Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID E O ENSINO MÉDIO: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS, PIBID, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80003
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 716
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "PIBID E O ENSINO MÉDIO: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE ENSAIO ? FRUTO DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO BOLSISTAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA- PIBID - UEPB, REALIZADO NO PER?ODO DE ABRIL DE 2021. O MESMO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER A CONTRIBUI??O DA ATUA??O DAS/OS PIBIDIANAS/OS DE SOCIOLOGIA NA FORMA??O DAS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO. NESSE SENTIDO, FORAM UTILIZADAS BIBLIOGRAFIAS SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ASSIM COMO NAS IDEIAS A RESPEITO DA EDUCA??O DA PR?XIS FREIRIANA, MEDIADA PELA DIALOGICIDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVA??O INDIRETA E APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS FECHADAS, QUE FOI ENCAMINHADO AS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA, DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO GOOGLE FORMS. AS PERGUNTAS OBJETIVARAM COMPREENDER A PERCEP??O DAS/OS DISCENTES ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO PIBID NAS ATIVIDADES S?NCRONAS DE SOCIOLOGIA, NO PER?ODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2020.  DESSE MODO, PAUTAMO-NOS EM NARRATIVAS DE ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO, DA ESCOLA L?CUS DA ATUA??O DO PIBID DE SOCIOLOGIA DA UEPB, COM FOCO NAS CONTRIBUI??ES DAS/OS LICENCIANDAS/OS DE SOCIOLOGIA, NAS AULAS MINISTRADAS. POR MEIO DESTA REFLEX?O, ? POSS?VEL ENTENDERMOS A IMPORT?NCIA DA PARCERIA PIBID E ESCOLA P?BLICA, ENSEJANDO EM OUTRAS MANEIRAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E PROMOVENDO A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORAS/ES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS, PIBID, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66d6f336c9501_03092024082958.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => "2024-09-03 08:29:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADYNE MARIA MARINHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NADYNE MARIA"
    "autor_email" => "nadyne13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80003
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 716
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "PIBID E O ENSINO MÉDIO: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE ENSAIO ? FRUTO DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO BOLSISTAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA- PIBID - UEPB, REALIZADO NO PER?ODO DE ABRIL DE 2021. O MESMO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER A CONTRIBUI??O DA ATUA??O DAS/OS PIBIDIANAS/OS DE SOCIOLOGIA NA FORMA??O DAS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO. NESSE SENTIDO, FORAM UTILIZADAS BIBLIOGRAFIAS SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ASSIM COMO NAS IDEIAS A RESPEITO DA EDUCA??O DA PR?XIS FREIRIANA, MEDIADA PELA DIALOGICIDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVA??O INDIRETA E APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS FECHADAS, QUE FOI ENCAMINHADO AS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA, DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO GOOGLE FORMS. AS PERGUNTAS OBJETIVARAM COMPREENDER A PERCEP??O DAS/OS DISCENTES ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO PIBID NAS ATIVIDADES S?NCRONAS DE SOCIOLOGIA, NO PER?ODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2020.  DESSE MODO, PAUTAMO-NOS EM NARRATIVAS DE ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO, DA ESCOLA L?CUS DA ATUA??O DO PIBID DE SOCIOLOGIA DA UEPB, COM FOCO NAS CONTRIBUI??ES DAS/OS LICENCIANDAS/OS DE SOCIOLOGIA, NAS AULAS MINISTRADAS. POR MEIO DESTA REFLEX?O, ? POSS?VEL ENTENDERMOS A IMPORT?NCIA DA PARCERIA PIBID E ESCOLA P?BLICA, ENSEJANDO EM OUTRAS MANEIRAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E PROMOVENDO A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORAS/ES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS, PIBID, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66d6f336c9501_03092024082958.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => "2024-09-03 08:29:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADYNE MARIA MARINHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NADYNE MARIA"
    "autor_email" => "nadyne13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ENSAIO ? FRUTO DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO BOLSISTAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA- PIBID - UEPB, REALIZADO NO PER?ODO DE ABRIL DE 2021. O MESMO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER A CONTRIBUI??O DA ATUA??O DAS/OS PIBIDIANAS/OS DE SOCIOLOGIA NA FORMA??O DAS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO. NESSE SENTIDO, FORAM UTILIZADAS BIBLIOGRAFIAS SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ASSIM COMO NAS IDEIAS A RESPEITO DA EDUCA??O DA PR?XIS FREIRIANA, MEDIADA PELA DIALOGICIDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVA??O INDIRETA E APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS FECHADAS, QUE FOI ENCAMINHADO AS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA, DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO GOOGLE FORMS. AS PERGUNTAS OBJETIVARAM COMPREENDER A PERCEP??O DAS/OS DISCENTES ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO PIBID NAS ATIVIDADES S?NCRONAS DE SOCIOLOGIA, NO PER?ODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2020. DESSE MODO, PAUTAMO-NOS EM NARRATIVAS DE ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO, DA ESCOLA L?CUS DA ATUA??O DO PIBID DE SOCIOLOGIA DA UEPB, COM FOCO NAS CONTRIBUI??ES DAS/OS LICENCIANDAS/OS DE SOCIOLOGIA, NAS AULAS MINISTRADAS. POR MEIO DESTA REFLEX?O, ? POSS?VEL ENTENDERMOS A IMPORT?NCIA DA PARCERIA PIBID E ESCOLA P?BLICA, ENSEJANDO EM OUTRAS MANEIRAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E PROMOVENDO A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORAS/ES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.