ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – IFG, CAMPUS DE VALPARAÍSO DE GOIÁS. NESTE TRABALHO, APRESENTA-SE UMA ANÁLISE DAS MATRÍCULAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BUSCANDO COMPREENDER AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO DO ENTORNO SUL DO DISTRITO FEDERAL, A SABER: CIDADE OCIDENTAL, LUZIÂNIA, NOVO GAMA E VALPARAÍSO DE GOIÁS. A PARTIR DOS RESULTADOS DO CENSO ESCOLAR/INEP (2007-2018), VERIFICAMOS O AUMENTO DAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E, EM SUA MAIORIA, EM TURMAS INCLUSIVAS. ESSE AUMENTO TAMBÉM SE DÁ CONFORME O CRESCIMENTO POPULACIONAL E ECONÔMICO NA REGIÃO. DESSA FORMA, DESTACAMOS NESSE TEXTO ALGUMAS REFLEXÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NESSE RECORTE TEMPORAL. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE HOUVE UM AUMENTO DE MATRÍCULAS DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EM CLASSES COMUNS EM TODOS OS MUNICÍPIOS ANALISADOS.