula&ccedil;&atilde;o de maneira preventiva, obtemos de fato a sa&uacute;de plena.<br />\r\n
                  Ao abordar esta tem&aacute;tica somos convidados a sair do campo do idealismo e irmos para o campo do empirismo, onde o conhecimento &eacute; pautado nas experi&ecirc;ncias vivenciadas. &Eacute; necess&aacute;rio para tanto, conhecer a realidade das popula&ccedil;&otilde;es, entender como os indiv&iacute;duos e a sociedade enfrentam a sa&uacute;de, compreender o modelo assistencial de sa&uacute;de oferecido e qual n&iacute;vel de conhecimento da popula&ccedil;&atilde;o sobre a ger&ecirc;ncia dos servi&ccedil;os de sa&uacute;de, para ent&atilde;o, podermos apresentar e executar novos modelos assistenciais que modifiquem de fato a realidade da sa&uacute;de em toda popula&ccedil;&atilde;o e em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de. &nbsp; &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Em um cen&aacute;rio real, temos como aliadas as Inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas, que podem oferecer sa&uacute;de comum a todos, atrav&eacute;s do aprimoramento de boas pr&aacute;ticas em sa&uacute;de, fomentadas pela organiza&ccedil;&atilde;o da rede de cuidados da popula&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Como podemos ent&atilde;o implementar estrat&eacute;gias que entrelacem o campo tecnol&oacute;gico e o modelo de sa&uacute;de assistencial atual? A princ&iacute;pio, empenhar-se de forma colaborativa e multiprofissional em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de de forma a analisar dados para identificar toda a popula&ccedil;&atilde;o e sua situa&ccedil;&atilde;o, com isso, ser&aacute; poss&iacute;vel oferecer uma excelente assist&ecirc;ncia em sa&uacute;de nos n&iacute;veis prim&aacute;rio, secund&aacute;rio e terci&aacute;rio de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de. &Eacute; necess&aacute;rio refletir sobre v&aacute;rios &acirc;mbitos, n&atilde;o pensar apenas em tratamento, mas tamb&eacute;m em educa&ccedil;&atilde;o e preven&ccedil;&atilde;o em sa&uacute;de, em monitoramento remoto atrav&eacute;s de dispositivos para assist&ecirc;ncia em tempo real e interven&ccedil;&otilde;es imediatas e preventivas. A partir disto, haver&aacute; uma melhora na qualidade do atendimento e a informa&ccedil;&atilde;o oferecida &agrave; popula&ccedil;&atilde;o, consequentemente ocorrer&aacute; uma redu&ccedil;&atilde;o nos custos efetivos de sa&uacute;de, uma vez que a popula&ccedil;&atilde;o s&oacute; ir&aacute; procurar o servi&ccedil;o de sa&uacute;de quando efetivamente for preciso.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;O modelo de sa&uacute;de ideal a ser adotado atualmente, exige que o indiv&iacute;duo esteja no centro do cuidado, e para que isso aconte&ccedil;a, &eacute; fundamental que exista uma gest&atilde;o de sa&uacute;de que entenda todo esse processo, que perpasse o p&uacute;blico e o privado, que avance em estrat&eacute;gias para melhorar os sistemas de sa&uacute;de e transformar ent&atilde;o a sa&uacute;de populacional. &nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Toda esta tem&aacute;tica foi discutida no 4&ordm; CONBRACIS, onde elencou-se como prioridade os estudos em Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, para tornar e manter a popula&ccedil;&atilde;o com condi&ccedil;&otilde;es de vida saud&aacute;veis considerando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de dispon&iacute;veis para a popula&ccedil;&atilde;o, no &acirc;mbito do desenvolvimento sustent&aacute;vel (condi&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade), para tratamentos de epidemias e pandemias, vacinas e outros tratamentos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Os t&oacute;picos debatidos no evento em 2020 relacionou-se com os mais diversos segmentos da sa&uacute;de, desde equipamentos m&eacute;dicos, dispositivos, f&aacute;rmacos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os, baseados em evid&ecirc;ncias cient&iacute;ficas para subsidiar suas inser&ccedil;&otilde;es nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de, envolvendo as &aacute;reas da Educa&ccedil;&atilde;o F&iacute;sica, Nutri&ccedil;&atilde;o, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Psicologia, ci&ecirc;ncias farmac&ecirc;uticas e biol&oacute;gicas dentre as outras &aacute;reas que integram as Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, quer seja individual, coletiva ou p&uacute;blica, promovendo assim um ampla aprendizagem entre as &aacute;reas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins<br />\r\n
                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
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                  Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins<br />\r\n
                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
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                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Claudia Santos Martiniano Sousa - UEPB<br />\r\n
                  Cl&eacute;cio Gabriel de Souza - UFRN<br />\r\n
                  Daiane Medeiros da Silva - FACENE<br />\r\n
                  Daiene Martins Beltrao - FACENE<br />\r\n
                  Danyelle N&oacute;brega de Farias - FACENE<br />\r\n
                  Diego de Sousa Dantas - UFPE<br />\r\n
                  Egberto Santos Carmo - UFCG<br />\r\n
                  Eloide Andr&eacute; Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Erika Epaminondas de Sousa - UFPB<br />\r\n
                  Fab&iacute;ola de Ara&uacute;jo Leite Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Francisco das Chagas Cardoso Filho - ADAGRI<br />\r\n
                  Gigliola Marcos Bernardo de Lima - FIOCRUZ<br />\r\n
                  Gleicy Karine Nascimento de Ara&uacute;jo - UEPB<br />\r\n
                  Iago Cola&ccedil;o de Souza - INESP<br />\r\n
                  Isabela Tatiana Sales de Arruda - UFPE<br />\r\n
                  Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes - IMIP<br />\r\n
                  Izayana Pereira Feitosa - UFCG<br />\r\n
                  Jos&eacute; Dami&atilde;o Rodrigues - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n
                  Jos&eacute; Maur&iacute;cio de Figueiredo J&uacute;nior - FACENE<br />\r\n
                  Josivan Soares Alves J&uacute;nior &ndash; IMIP<br />\r\n
                  Josley Maycon de Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Juliana Cordeiro Carvalho - UFPE<br />\r\n
                  Karolinne Souza Monteiro - UFRN<br />\r\n
                  Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins - Nutes - UEPB<br />\r\n
                  Keylha Querino de Farias Gomes - UFPB<br />\r\n
                  L&uacute;cia Magn&oacute;lia Albuquerque Soares de Camargo - UNIFACISA<br />\r\n
                  Luiz Arthur Cavalcanti Cabral - UNIFACISA<br />\r\n
                  Magno Markus Ferreira Formiga Gon&ccedil;alves de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Manoel Freire de Oliveira Neto - UEPB<br />\r\n
                  Marcela Monteiro Pimentel - UEPB<br />\r\n
                  Maria Helena Chaves de Vasconcelos Cat&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Marina Suenia de Araujo Vilar - UFPB<br />\r\n
                  Mirian Werba Saldanha - Universidade Estadual Da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  Monique de Freitas Gon&ccedil;alves Lima - UFPE<br />\r\n
                  Nadjeanny Ingrid Galdino Gomes - UFPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Priscilla Indianara di Paula Pinto - UNESC<br />\r\n
                  Ra&iuml;ssa Mayer Ramalho Cat&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Ra&iacute;ssa Souza Taveira - UFRN<br />\r\n
                  Regilene Alves Portela - UERN<br />\r\n
                  Ricardo Henrique Vieira d Melo &ndash; UFRN&nbsp;<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Moreira dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Rosimery Cruz de Oliveira Dantas - UFCG/CFP<br />\r\n
                  S&aacute;vio Benvindo Ferreira - UFCG<br />\r\n
                  Suelane Renata de Andrade Silva - UFPE<br />\r\n
                  Thaise Alves Bezerra - UFPB<br />\r\n
                  Thamara Rodrigues de Melo - UNIFACISA<br />\r\n
                  Thayla Amorim Santino - UFRN<br />\r\n
                  Vanessa da N&oacute;brega Dias - UFRN<br />\r\n
                  Wanessa Azevedo de Brito - UFPE<br />\r\n
                  Wesley Cavalcante Cruz - UEPB<br />\r\n
                  Zilka Nanes Lima - UEPB<br />\r\n
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                  &nbsp; &nbsp;Esta obra re&uacute;ne artigos que contemplam discuss&otilde;es sobre o tema do 4&ordm; Congresso Brasileiro de Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de (CONBRACIS): &quot;Sa&uacute;de Populacional: Metas e Desafios do S&eacute;culo XXI&quot;. Sa&uacute;de Populacional &eacute; uma ci&ecirc;ncia que trata da preven&ccedil;&atilde;o de doen&ccedil;as e promo&ccedil;&atilde;o de sa&uacute;de atrav&eacute;s de esfor&ccedil;os organizados para melhora da qualidade do atendimento, redu&ccedil;&atilde;o de custos para tratamento de doentes, oferecendo ent&atilde;o acesso para quem efetivamente precisa, chama-se sa&uacute;de populacional. Partindo deste princ&iacute;pio, chegamos &agrave; conclus&atilde;o que quando tratamos a popula&ccedil;&atilde;o de maneira preventiva, obtemos de fato a sa&uacute;de plena.<br />\r\n
                  Ao abordar esta tem&aacute;tica somos convidados a sair do campo do idealismo e irmos para o campo do empirismo, onde o conhecimento &eacute; pautado nas experi&ecirc;ncias vivenciadas. &Eacute; necess&aacute;rio para tanto, conhecer a realidade das popula&ccedil;&otilde;es, entender como os indiv&iacute;duos e a sociedade enfrentam a sa&uacute;de, compreender o modelo assistencial de sa&uacute;de oferecido e qual n&iacute;vel de conhecimento da popula&ccedil;&atilde;o sobre a ger&ecirc;ncia dos servi&ccedil;os de sa&uacute;de, para ent&atilde;o, podermos apresentar e executar novos modelos assistenciais que modifiquem de fato a realidade da sa&uacute;de em toda popula&ccedil;&atilde;o e em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de. &nbsp; &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Em um cen&aacute;rio real, temos como aliadas as Inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas, que podem oferecer sa&uacute;de comum a todos, atrav&eacute;s do aprimoramento de boas pr&aacute;ticas em sa&uacute;de, fomentadas pela organiza&ccedil;&atilde;o da rede de cuidados da popula&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Como podemos ent&atilde;o implementar estrat&eacute;gias que entrelacem o campo tecnol&oacute;gico e o modelo de sa&uacute;de assistencial atual? A princ&iacute;pio, empenhar-se de forma colaborativa e multiprofissional em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de de forma a analisar dados para identificar toda a popula&ccedil;&atilde;o e sua situa&ccedil;&atilde;o, com isso, ser&aacute; poss&iacute;vel oferecer uma excelente assist&ecirc;ncia em sa&uacute;de nos n&iacute;veis prim&aacute;rio, secund&aacute;rio e terci&aacute;rio de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de. &Eacute; necess&aacute;rio refletir sobre v&aacute;rios &acirc;mbitos, n&atilde;o pensar apenas em tratamento, mas tamb&eacute;m em educa&ccedil;&atilde;o e preven&ccedil;&atilde;o em sa&uacute;de, em monitoramento remoto atrav&eacute;s de dispositivos para assist&ecirc;ncia em tempo real e interven&ccedil;&otilde;es imediatas e preventivas. A partir disto, haver&aacute; uma melhora na qualidade do atendimento e a informa&ccedil;&atilde;o oferecida &agrave; popula&ccedil;&atilde;o, consequentemente ocorrer&aacute; uma redu&ccedil;&atilde;o nos custos efetivos de sa&uacute;de, uma vez que a popula&ccedil;&atilde;o s&oacute; ir&aacute; procurar o servi&ccedil;o de sa&uacute;de quando efetivamente for preciso.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;O modelo de sa&uacute;de ideal a ser adotado atualmente, exige que o indiv&iacute;duo esteja no centro do cuidado, e para que isso aconte&ccedil;a, &eacute; fundamental que exista uma gest&atilde;o de sa&uacute;de que entenda todo esse processo, que perpasse o p&uacute;blico e o privado, que avance em estrat&eacute;gias para melhorar os sistemas de sa&uacute;de e transformar ent&atilde;o a sa&uacute;de populacional. &nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Toda esta tem&aacute;tica foi discutida no 4&ordm; CONBRACIS, onde elencou-se como prioridade os estudos em Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, para tornar e manter a popula&ccedil;&atilde;o com condi&ccedil;&otilde;es de vida saud&aacute;veis considerando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de dispon&iacute;veis para a popula&ccedil;&atilde;o, no &acirc;mbito do desenvolvimento sustent&aacute;vel (condi&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade), para tratamentos de epidemias e pandemias, vacinas e outros tratamentos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Os t&oacute;picos debatidos no evento em 2020 relacionou-se com os mais diversos segmentos da sa&uacute;de, desde equipamentos m&eacute;dicos, dispositivos, f&aacute;rmacos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os, baseados em evid&ecirc;ncias cient&iacute;ficas para subsidiar suas inser&ccedil;&otilde;es nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de, envolvendo as &aacute;reas da Educa&ccedil;&atilde;o F&iacute;sica, Nutri&ccedil;&atilde;o, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Psicologia, ci&ecirc;ncias farmac&ecirc;uticas e biol&oacute;gicas dentre as outras &aacute;reas que integram as Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, quer seja individual, coletiva ou p&uacute;blica, promovendo assim um ampla aprendizagem entre as &aacute;reas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins<br />\r\n
                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
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                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
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                  Egberto Santos Carmo - UFCG<br />\r\n
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                  R&ocirc;mulo Moreira dos Santos - UEPB<br />\r\n
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                  Thaise Alves Bezerra - UFPB<br />\r\n
                  Thamara Rodrigues de Melo - UNIFACISA<br />\r\n
                  Thayla Amorim Santino - UFRN<br />\r\n
                  Vanessa da N&oacute;brega Dias - UFRN<br />\r\n
                  Wanessa Azevedo de Brito - UFPE<br />\r\n
                  Wesley Cavalcante Cruz - UEPB<br />\r\n
                  Zilka Nanes Lima - UEPB<br />\r\n
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Publicado em 17 de dezembro de 2020

Resumo

A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) SE CARACTERIZADA POR TOTAL ESGOTAMENTO ENERGÉTICO INDIVIDUAL E SURGE COMO RESPOSTA À ESTRESSORES LABORAIS CRÔNICOS. PODE SE DESENVOLVER EM QUALQUER GRUPO OCUPACIONAL OU PRÉ-OCUPACIONAL INSERIDOS EM CONTEXTOS COM ALTA DEMANDA DE ATIVIDADES E PRESSÃO NO TRABALHO. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA COM OBJETIVO DE AVALIAR VALORES SIGNIFICATIVOS NAS DIMENSÕES DE BURNOUT EM GRADUANDOS DE PSICOLOGIA, DIFERENCIADOS POR PERÍODOS ACADÊMICOS DE INÍCIO, MEIO, E FINAL DO CURSO. PARTICIPARAM 147 ESTUDANTES (AMOSTRA DE 59,5%). FORAM APLICADOS OS INSTRUMENTOS: MASLACH BURNOUT INVENTORY – SS PARA MEDIR NÍVEIS DE INTENSIDADE DAS TRÊS DIMENSÕES DE BURNOUT: EXAUSTÃO EMOCIONAL (EE), EFICÁCIA PROFISSIONAL (EP) E DESCRENÇA (DE), E UMA FICHA SOCIODEMOGRÁFICA PARA CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA. FORAM EFETUADAS ANÁLISES DESCRITIVAS (MÉDIA, FREQUÊNCIA, DESVIO-PADRÃO, PORCENTAGEM) E COMPARATIVAS (ANOVA). OBSERVOU-SE 40,8% ESTUDANTES COM BAIXA EP, 14,3% COM EE, E APENAS 1,4% COM DE. NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE AS MÉDIAS DAS DIMENSÕES DE BURNOUT DOS ALUNOS POR PERÍODOS CURSADO (INÍCIO, MEIO E FINAL). CONCLUI-SE QUE OS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NÃO APRESENTAM SB, PORÉM AS DIMENSÕES AFETADAS (EE E EP) SUGEREM SOBRECARGA EMOCIONAL E SENTIMENTOS DE INCOMPETÊNCIA QUE MERECEM ATENÇÃO DOS GESTORES DA UNIVERSIDADE PARA EVITAR QUE FUTUROS PSICÓLOGOS INGRESSEM ADOECIDOS NO MERCADO DE TRABALHO E/OU VENHAM PRESTAR SERVIÇOS DE BAIXA QUALIDADE. TEORICAMENTE ESSAS DUAS DIMENSÕES SURGEM DA SOBRECARGA E ACÚMULO DE ATIVIDADES, MAS É PROVÁVEL QUE OUTROS ASPECTOS ESTRESSORES NO CONTEXTO ACADÊMICO ESTEJAM CONTRIBUINDO PARA DANIFICAR A SAÚDE MENTAL DA AMOSTRA. SUGERE-SE AVERIGUAR, EM FUTURAS PESQUISAS, AS PRINCIPAIS FONTES DO ESTRESSE ACADÊMICO EM PSICOLOGIA.

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