AS NOVAS TECNOLOGIAS EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES NO COTIDIANO DOS JOVENS, SEJA POR MEIO DE JOGOS ELETR?NICOS, INTERNET E OUTROS MEIOS MIDI?TICOS. MAS TECNOLOGIAS N?O T?O MODERNAS ? CONHECIDAS ASSIM POR ESTAREM PRESENTES H? S?CULOS, ? DESPEITO DA M?DIA IMPRESSA, POR EXEMPLO, OU AT? MESMO A TELEVIS?O, EST?O AINDA MUITO PRESENTES NO COTIDIANO POPULACIONAL. A TELEVIS?O ENCONTRA-SE PRESENTE NOS MAIS VARIADOS ?MBITOS DA SOCIEDADE, E PODE PROPORCIONAR AOS EDUCADORES UMA FERRAMENTA RELEVANTE ? FORMA??O DE CIDAD?OS CR?TICOS. OS DESENHOS ANIMADOS, DESSA FORMA, T?O PRESENTES NO DIA A DIA DOS ALUNOS, TORNAM-SE INSTRUMENTOS QUE TRANSMITEM INFORMA??ES DA ATUALIDADE, FORNECENDO CERTA REPRESENTA??O DO MUNDO, ISTO PORQUE AS SIGNIFICA??ES TRANSMITIDAS PELA TELEVIS?O S?O APROPRIADAS E REELABORADAS PELOS ALUNOS A PARTIR DE SUAS PR?PRIAS EXPERI?NCIAS. FICA EVIDENTE, PORTANTO, A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO EM UTILIZAR-SE DOS DESENHOS ANIMADOS COMO DOCUMENTOS PARA UMA PR?TICA EDUCACIONAL QUE CHAME A ATEN??O PARA O INCENTIVO AO DEBATE NAS ESCOLAS E, DESSA FORMA, SUPRINDO A PROBLEMATIZA??O DA FALTA DE INTERESSE DO ALUNADO E A FALTA DE RECURSOS DID?TICOS PRESENTES EM ALGUMAS INSTITUI??ES, LEVANDO AOS EDUCADORES UM RECURSO DID?TICO AUXILIAR ?S AULAS DE GEOGRAFIA, AL?M DE DESENVOLVER O PENSAMENTO CR?TICO NO ALUNO DIANTE DOS MEIOS DE COMUNICA??O.