LETRAMENTO DIGITAL: ORIGENS E CONCEITUAÇÃO DO TERMO A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75832 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 376 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: ORIGENS E CONCEITUAÇÃO DO TERMO A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA" "resumo" => "COM O SURGIMENTO DA PANDEMIA DO VÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19), EM 2020, AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS TIVERAM QUE SE ADEQUAR ÀS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), O QUE IMPOSSIBILITOU A GARANTIA À EDUCAÇÃO DE DIVERSOS ESTUDANTES NO PAÍS. FATORES COMO A FALTA DE ACESSO À INTERNET E DE CONHECIMENTOS SOBRE LETRAMENTO DIGITAL CONTRIBUÍRAM PARA A EVASÃO ESCOLAR DE MUITOS ALUNOS. ASSIM SENDO, TORNARAM-SE RECORRENTES, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DISCUSSÕES REFERENTES AO TEMA LETRAMENTO DIGITAL, TANTO NAS ESCOLAS QUANTO NO MEIO ACADÊMICO. NESSA ESTEIRA, HÁ A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO ACERCA DO CONCEITO DE LETRAMENTO, PARA QUE SE POSSA DISCUTIR SOBRE AS NOVAS FORMAS DE PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E COMO ESTAS ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DAS ESCOLAS, APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA. EM FUNÇÃO DISSO, ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO CONCEITO DE LETRAMENTO DIGITAL, DESDE AS ORIGENS DO TERMO LETRAMENTO E A SUA INSERÇÃO NAS DISCUSSÕES VOLTADAS AO USO DA ESCRITA E LEITURA EM PRÁTICAS SOCIAIS. PARA TANTO, UTILIZA ESTUDOS RELACIONADOS À TEMÁTICA PARA PENSAR SOBRE DIFERENTES ASPECTOS LIGADOS A ESTE CONCEITO, COMO AS CONCEPÇÕES DE SOARES (2009), KLEIMAN (1995), RIBEIRO (2004), QUE DISCUTEM SOBRE AS ORIGENS DO TERMO LETRAMENTO; STREET (2014), SOBRE OS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO; TFOUNI (1995), SOBRE O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO; E ALEXANDRE (2019), QUE DISCORRE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL. POR FIM, ESTE ARTIGO, COM BASE NAS TEORIAS SUPRACITADAS QUE SÃO APRESENTADAS NO DECORRER DO TEXTO, ESBOÇA UM CONCEITO QUE COMPREENDA O SIGNIFICADO DO LETRAMENTO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA" "palavra_chave" => "CONCEITO DE LETRAMENTO, ESCRITA E LEITURA, LETRAMENTO DIGITAL, PRÁTICAS SOCIAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA106_ID376_12072021165112.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESICA CARVALHO SALES" "autor_nome_curto" => "JESICA CARVALHO" "autor_email" => "carvalhojesicama@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75832 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 376 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: ORIGENS E CONCEITUAÇÃO DO TERMO A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA" "resumo" => "COM O SURGIMENTO DA PANDEMIA DO VÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19), EM 2020, AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS TIVERAM QUE SE ADEQUAR ÀS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), O QUE IMPOSSIBILITOU A GARANTIA À EDUCAÇÃO DE DIVERSOS ESTUDANTES NO PAÍS. FATORES COMO A FALTA DE ACESSO À INTERNET E DE CONHECIMENTOS SOBRE LETRAMENTO DIGITAL CONTRIBUÍRAM PARA A EVASÃO ESCOLAR DE MUITOS ALUNOS. ASSIM SENDO, TORNARAM-SE RECORRENTES, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DISCUSSÕES REFERENTES AO TEMA LETRAMENTO DIGITAL, TANTO NAS ESCOLAS QUANTO NO MEIO ACADÊMICO. NESSA ESTEIRA, HÁ A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO ACERCA DO CONCEITO DE LETRAMENTO, PARA QUE SE POSSA DISCUTIR SOBRE AS NOVAS FORMAS DE PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E COMO ESTAS ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DAS ESCOLAS, APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA. EM FUNÇÃO DISSO, ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO CONCEITO DE LETRAMENTO DIGITAL, DESDE AS ORIGENS DO TERMO LETRAMENTO E A SUA INSERÇÃO NAS DISCUSSÕES VOLTADAS AO USO DA ESCRITA E LEITURA EM PRÁTICAS SOCIAIS. PARA TANTO, UTILIZA ESTUDOS RELACIONADOS À TEMÁTICA PARA PENSAR SOBRE DIFERENTES ASPECTOS LIGADOS A ESTE CONCEITO, COMO AS CONCEPÇÕES DE SOARES (2009), KLEIMAN (1995), RIBEIRO (2004), QUE DISCUTEM SOBRE AS ORIGENS DO TERMO LETRAMENTO; STREET (2014), SOBRE OS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO; TFOUNI (1995), SOBRE O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO; E ALEXANDRE (2019), QUE DISCORRE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL. POR FIM, ESTE ARTIGO, COM BASE NAS TEORIAS SUPRACITADAS QUE SÃO APRESENTADAS NO DECORRER DO TEXTO, ESBOÇA UM CONCEITO QUE COMPREENDA O SIGNIFICADO DO LETRAMENTO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA" "palavra_chave" => "CONCEITO DE LETRAMENTO, ESCRITA E LEITURA, LETRAMENTO DIGITAL, PRÁTICAS SOCIAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA106_ID376_12072021165112.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESICA CARVALHO SALES" "autor_nome_curto" => "JESICA CARVALHO" "autor_email" => "carvalhojesicama@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }