A LEITURA E A ESCRITA S?O EXPRESS?ES CULTURAIS SIMB?LICAS NA TRAJET?RIA ESCOLAR, MAS PODEM SER MOTIVOS DE FRUSTRA??O. COMPREENDER A ESCOLA COMO UM ESPA?O DE TRABALHAR AS DIFEREN?AS FAZ PARTE DO PROCESSO QUANDO O ASSUNTO ? TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. DENTRE ELES, PODEMOS DESTACAR A DISLEXIA, QUE APRESENTA COMO DIFICULDADES A GRAFIA, IDENTIFICA??O DE PALAVRAS E RECONHECIMENTO DE S?LABAS, AFETANDO QUEST?ES SOCIAIS, EMOCIONAIS E AFETIVAS. ESSES FATORES DEMANDAM A PRESEN?A E ACOMPANHAMENTO DE OUTROS PROFISSIONAIS QUE DEVEM COMPOR A EQUIPE PEDAG?GICA. NESSE SENTIDO, POR MEIO DE UMA REVIS?O DE LITERATURA NARRATIVA BUSCOU-SE IDENTIFICAR QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA ESCOLA RELACIONADA ? DISLEXIA. VERIFICOU-SE QUE O ASSUNTO SOBRE A ATUA??O DA PSICOLOGIA AINDA ? POUCO PUBLICIZADO E SE CONCENTRA EM ELEMENTOS DA AVALIA??O PSICOL?GICA PARA A COMPOSI??O DE DIAGN?STICOS. FOI POSS?VEL, TAMB?M, DESTACAR APONTAMENTOS NO QUE DIZ RESPEITO AO MODELO ONLINE DE ENSINO E ADAPTA??ES NAS ESTRAT?GIAS E INTERVEN??O DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS. A UTILIZA??O DE FERRAMENTAS COMO A LOUSA INTERATIVA, DO GOOGLE MEET, PARA DESENHAR LETRAS E RECONHECER IMAGENS, APARECE COMO SUGEST?O PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR.