FÁBULA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA: INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75854 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 571 "titulo" => "FÁBULA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA: INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO" "resumo" => "A FÁBULA É UM GÊNERO BASTANTE ATRATIVO, E POR APRESENTAR CARACTERÍSTICAS QUE TRANSMITEM LIÇÕES DE MORAL, ACABAM POR INFLUENCIAR TANTO ADULTOS QUANTO CRIANÇAS, DESPERTANDO CURIOSIDADE E ATIÇANDO A IMAGINAÇÃO. PENSANDO NISSO, ESTE ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA FÁBULA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO? INICIALMENTE A MOTIVAÇÃO PARA PESQUISAR O REFERIDO TEMA SURGIU DA NECESSIDADE DE OFERECER UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA HUMANIZADORA, E NÃO LIMITAR-SE SOMENTE A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. DIANTE DISSO, O ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS FÁBULAS COMO RECURSO DIDÁTICO QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL NOS INDIVÍDUOS (LEITOR). A METODOLOGIA ABORDADA SE BASEIA EM TRABALHO BIBLIOGRÁFICO, COMO PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA. PRESSUPÕE-SE QUE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO DESSE GÊNERO RESIDE NA POSSIBILIDADE DE SINTETIZAR O DEBATE EM TORNO DOS VALORES MORAIS E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DO LEITOR, VISTO QUE A PARTIR DE UMA BOA LEITURA O NDIVÍDUO SE TORNA CAPAZ DE COMPREENDER O MUNDO A SUA VOLTA E ADQUIRIR CONSCIÊNCIA SOBRE SEUS PRÓPRIOS ATOS E AÇÕES NO MEIO EM QUE VIVE, ALÉM DE SE TORNAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FUTUROS PESQUISADORES SOBRE O TEMA PROPOSTO. DIANTE DISTO, COMPREENDE-SE QUE O USO DAS FÁBULAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO, AJUDA A FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, E QUE A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR E MAIS JUSTA, DECORRE DE UM COMPROMETIMENTO CONJUNTO ENTRE FAMÍLIA (O PRIMEIRO AMBIENTE COM O QUAL O INDIVÍDUO TEM CONTATO), PROFESSORES (CONSCIENTES DE SEU PAPEL COMO EDUCADORES E FORMADORES DE OPINIÃO), GESTORES (VISANDO FORNECER UM AMBIENTE ABERTO E DE FÁCIL ACESSO AOS PAIS) BEM COMO A PRÓPRIA COMUNIDADE, QUE PODE E DEVE, EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, CONTRIBUIR COM SUGESTÕES SIGNIFICATIVAS. É INTERESSANTE QUE O PROFESSOR TRAGA PARA SALA DE AULA TEXTOS DO COTIDIANO, FAÇA LEITURA ORAL COM OS ALUNOS E PROMOVA DISCUSSÕES SOBRE TAIS TEMAS. É PRECISO TAMBÉM HAVER ACEITAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS EDUCANDOS, SOBRE A SERIEDADE DE APRENDER E REPASSAR OS PRINCÍPIOS ÉTICOS APRENDIDOS NA ESCOLA. ASSIM, PODERÃO REFLETIR SOBRE OS VALORES E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA PESSOAL E SOCIAL. CABE DESTACAR A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E SOCIEDADE NESTE PROCESSO FORMADOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE LITERATURA" "palavra_chave" => "FÁBULAS, VALORES MORAIS, PENSAMENTO CRÍTICO, LEITURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA108_ID571_30072021123213.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA MARIA MARTINS" "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS" "autor_email" => "luana.martinns@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75854 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 571 "titulo" => "FÁBULA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA: INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO" "resumo" => "A FÁBULA É UM GÊNERO BASTANTE ATRATIVO, E POR APRESENTAR CARACTERÍSTICAS QUE TRANSMITEM LIÇÕES DE MORAL, ACABAM POR INFLUENCIAR TANTO ADULTOS QUANTO CRIANÇAS, DESPERTANDO CURIOSIDADE E ATIÇANDO A IMAGINAÇÃO. PENSANDO NISSO, ESTE ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA FÁBULA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO? INICIALMENTE A MOTIVAÇÃO PARA PESQUISAR O REFERIDO TEMA SURGIU DA NECESSIDADE DE OFERECER UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA HUMANIZADORA, E NÃO LIMITAR-SE SOMENTE A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. DIANTE DISSO, O ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS FÁBULAS COMO RECURSO DIDÁTICO QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL NOS INDIVÍDUOS (LEITOR). A METODOLOGIA ABORDADA SE BASEIA EM TRABALHO BIBLIOGRÁFICO, COMO PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA. PRESSUPÕE-SE QUE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO DESSE GÊNERO RESIDE NA POSSIBILIDADE DE SINTETIZAR O DEBATE EM TORNO DOS VALORES MORAIS E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DO LEITOR, VISTO QUE A PARTIR DE UMA BOA LEITURA O NDIVÍDUO SE TORNA CAPAZ DE COMPREENDER O MUNDO A SUA VOLTA E ADQUIRIR CONSCIÊNCIA SOBRE SEUS PRÓPRIOS ATOS E AÇÕES NO MEIO EM QUE VIVE, ALÉM DE SE TORNAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FUTUROS PESQUISADORES SOBRE O TEMA PROPOSTO. DIANTE DISTO, COMPREENDE-SE QUE O USO DAS FÁBULAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO, AJUDA A FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, E QUE A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR E MAIS JUSTA, DECORRE DE UM COMPROMETIMENTO CONJUNTO ENTRE FAMÍLIA (O PRIMEIRO AMBIENTE COM O QUAL O INDIVÍDUO TEM CONTATO), PROFESSORES (CONSCIENTES DE SEU PAPEL COMO EDUCADORES E FORMADORES DE OPINIÃO), GESTORES (VISANDO FORNECER UM AMBIENTE ABERTO E DE FÁCIL ACESSO AOS PAIS) BEM COMO A PRÓPRIA COMUNIDADE, QUE PODE E DEVE, EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, CONTRIBUIR COM SUGESTÕES SIGNIFICATIVAS. É INTERESSANTE QUE O PROFESSOR TRAGA PARA SALA DE AULA TEXTOS DO COTIDIANO, FAÇA LEITURA ORAL COM OS ALUNOS E PROMOVA DISCUSSÕES SOBRE TAIS TEMAS. É PRECISO TAMBÉM HAVER ACEITAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS EDUCANDOS, SOBRE A SERIEDADE DE APRENDER E REPASSAR OS PRINCÍPIOS ÉTICOS APRENDIDOS NA ESCOLA. ASSIM, PODERÃO REFLETIR SOBRE OS VALORES E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA PESSOAL E SOCIAL. CABE DESTACAR A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E SOCIEDADE NESTE PROCESSO FORMADOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE LITERATURA" "palavra_chave" => "FÁBULAS, VALORES MORAIS, PENSAMENTO CRÍTICO, LEITURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA108_ID571_30072021123213.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA MARIA MARTINS" "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS" "autor_email" => "luana.martinns@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }