A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) SE CARACTERIZADA POR TOTAL ESGOTAMENTO ENERGÉTICO INDIVIDUAL E SURGE COMO RESPOSTA À ESTRESSORES LABORAIS CRÔNICOS. PODE SE DESENVOLVER EM QUALQUER GRUPO OCUPACIONAL OU PRÉ-OCUPACIONAL INSERIDOS EM CONTEXTOS COM ALTA DEMANDA DE ATIVIDADES E PRESSÃO NO TRABALHO. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA COM OBJETIVO DE AVALIAR VALORES SIGNIFICATIVOS NAS DIMENSÕES DE BURNOUT EM GRADUANDOS DE PSICOLOGIA, DIFERENCIADOS POR PERÍODOS ACADÊMICOS DE INÍCIO, MEIO, E FINAL DO CURSO. PARTICIPARAM 147 ESTUDANTES (AMOSTRA DE 59,5%). FORAM APLICADOS OS INSTRUMENTOS: MASLACH BURNOUT INVENTORY – SS PARA MEDIR NÍVEIS DE INTENSIDADE DAS TRÊS DIMENSÕES DE BURNOUT: EXAUSTÃO EMOCIONAL (EE), EFICÁCIA PROFISSIONAL (EP) E DESCRENÇA (DE), E UMA FICHA SOCIODEMOGRÁFICA PARA CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA. FORAM EFETUADAS ANÁLISES DESCRITIVAS (MÉDIA, FREQUÊNCIA, DESVIO-PADRÃO, PORCENTAGEM) E COMPARATIVAS (ANOVA). OBSERVOU-SE 40,8% ESTUDANTES COM BAIXA EP, 14,3% COM EE, E APENAS 1,4% COM DE. NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE AS MÉDIAS DAS DIMENSÕES DE BURNOUT DOS ALUNOS POR PERÍODOS CURSADO (INÍCIO, MEIO E FINAL). CONCLUI-SE QUE OS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NÃO APRESENTAM SB, PORÉM AS DIMENSÕES AFETADAS (EE E EP) SUGEREM SOBRECARGA EMOCIONAL E SENTIMENTOS DE INCOMPETÊNCIA QUE MERECEM ATENÇÃO DOS GESTORES DA UNIVERSIDADE PARA EVITAR QUE FUTUROS PSICÓLOGOS INGRESSEM ADOECIDOS NO MERCADO DE TRABALHO E/OU VENHAM PRESTAR SERVIÇOS DE BAIXA QUALIDADE. TEORICAMENTE ESSAS DUAS DIMENSÕES SURGEM DA SOBRECARGA E ACÚMULO DE ATIVIDADES, MAS É PROVÁVEL QUE OUTROS ASPECTOS ESTRESSORES NO CONTEXTO ACADÊMICO ESTEJAM CONTRIBUINDO PARA DANIFICAR A SAÚDE MENTAL DA AMOSTRA. SUGERE-SE AVERIGUAR, EM FUTURAS PESQUISAS, AS PRINCIPAIS FONTES DO ESTRESSE ACADÊMICO EM PSICOLOGIA.