ALGUNS DILEMAS DA LICENCIATURA E DOS/AS/ES EDUCADORES/AS EM SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75628 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 888 "titulo" => "ALGUNS DILEMAS DA LICENCIATURA E DOS/AS/ES EDUCADORES/AS EM SOCIOLOGIA" "resumo" => "A PERGUNTA, O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA?, JÁ ERA UM TANTO QUANTO DENSA, AO QUE DEVEMOS AGORA: O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL? COMO SUSTENTAR O PROCESSO AINDA TÃO FRÁGIL DE LECIONAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, MESMO NO ENSINO SUPERIOR, E AO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO? O PERFIL, FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÃO SUBJETIVA-OBJETIVA COM A SOCIOLOGIA E O ENSINO DA DISCIPLINA SÃO EIXOS DA PRETENSÃO DESTE TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ESTÁGIO INICIAL. NOSSO OBJETIVO É DELINEAR O PERFIL DO CORPO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, POIS OS CONTEXTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (SILVA, 2010), A SOCIOLOGIA NÃO MANTEVE CONSTÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A CARACTERÍSTICA DE INCONSTÂNCIA É REFORÇADA NOS ÚLTIMOS ANOS (LEI 13.415/17), UMA VEZ QUE AO INSERI-LA COMO ESTUDOS E PRÁTICAS, “NÃO É POSSÍVEL DIZER SE A SOCIOLOGIA SERÁ MINISTRADA COMO DISCIPLINA OU SE CONTEÚDOS DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRARÃO OUTRAS DISCIPLINAS JÁ CONSAGRADAS DE MODO INTERDISCIPLINAR” (MACHALA; MATOS, 2019, P. 113). SOMA-SE A PRETERIÇÃO (DISCENTE E DOCENTE) VIVENCIADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM RELAÇÃO AOS DE BACHARELADO (PEREIRA, GUIMARÃES E SILVA, 2019). E AINDA, 85,3% A LECIONAR SOCIOLOGIA POSSUEM OUTRAS FORMAÇÕES, SEQUER COM COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA, AINDA QUE 55,9% DOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA (HABILITADOS OU NÃO) SEJAM CONCURSADOS, FRENTE A MÉDIA DE 68,1% EM GERAL. A ESCASSEZ DE CONCURSOS PÚBLICOS, CONTRATAÇÃO, TRANSFORMAÇÕES SOBRE APLICABILIDADE E OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE HORAS-AULA, SÃO FATORES A DIFICULTAR A DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. O CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 REFORÇARÁ A OFERTA EM CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA -EAD (BRASIL, 2018)? QUAIS IMPACTOS NO TRABALHO DOS/AS/ES PROFESSOR/AS/ES? PARA ALÉM DO PERFIL, DESEJAMOS ENTENDER AS QUESTÕES POSTAS NESTE PERÍODO EXCEPCIONAL, QUE ENDOSSAM OS MALES E DIFICULDADES QUE A CLASSE E A ÁREA HÁ MUITO ENFRENTAM. A PESQUISA CONTA COM UM FORMULÁRIO VIRTUAL, À POSSIBILIDADE DA JUNÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUESTÕES ABERTAS, E QUESTIONÁRIO FECHADO (GOLDENBERG, 2004), FINALIZADO NO FINAL DE 2020, COM DIVULGAÇÃO INICIADA EM FEVEREIRO DE 2021. AS INCERTEZAS E DIFICULDADES NO PERÍODO PANDÊMICO ESCANCARARAM MUITAS REALIDADES. AINDA SERÃO MÚLTIPLOS OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS, SOBRETUDO ONDE, COM OU SEM PANDEMIA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, JÁ SE FAZIAM PRESENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "CONDIÇÃO DE TRABALHO, FORMAÇÃO LICENCIATURA, EDUCADORES EM SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID888_22032021160518.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRILA GREICY" "autor_nome_curto" => "MIRILA CUNHA" "autor_email" => "mirila@edu.unirio.br" "autor_ies" => "UNIRIO E UFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75628 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 888 "titulo" => "ALGUNS DILEMAS DA LICENCIATURA E DOS/AS/ES EDUCADORES/AS EM SOCIOLOGIA" "resumo" => "A PERGUNTA, O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA?, JÁ ERA UM TANTO QUANTO DENSA, AO QUE DEVEMOS AGORA: O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL? COMO SUSTENTAR O PROCESSO AINDA TÃO FRÁGIL DE LECIONAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, MESMO NO ENSINO SUPERIOR, E AO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO? O PERFIL, FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÃO SUBJETIVA-OBJETIVA COM A SOCIOLOGIA E O ENSINO DA DISCIPLINA SÃO EIXOS DA PRETENSÃO DESTE TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ESTÁGIO INICIAL. NOSSO OBJETIVO É DELINEAR O PERFIL DO CORPO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, POIS OS CONTEXTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (SILVA, 2010), A SOCIOLOGIA NÃO MANTEVE CONSTÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A CARACTERÍSTICA DE INCONSTÂNCIA É REFORÇADA NOS ÚLTIMOS ANOS (LEI 13.415/17), UMA VEZ QUE AO INSERI-LA COMO ESTUDOS E PRÁTICAS, “NÃO É POSSÍVEL DIZER SE A SOCIOLOGIA SERÁ MINISTRADA COMO DISCIPLINA OU SE CONTEÚDOS DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRARÃO OUTRAS DISCIPLINAS JÁ CONSAGRADAS DE MODO INTERDISCIPLINAR” (MACHALA; MATOS, 2019, P. 113). SOMA-SE A PRETERIÇÃO (DISCENTE E DOCENTE) VIVENCIADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM RELAÇÃO AOS DE BACHARELADO (PEREIRA, GUIMARÃES E SILVA, 2019). E AINDA, 85,3% A LECIONAR SOCIOLOGIA POSSUEM OUTRAS FORMAÇÕES, SEQUER COM COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA, AINDA QUE 55,9% DOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA (HABILITADOS OU NÃO) SEJAM CONCURSADOS, FRENTE A MÉDIA DE 68,1% EM GERAL. A ESCASSEZ DE CONCURSOS PÚBLICOS, CONTRATAÇÃO, TRANSFORMAÇÕES SOBRE APLICABILIDADE E OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE HORAS-AULA, SÃO FATORES A DIFICULTAR A DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. O CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 REFORÇARÁ A OFERTA EM CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA -EAD (BRASIL, 2018)? QUAIS IMPACTOS NO TRABALHO DOS/AS/ES PROFESSOR/AS/ES? PARA ALÉM DO PERFIL, DESEJAMOS ENTENDER AS QUESTÕES POSTAS NESTE PERÍODO EXCEPCIONAL, QUE ENDOSSAM OS MALES E DIFICULDADES QUE A CLASSE E A ÁREA HÁ MUITO ENFRENTAM. A PESQUISA CONTA COM UM FORMULÁRIO VIRTUAL, À POSSIBILIDADE DA JUNÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUESTÕES ABERTAS, E QUESTIONÁRIO FECHADO (GOLDENBERG, 2004), FINALIZADO NO FINAL DE 2020, COM DIVULGAÇÃO INICIADA EM FEVEREIRO DE 2021. AS INCERTEZAS E DIFICULDADES NO PERÍODO PANDÊMICO ESCANCARARAM MUITAS REALIDADES. AINDA SERÃO MÚLTIPLOS OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS, SOBRETUDO ONDE, COM OU SEM PANDEMIA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, JÁ SE FAZIAM PRESENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "CONDIÇÃO DE TRABALHO, FORMAÇÃO LICENCIATURA, EDUCADORES EM SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID888_22032021160518.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRILA GREICY" "autor_nome_curto" => "MIRILA CUNHA" "autor_email" => "mirila@edu.unirio.br" "autor_ies" => "UNIRIO E UFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }