Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, QUALIDADE DO ENSINO, , Pôster (PO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84554
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE EXPOR DETERMINADAS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM AO LONGO DO ANO DE 2021 NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, ESTE QUE, É DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM, CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE -CRC. ABORDAMOS NO MESMO, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARA TANTO, UTILIZAMOS AS ARGUMENTAÇÕES QUE SALIENTAM A IMPORTÂNCIA DESSA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA ALÉM DO CURSO DE GRADUAÇÃO, REALIZADAS POR AUTORES COMO: SANTOS (2014), SILVA (2011), AZEVEDO (2015), MAGALHÃES (2015) E FREIRE (2011). SENDO ASSIM, OS RESULTADOS APONTADOS PELA REFERIDA PESQUISA, REVELAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA SE FAZ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA CARREIRA DE QUALQUER DOCENTE. A MESMA REFERE-SE A UM INSTRUMENTO QUE PERMITE QUE OS PROFESSORES ESTEJAM EM CONSTANTE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE MODO QUE ESTAS, POSTERIORMENTE APLICADAS EM SALA DE AULA VISEM A CONCRETIZAÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS E EMANCIPADOS, RESULTANDO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO  NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ROMPENDO COM O ENSINO PAUTADO NA PERSPECTIVA MERCADOLÓGICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, QUALIDADE DO ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1111_21102021085241.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELI SCHMITZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISA"
    "autor_email" => "Isabelischmitzdesouza@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84554
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE EXPOR DETERMINADAS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM AO LONGO DO ANO DE 2021 NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, ESTE QUE, É DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM, CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE -CRC. ABORDAMOS NO MESMO, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARA TANTO, UTILIZAMOS AS ARGUMENTAÇÕES QUE SALIENTAM A IMPORTÂNCIA DESSA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA ALÉM DO CURSO DE GRADUAÇÃO, REALIZADAS POR AUTORES COMO: SANTOS (2014), SILVA (2011), AZEVEDO (2015), MAGALHÃES (2015) E FREIRE (2011). SENDO ASSIM, OS RESULTADOS APONTADOS PELA REFERIDA PESQUISA, REVELAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA SE FAZ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA CARREIRA DE QUALQUER DOCENTE. A MESMA REFERE-SE A UM INSTRUMENTO QUE PERMITE QUE OS PROFESSORES ESTEJAM EM CONSTANTE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE MODO QUE ESTAS, POSTERIORMENTE APLICADAS EM SALA DE AULA VISEM A CONCRETIZAÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS E EMANCIPADOS, RESULTANDO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO  NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ROMPENDO COM O ENSINO PAUTADO NA PERSPECTIVA MERCADOLÓGICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, QUALIDADE DO ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1111_21102021085241.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELI SCHMITZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISA"
    "autor_email" => "Isabelischmitzdesouza@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE EXPOR DETERMINADAS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM AO LONGO DO ANO DE 2021 NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, ESTE QUE, É DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM, CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE -CRC. ABORDAMOS NO MESMO, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARA TANTO, UTILIZAMOS AS ARGUMENTAÇÕES QUE SALIENTAM A IMPORTÂNCIA DESSA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA ALÉM DO CURSO DE GRADUAÇÃO, REALIZADAS POR AUTORES COMO: SANTOS (2014), SILVA (2011), AZEVEDO (2015), MAGALHÃES (2015) E FREIRE (2011). SENDO ASSIM, OS RESULTADOS APONTADOS PELA REFERIDA PESQUISA, REVELAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA SE FAZ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA CARREIRA DE QUALQUER DOCENTE. A MESMA REFERE-SE A UM INSTRUMENTO QUE PERMITE QUE OS PROFESSORES ESTEJAM EM CONSTANTE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE MODO QUE ESTAS, POSTERIORMENTE APLICADAS EM SALA DE AULA VISEM A CONCRETIZAÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS E EMANCIPADOS, RESULTANDO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ROMPENDO COM O ENSINO PAUTADO NA PERSPECTIVA MERCADOLÓGICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.