CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE SE PENSAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DESDE O LOCAL, OBJETIVA-SE APRESENTAR CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSIBILIDADES DE DECOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR DESDE O CONTEXTO BRASILEIRO, MEDIANTE A FORMAÇÃO PARA A INTERCULTURALIDADE NO ÂMBITO DA ACADEMIA. PARA TANTO, REALIZOU-SE ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO EXPLORATÓRIO, COM REFLEXÕES A PARTIR DE APORTES TEÓRICOS DE PENSADORES PREFERENCIALMENTE LATINO-AMERICANOS. NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, ENTENDE-SE QUE A INTERCULTURALIDADE SE CONSTITUI NO CAMINHO PARA A EFETIVA DECOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA AMÉRICA LATINA, INCLUINDO, EVIDENTEMENTE, O BRASIL. ISSO PERMITE CONCLUIR QUE É NECESSÁRIO INVESTIR NA FORMAÇÃO DE DOCENTES – E TAMBÉM DISCENTES – NA PERSPECTIVA DA “COLABORAÇÃO INTERCULTURAL”, MEDIANTE O QUESTIONAMENTO SOBRE SISTEMAS, NORMAS, CONCEPÇÕES, CONTEÚDOS, PRÁTICAS, POSTURAS E ATITUDES PRESENTES NO FAZER PEDAGÓGICO DE DOCENTES E NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, COM VISTAS À DECOLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.