ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A INTER-RELAÇÃO ENTRE OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS E O ETHOS MASCULINO COMO ATIVIDADE INTERATIVA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PERFUME. APOIAMOS NOSSO ESTUDO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO SEMIOLINGUÍSTICA PARA COMPREENDER OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA INTER-RELAÇÃO COM O ETHOS MASCULINO EM CHARAUDEAU (2010), PARA, ASSIM, NOTIFICAR OS EFEITOS DESSA INTER-RELAÇÃO NA PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE SENTIDO. ALÉM DISSO, FAZEMOS INTERLOCUÇÃO COM A LINGUÍSTICA TEXTUAL PARA TRATAR O PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO, ASPECTO IMPORTANTE RELATIVO À PROPRIEDADE CONSTITUTIVA DO TEXTO (CAVALCANTE ET AL, 2019). PARA CARACTERIZAR O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, UTILIZAMOS CONCEITOS APORTADOS EM SOUSA (2017). PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS, OPERAMOS COM AS SEGUINTES CATEGORIAS: SABERES DE CRENÇA, IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS DE TRADIÇÃO E DE MODERNIDADE, ETHOS, (CHARAUDEAU, 2013), E COMPREENSÃO COMO PROCESSO INTERATIVO (MARCUSCHI, 2008). QUANTO À METODOLOGIA, REALIZAMOS UMA PESQUISA COM ABORDAGEM INDUTIVA, DO TIPO ANALÍTICO-DISCURSIVA, EM QUE ANALISAMOS30 (TRINTA) ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PERFUME,DENTRE OS QUAIS SELECIONAMOS TRÊS PARA ESTE ESTUDO. COMO RESULTADOS, CONSTATAMOS QUE OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS, NA INTER-RELAÇÃO COM O ETHOS MASCULINO PROJETADO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PERFUME, CONSTITUEM-SE COMO ESTRATÉGIAS DE SEDUÇÃO PRÓPRIA DESSE GÊNERO, QUE INCITA À COMPRA POR MEIO DO IMAGINÁRIO DE CONSUMO. LOGO, PODE-SE CONCLUIR QUE, AO CONSIDERAR A COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PERFUME COMO ATIVIDADE INTERATIVA QUE CONDUZ À COMPREENSÃO DOS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS E DO ETHOS MASCULINO COMO ESTRATÉGIA QUE LEVA AO CONSUMO EXAGERADO, TORNA-SE CADA VEZ MAIS URGENTE, EM TEMPOS DE CONSUMISMO DE MASSA, INTEGRAR ESSE GÊNERO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, EM PARTICULAR, NOS NÍVEIS BÁSICOS DE ENSINO.