APRESENTAMOS UM RECORTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DESENVOLVIDA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA EM QUE TRABALHAMOS COM A ANÁLISE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN COM APORTE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC) E NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD). OBJETIVAMOS ANALISAR AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO CONTO DO JOALHEIRO DO MALBA TAHAN PARA ENSINO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE, NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM LÚDICA, DINÂMICA E COM AUTONOMIA, À LUZ DA TSD E DA TCC. O REFERIDO CONTO APRESENTA UM CURIOSO PROBLEMA, QUE ENVOLVE O CONCEITO DE INTERPOLAÇÃO LINEAR, POIS NÃO EXISTE UMA RELAÇÃO PROPORCIONAL ENTRE AS GRANDEZAS ENVOLVIDAS, E PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA USANDO SOMENTE O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE, É NECESSÁRIO ENCONTRAR A DIFERENÇA ENTRE AS GRANDEZAS E ASSIM PODER COMPARÁ-LAS. O CONTO DO JOALHEIRO EM CONFORMIDADE COM A TCC É CARACTERIZADO NO CAMPO MULTIPLICATIVO TENDO EM VISTA QUE NESTE SE TRABALHA COM O CONCEITO DE PROPORÇÃO. ENTENDEMOS QUE ESTE CONTO APRESENTOU POTENCIALIDADE PARA TRABALHAR COM OS CONCEITOS DE GRANDEZA, PROPORÇÃO E A RELAÇÃO DE PROPORCIONALIDADE, OPORTUNIZOU TAMBÉM, DESENVOLVER A LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. O LIVRO BASE DA PESQUISA “O HOMEM QUE CALCULAVA” SE REVELOU UMA INTERESSANTE ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR COM A TCC E A TSD NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA, DINÂMICA E AUTÔNOMA, MOBILIZANDO E/OU CONSTRUINDO DIVERSOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. ASSIM, ADVOGAMOS QUE É IMPORTANTE O PROFESSOR DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS ABORDANDO DIFERENTES SITUAÇÕES E CONTEXTOS.