O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE EXPOR DETERMINADAS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM AO LONGO DO ANO DE 2021 NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, ESTE QUE, É DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM, CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE -CRC. ABORDAMOS NO MESMO, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARA TANTO, UTILIZAMOS AS ARGUMENTAÇÕES QUE SALIENTAM A IMPORTÂNCIA DESSA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA ALÉM DO CURSO DE GRADUAÇÃO, REALIZADAS POR AUTORES COMO: SANTOS (2014), SILVA (2011), AZEVEDO (2015), MAGALHÃES (2015) E FREIRE (2011). SENDO ASSIM, OS RESULTADOS APONTADOS PELA REFERIDA PESQUISA, REVELAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA SE FAZ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA CARREIRA DE QUALQUER DOCENTE. A MESMA REFERE-SE A UM INSTRUMENTO QUE PERMITE QUE OS PROFESSORES ESTEJAM EM CONSTANTE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE MODO QUE ESTAS, POSTERIORMENTE APLICADAS EM SALA DE AULA VISEM A CONCRETIZAÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS E EMANCIPADOS, RESULTANDO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ROMPENDO COM O ENSINO PAUTADO NA PERSPECTIVA MERCADOLÓGICA.