A PESQUISA POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, LOTADOS NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ACERCA DOS POSSÍVEIS DILEMAS NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ATIVIDADES PRESENCIAIS EM ATIVIDADES REMOTAS, NO PERÍODO DA PANDEMIA PELA COVID-19. ESTA ANÁLISE ESTÁ APORTADA TEORICAMENTE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MOSCOVICI E METODOLOGICAMENTE NAS TÉCNICAS DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E DO ÍNDICE DE REPRESENTATIVIDADE. O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSIVAS DOS PROFESSORES DESTA PESQUISA APONTA PARA O DESGASTE EMOCIONAL EM FUNÇÃO DA PRECARIZAÇÃO E DA IMPROVISAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM REMOTAS. A FALTA DE DOMÍNIO DOS PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EXCLUSÃO DIGITAL DOS ESTUDANTES GERARAM UM DESCONFORTO COLETIVO, SALVAGUARDANDO O ESPÍRITO DE CORPO COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO À IDENTIDADE PROFISSIONAL.