O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI VERIFICAR O N?VEL DE INTERA??O DOS ALUNOS COM OS CONTE?DOS DA GEOMETRIA PLANA E COM O USO DO ORIGAMI. A REALIZA??O DO TRABALHO ? JUSTIFICADA EM VIRTUDE DO CEN?RIO DO ENSINO DA MATEM?TICA NAS ESCOLAS, MARCADO PRINCIPALMENTE PELO TRADICIONALISMO E PELA POUCA ARTICULA??O DOS CONTE?DOS COM A REALIDADE DOS EDUCANDOS. PARA EXECU??O DA PESQUISA FOI FEITO O USO DA PESQUISA A??O E DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, A FIM DE LEVANTAR INFORMA??ES APROFUNDADAS SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. A APLICA??O DO PROJETO ACONTECEU NUMA ESCOLA P?BLICA, COM ALUNOS DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. A PARTIR DA UTILIZA??O DO ORIGAMI COMO RECURSO AUXILIAR FOI POSS?VEL PROPOR MELHORIAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS A PARTIR DA UTILIZA??O DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA SUPORTE NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA.