INSERÇÃO NO MUNDO LETRADO NO AMBIENTE ESCOLAR: O QUE AS CRIANÇAS TÊM A DIZER SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUA PROFESSORA ALFABETIZADORA?
"2021-12-08 11:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83233 "edicao_id" => 189 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "INSERÇÃO NO MUNDO LETRADO NO AMBIENTE ESCOLAR: O QUE AS CRIANÇAS TÊM A DIZER SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUA PROFESSORA ALFABETIZADORA?" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE AS AÇÕES DIDÁTICAS ELABORADAS PELA SUA PROFESSORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS APRENDIZAGENS RELACIONADAS À LEITURA E ESCRITA. A PESQUISA QUALITATIVA TEVE SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA FORAM CRIANÇAS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, DA PERIFERIA, DE FORTALEZA, MATRICULADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA TEORICAMENTE NOS ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SOARES (1998, 2011, 2021), SOARES E BATISTA (2005), KLEIMAN (2009) ETC. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODE-SE DESTACAR QUE OS ALUNOS “ATRIBUEM” CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SUA PROFESSORA, COMO POR EXEMPLO, ENSINO LIVRESCO, A AUSÊNCIA DE METODOLOGIAS VARIADAS, A FALTA DE UMA MAIOR ORGANICIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, A DESVALORIZAÇÃO DE QUALQUER POSICIONAMENTO DOS EDUCANDOS SOBRE OS CONTEÚDOS, A AUSÊNCIA DE UM ENSINO SISTEMÁTICO QUE PRIVILEGIE AS ESPECIFICIDADES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, SENDO ASSIM, ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA NÃO PROPORCIONA A DIMENSÃO SOCIAL DO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA, OU SEJA, O ALFABETIZAR LETRANDO, POIS, ESSES CONHECIMENTOS SÃO DIRECIONADOS EXCLUSIVAMENTE PARA A PRÁTICA DE RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO. CONCLUI-SE, QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS PELA PROFESSORA EM QUESTÃO DIFICULTAM A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS QUE TORNARIAM OS ALUNOS SUJEITOS LETRADOS CAPAZES DE INTERAGIR COM A ESCRITA EM TODAS AS SUAS POSSIBILIDADES DO CONTEXTO SOCIAL. TAL POSTURA REQUER POR PARTE DA DOCENTE UM DIRECIONAMENTO MAIS AMPLO DO SEU ENSINO PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA EM CONSONÂNCIA AO RESPEITO DAS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV162_MD7_SA100_ID131_30102021141419.pdf" "created_at" => "2022-02-14 11:31:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "LALÁ " "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail." "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iii-conbrale" "edicao_nome" => "E-book III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:38:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 83233 "edicao_id" => 189 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "INSERÇÃO NO MUNDO LETRADO NO AMBIENTE ESCOLAR: O QUE AS CRIANÇAS TÊM A DIZER SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUA PROFESSORA ALFABETIZADORA?" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE AS AÇÕES DIDÁTICAS ELABORADAS PELA SUA PROFESSORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS APRENDIZAGENS RELACIONADAS À LEITURA E ESCRITA. A PESQUISA QUALITATIVA TEVE SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA FORAM CRIANÇAS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, DA PERIFERIA, DE FORTALEZA, MATRICULADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA TEORICAMENTE NOS ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SOARES (1998, 2011, 2021), SOARES E BATISTA (2005), KLEIMAN (2009) ETC. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODE-SE DESTACAR QUE OS ALUNOS “ATRIBUEM” CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SUA PROFESSORA, COMO POR EXEMPLO, ENSINO LIVRESCO, A AUSÊNCIA DE METODOLOGIAS VARIADAS, A FALTA DE UMA MAIOR ORGANICIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, A DESVALORIZAÇÃO DE QUALQUER POSICIONAMENTO DOS EDUCANDOS SOBRE OS CONTEÚDOS, A AUSÊNCIA DE UM ENSINO SISTEMÁTICO QUE PRIVILEGIE AS ESPECIFICIDADES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, SENDO ASSIM, ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA NÃO PROPORCIONA A DIMENSÃO SOCIAL DO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA, OU SEJA, O ALFABETIZAR LETRANDO, POIS, ESSES CONHECIMENTOS SÃO DIRECIONADOS EXCLUSIVAMENTE PARA A PRÁTICA DE RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO. CONCLUI-SE, QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS PELA PROFESSORA EM QUESTÃO DIFICULTAM A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS QUE TORNARIAM OS ALUNOS SUJEITOS LETRADOS CAPAZES DE INTERAGIR COM A ESCRITA EM TODAS AS SUAS POSSIBILIDADES DO CONTEXTO SOCIAL. TAL POSTURA REQUER POR PARTE DA DOCENTE UM DIRECIONAMENTO MAIS AMPLO DO SEU ENSINO PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA EM CONSONÂNCIA AO RESPEITO DAS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV162_MD7_SA100_ID131_30102021141419.pdf" "created_at" => "2022-02-14 11:31:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "LALÁ " "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail." "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iii-conbrale" "edicao_nome" => "E-book III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:38:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 189 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iii-conbrale" "nome" => "E-book III CONBRALE" "nome_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem – CONBRALE é um evento que propõe discussões em torno do tema geral “Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender às demandas educacionais”. Para esta edição do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, além de toda uma gama de mediação inerente ao processo.<br />\r\n <br />\r\n Como atender as demandas de ensino das gerações de hoje e futuras, à medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os currículos se materializarem em práticas de ensino e aprendizagem? Que questões éticas, profissionais estão presentes nas práticas pedagógicas ou dispedagógicas em contextos de sala de aula? Essas são questões para as quais serão buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\n <br />\r\n O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educação básica, professores em formação, profissionais liberais e demais interessados na temática do evento, vindos de todo o país e é uma ocasião para quem deseja apresentar suas produções científicas relacionadas ao evento e pretende fomentar discussões em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor visão docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\n <br />\r\n O evento organiza-se em torno de palestras e sessões de comunicação que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanhã: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, currículo, políticas públicas, inclusão, cognição, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, línguas; diversos modos e linguagens através dos quais é preciso estruturar as práticas de ensino.<br />\r\n <br />\r\n Contexto<br />\r\n As várias crises pelas quais a sociedade tem passado nas últimas décadas atinge diretamente a educação, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, formação docente e currículo. Também as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento são impactadas por questões de inclusão social, digital; escola sem partido questões ou “ideologias” de gênero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\n As crises servem como parâmetro de que as “ressacas” culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganização em sua estrutura macro. No caso da educação formal e do conhecimento escolarizado, há muito o que precisa ser dito, principalmente no momento histórico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudanças estruturais em quase todos os âmbitos de domínio do humano acontecem em curto espaço de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por não darem conta das competências exigidas para os sujeitos de agora e do amanhã. """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "logo" => null "capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "timbrado" => "61b0c34ac9525_08122021113802.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-11-18" "final_evento" => "2021-11-20" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-04-01 11:20:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 189 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iii-conbrale" "nome" => "E-book III CONBRALE" "nome_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem – CONBRALE é um evento que propõe discussões em torno do tema geral “Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender às demandas educacionais”. Para esta edição do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, além de toda uma gama de mediação inerente ao processo.<br />\r\n <br />\r\n Como atender as demandas de ensino das gerações de hoje e futuras, à medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os currículos se materializarem em práticas de ensino e aprendizagem? Que questões éticas, profissionais estão presentes nas práticas pedagógicas ou dispedagógicas em contextos de sala de aula? Essas são questões para as quais serão buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\n <br />\r\n O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educação básica, professores em formação, profissionais liberais e demais interessados na temática do evento, vindos de todo o país e é uma ocasião para quem deseja apresentar suas produções científicas relacionadas ao evento e pretende fomentar discussões em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor visão docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\n <br />\r\n O evento organiza-se em torno de palestras e sessões de comunicação que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanhã: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, currículo, políticas públicas, inclusão, cognição, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, línguas; diversos modos e linguagens através dos quais é preciso estruturar as práticas de ensino.<br />\r\n <br />\r\n Contexto<br />\r\n As várias crises pelas quais a sociedade tem passado nas últimas décadas atinge diretamente a educação, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, formação docente e currículo. Também as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento são impactadas por questões de inclusão social, digital; escola sem partido questões ou “ideologias” de gênero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\n As crises servem como parâmetro de que as “ressacas” culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganização em sua estrutura macro. No caso da educação formal e do conhecimento escolarizado, há muito o que precisa ser dito, principalmente no momento histórico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudanças estruturais em quase todos os âmbitos de domínio do humano acontecem em curto espaço de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por não darem conta das competências exigidas para os sujeitos de agora e do amanhã. """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "logo" => null "capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "timbrado" => "61b0c34ac9525_08122021113802.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-11-18" "final_evento" => "2021-11-20" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-04-01 11:20:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 89 "edicao_id" => 189 "codigo" => "978-65-86901-48-1" "capa" => "62040a3bccdab_09022022153851.jpg" "titulo" => "E-book III CONBRALE" "prefacio" => """ As visões sobre educação e ensino são trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva binária e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte teórico, metodológico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras práticas de saber são percebidos, na educação, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que é negociado com o aprendizado produzido ou construído no momento do agora.<br />\r\n A terceira versão do Conbrale trouxe consigo discussões em torno de conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o já construído e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ideário educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em mãos aponta para uma discussão em torno desse sentido.<br />\r\n São textos que não se acomodam nas práticas de um saber fazer aprendido e estimulado há tempos, mas que incorporam ao seu repertório de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gestão dos objetos de conhecimento e estudo que são pensados, planejados e preparados para a construção da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes já questionado, mas que encontra um novo respaldo teórico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debruça sobre tais objetos.<br />\r\n Assim, velhas questões de ordem gramatical, como as tratadas a partir do “se” condicional ou do uso do “tu” ou “você” vêm à tona como discussões que avançam naquilo que já é consolidado como saber de domínio dos que estudam o “fenômeno” e seus usos. Também fazendo parte desse campo semântico (gramatical), há uma discussão em torno dos operadores argumentativos. Como traço inovador, há a perspectiva de relacionar os gêneros rap e cordel (e suas bases na oralidade) às práticas de letramento, bem como, muito próximo de nós, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrará discussões em torno das práticas pedagógicas e dos estágios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lançadas no III Conbrale.<br />\r\n Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva. """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Antonio de Pádua Dias da Silva - UEPB" "conselho_editorial" => """ Ana Lúcia Souza - UEPB<br />\r\n Ana Paula Augusta da Silva Fernandes - UEPB<br />\r\n Camilo Rosa Silva - UFPB<br />\r\n Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - UFAPE<br />\r\n Celso José de Lima Júnior - UFSC<br />\r\n Everton William - UEPB<br />\r\n Francisco de Assis Soares da Silva - UEPB<br />\r\n Giovanna de Araújo Leite - UEPB<br />\r\n Iara Francisca Cavalcanti - UFPB<br />\r\n Itamar Mateus Muniz de Mello - UEPB<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UnB<br />\r\n Kalina Naro - UEPB<br />\r\n Leonardo Araújo Diniz - UEPB<br />\r\n Marcelo Vieira da Nóbrega - UFPB<br />\r\n Marta Anaísa Bezerra - UEPB<br />\r\n Micaela Sá da Silveira - UEPB<br />\r\n Nathália Pinto Souza -UEPB<br />\r\n Noelma Cristina Ferreira dos Santos - UEPB<br />\r\n Rozeane Porto Diniz - UFRPE<br />\r\n Waldilson Duarte de Barros - UEPB """ "ficha_catalografica" => "620515838fc40_10022022103915.pdf" "arquivo" => "18022022081324-E-BOOK-III-CONBRALE.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-02-18 09:13:24" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 89 "edicao_id" => 189 "codigo" => "978-65-86901-48-1" "capa" => "62040a3bccdab_09022022153851.jpg" "titulo" => "E-book III CONBRALE" "prefacio" => """ As visões sobre educação e ensino são trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva binária e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte teórico, metodológico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras práticas de saber são percebidos, na educação, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que é negociado com o aprendizado produzido ou construído no momento do agora.<br />\r\n A terceira versão do Conbrale trouxe consigo discussões em torno de conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o já construído e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ideário educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em mãos aponta para uma discussão em torno desse sentido.<br />\r\n São textos que não se acomodam nas práticas de um saber fazer aprendido e estimulado há tempos, mas que incorporam ao seu repertório de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gestão dos objetos de conhecimento e estudo que são pensados, planejados e preparados para a construção da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes já questionado, mas que encontra um novo respaldo teórico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debruça sobre tais objetos.<br />\r\n Assim, velhas questões de ordem gramatical, como as tratadas a partir do “se” condicional ou do uso do “tu” ou “você” vêm à tona como discussões que avançam naquilo que já é consolidado como saber de domínio dos que estudam o “fenômeno” e seus usos. Também fazendo parte desse campo semântico (gramatical), há uma discussão em torno dos operadores argumentativos. Como traço inovador, há a perspectiva de relacionar os gêneros rap e cordel (e suas bases na oralidade) às práticas de letramento, bem como, muito próximo de nós, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrará discussões em torno das práticas pedagógicas e dos estágios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lançadas no III Conbrale.<br />\r\n Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva. """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Antonio de Pádua Dias da Silva - UEPB" "conselho_editorial" => """ Ana Lúcia Souza - UEPB<br />\r\n Ana Paula Augusta da Silva Fernandes - UEPB<br />\r\n Camilo Rosa Silva - UFPB<br />\r\n Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - UFAPE<br />\r\n Celso José de Lima Júnior - UFSC<br />\r\n Everton William - UEPB<br />\r\n Francisco de Assis Soares da Silva - UEPB<br />\r\n Giovanna de Araújo Leite - UEPB<br />\r\n Iara Francisca Cavalcanti - UFPB<br />\r\n Itamar Mateus Muniz de Mello - UEPB<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UnB<br />\r\n Kalina Naro - UEPB<br />\r\n Leonardo Araújo Diniz - UEPB<br />\r\n Marcelo Vieira da Nóbrega - UFPB<br />\r\n Marta Anaísa Bezerra - UEPB<br />\r\n Micaela Sá da Silveira - UEPB<br />\r\n Nathália Pinto Souza -UEPB<br />\r\n Noelma Cristina Ferreira dos Santos - UEPB<br />\r\n Rozeane Porto Diniz - UFRPE<br />\r\n Waldilson Duarte de Barros - UEPB """ "ficha_catalografica" => "620515838fc40_10022022103915.pdf" "arquivo" => "18022022081324-E-BOOK-III-CONBRALE.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-02-18 09:13:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }