ESSE ARTIGO ? UM RECORTE DO TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAV?S DAS DIN?MICAS AVALIATIVAS DA DISCIPLINA DE T?PICOS EM EDUCA??O FINANCEIRA ESCOLAR, COMPONENTE CURRICULAR DA GRADUA??O EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CUJAS DISCUSS?ES DAS AULAS INTEGRARAM A PESQUISA COMO EXPLORAT?RIA. ESSA ? TAMB?M, UMA PESQUISA QUALITATIVA E DOCUMENTAL, REALIZADA ATRAV?S DA AN?LISE DO LIVRO DID?TICO DE EDUCA??O FINANCEIRA, DOS EXEMPLARES DO PROFESSOR E DO ALUNO, DO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NOS QUAIS PUDEMOS OBSERVAR QUE A EXECU??O DE MUITAS DAS ATIVIDADES DEPENDE DA POSTURA ASSUMIDA PELO DOCENTE DURANTE A CONDU??O DAS ORIENTA??ES E SUGEST?ES PROPOSTAS NO SEU EXEMPLAR. SOMAMOS ENT?O, NOSSA PREOCUPA??O COM A DE TANTAS OUTRAS PESQUISAS QUE AVALIAM A FORMA??O DOS EDUCADORES QUE ATUAM COM ESSA PR?TICA NOS AMBIENTES ESCOLARES, NUMA ATEN??O QUANTO AOS PERCURSOS DO MATERIAL DID?TICO DISPONIBILIZADO, NA ABORDAGEM ACERCA DA PROPOSTA DA EDUCA??O FINANCEIRA, EM SUAS POSSIBILIDADES DE INVESTIGA??O E PROVOCA??O DA REFLEX?O E CRITICIDADE.