A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO POSSIBILITOU A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES COMO AULAS TEÓRICAS REFORÇADAS COM ATIVIDADES PRÁTICAS, PESQUISAS, EXERCÍCIOS ETC. CONTUDO, A AUSÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS MAIS INTERESSANTES, BEM COMO O DESUSO DO LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PELA REFORMA APLICADA E PERDA DE MATERIAIS DURANTE TAL PROCESSO, FIZERAM COM QUE A PREOCUPAÇÃO EM TER UM RECURSO DIDÁTICO PARA UMA NOVA RECONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DO LABORATÓRIO DA ESCOLA FOSSE APLICADA. A FALTA DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES E A DIFICULDADE EM TRABALHAR COM A CLASSE DOS INVERTEBRADOS, PRINCIPALMENTE DA CLASSE INSECTA FOI UM DOS MOTE PARA O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO. A TURMA COMPOSTA POR 40 ESTUDANTES, DIVIDIU-SE O VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO DO MATERIAL PELA QUANTIDADE DE ESTUDANTES E CHEGOU-SE AO VALOR DE R$2,51 PARA CADA. DEVIDO AO PROBLEMA DE ESTRUTURA DO LABORATÓRIO E FALTA DE MATERIAIS NAS ESCOLAS, QUE PRECARIZAM O SISTEMA EDUCACIONAL, TEM-SE DESENVOLVIDO FORMAS E TÉCNICAS QUE VISAM TORNAR AS AULAS DE CIÊNCIAS MAIS ATRAENTES E DINÂMICAS, MESMO QUE AINDA DE FORMA ISOLADA, HÁ GRUPOS DE ALUNOS E PROFESSORES TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, ENTRE ELES, JOGOS LÚDICOS E MODELOS DIDÁTICOS, ISSO ESTIMULA SIGNIFICATIVAMENTE ESTUDANTES E PROFESSORES. ALGUNS DESSES RECURSOS SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO, PORÉM QUE POTENCIALIZAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE CASO, PENSOU-SE NESSA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR A ESPECIFICIDADES SOBRE A CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ALÉM DE ENSINAR CONCOMITANTEMENTE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTURA, CONSERVAÇÃO E ALFINETAGEM DE INSETOS PARA CONFECÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, COM MATERIAIS DIGITAIS DE APOIO, FERRAMENTAS MANUAIS, E COLABORAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS, ONDE SE ESPERA PRODUZIR ESSE RECURSO, OTIMIZANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO, MELHORANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA, ESTIMULANDO TRABALHOS EM GRUPO. OBJETIVO PRINCIPAL DE ENSINAR AS ESPECIFICIDADES DA CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS, PRÁTICAS E DA CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA. “O BRASIL APRESENTA, DE FORMA AGRAVADA, ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, ENTRE AS QUAIS, ENORME DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DA RENDA E IMENSAS DEFICIÊNCIAS NO SISTEMA EDUCACIONAL, J. GOLDEMBERG” (1993). O PROFESSOR DEVE REVER A UTILIZAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PASSANDO A ADOTAR EM SUA PRÁTICA AQUELAS QUE ATUEM NOS COMPONENTES INTERNOS DA APRENDIZAGEM, JÁ QUE ESTES NÃO PODEM SER IGNORADOS QUANDO O OBJETIVO É A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DO ALUNO, KISHIMOTO (1996). A QUESTÃO SOBRE A FALTA ESTRUTURA E DE MATERIAIS ADEQUADOS LEVA A UMA PRECARIZAÇÃO E DESESTÍMULO NAS ESCOLAS POR PARTE DOS ALUNOS E MUITAS VEZES TAMBÉM DOS PROFESSORES, POIS OS ALUNOS NÃO CONSEGUEM APRENDER DE FORMA SATISFATÓRIA OS ASSUNTOS ABORDADOS E POR FALTA DE MATERIAL OS PROFESSORES ACABAM DEIXANDO A DESEJAR NO ENSINO, MINISTRANDO AULAS REPETITIVAS, USANDO A VELHA FORMA TRADICIONAL DE ENSINO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, TEM-SE DESENVOLVIDO FORMAS E TÉCNICAS PARA SUPRIR ESSA NECESSIDADE, MESMO QUE AINDA DE FORMA ISOLADA, HÁ GRUPOS DE ALUNOS E PROFESSORES TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, ENTRE ELES, JOGOS LÚDICOS E MODELOS DIDÁTICOS, ISSO ESTIMULA SIGNIFICATIVAMENTE O ALUNO, SEGUNDO PIAGET (1997), UMA MANEIRA ADEQUADA DE AMPLIAR E/OU MODIFICAR AS ESTRUTURAS DO ALUNO CONSISTE EM PROVOCAR DISCORDÂNCIAS OU CONFLITOS COGNITIVOS QUE REPRESENTAM DESEQUILÍBRIOS A PARTIR DOS QUAIS, MEDIANTE ATIVIDADES, O ALUNO CONSIGA REEQUILIBRAR-SE, SUPERANDO A DISCORDÂNCIA RECONSTRUINDO O CONHECIMENTO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS QUESTÕES LEVANTADAS, TORNA-SE RELEVANTE PRODUZIR E DIVULGAR TRABALHOS VOLTADOS PARA ESSA NOVA TENDÊNCIA, A PRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, E O QUE SÃO ESSES MATERIAIS? DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL META, ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, ENSINAR A ESPECIFICIDADES SOBRE A CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ALÉM DE ENSINAR CONCOMITANTEMENTE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTURA, CONSERVAÇÃO E ALFINETAGEM DE INSETOS PARA CONFECÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, BUSCANDO SUPRIR A NECESSIDADE DA FALTA DE MATERIAIS ADEQUADOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS REDES DE ENSINO BÁSICO, UMA VEZ QUE É NOTÁVEL A CARÊNCIA DE MATERIAIS QUE AUXILIEM PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA. UMA DISCIPLINA NÃO PODE SER DESENVOLVIDA APENAS DE FORMA TEÓRICA E SIM APOIADA NUM CONJUNTO DE AULAS PRÁTICAS QUE CONTRIBUAM PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS, CRUZ ET AL. (1996) CITADO POR MATOS ET AL., (2009, P. 21), E SEGUNDO BARBOSA E JESUS (2009, P. 02) “O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS POSSIBILITA DESENVOLVER HABILIDADES AUTÔNOMAS EM RELAÇÃO ÀS TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO, BEM COMO, ANÁLISE CRÍTICA E AVALIAÇÃO DE DADOS ACERCA DO TEMA EM ESTUDO”. INICIALMENTE SERÁ REALIZADO UMA AVALIAÇÃO ORAL PARA ANALISAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS DO 7º ANO DA TURMA B ESSA PROVA DEVERÁ CONTER 5 (CINCO) QUESTÕES VOLTADAS PARA O TEMA ESPECÍFICO CLASSE INSECTA. APÓS A AVALIAÇÃO O PROFESSOR SABERÁ O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA, O QUE SERVIRÁ DE NORTE PARA PROSSEGUIR COM AS ATIVIDADES, A PARTIR DISSO AS AULAS SERÃO DIRECIONADAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE DA TURMA, A FIM DE POSSIBILITAR O ENTENDIMENTO E ESTIMULAR O APRENDIZADO SIGNIFICATIVAMENTE. A PRIMEIRA AULA SERÁ SOBRE A CLASSE INSECTA, O PROFESSOR DEVE ENVOLVER OS ALUNOS, FAZENDO QUESTIONAMENTOS, PERGUNTANDO AS RELAÇÕES DOS INSETOS COM O MEIO AMBIENTE E O SER HUMANO. COM A PROVA PRÉVIA, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE OS ALUNOS POSSUÍAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS INSETOS, ATÉ MESMO ALGUNS ALUNOS CITARAM OUTROS ARTRÓPODES COMO SENDO DA CLASSE INSECTA, COMO ARANHAS, EMBUÁS, CARAMUJOS E ESCORPIÕES. ESSA PRIMEIRA ETAPA PERMITIU IDENTIFICAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E A PARTIR DISSO DIRECIONAR AS AULAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE. COM O PASSAR DAS AULAS, FOI NOTÓRIO O INTERESSE DOS ALUNOS EM APRENDER SOBRE O ASSUNTO, POIS ELES MOSTRAVAM ATRAVÉS DE SUAS PERGUNTAS A CURIOSIDADE EM APRENDER SOBRE O DESENVOLVIMENTO E FORMAS DE ESTRATÉGIAS DOS BICHOS, NA QUAL PUDEMOS PERCEBER QUE O INTERESSE EM MONTAR A CAIXA E O CONTATO COM OS INSETOS FOI UM ENORME PASSO PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. AS AULAS FORAM MINISTRADAS UTILIZANDO DIVERSOS RECURSOS PARA FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO OS VÍDEOS APRESENTADOS ATRAVÉS DE DATASHOW UM DOS MAIS UTILIZADOS E QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM MAIS INTERESSE, POIS ELES CONSEGUIAM RELACIONAR DE FORMA MAIS EFETIVA O QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO. NO DECORRER DAS AULAS, FOI COMUM REVISAR O ASSUNTO TRABALHADO, POIS OS ALUNOS TINHAM CERTA DIFICULDADE EM LEMBRAR DAS AULAS ANTERIORES, PORÉM COM O TEMPO ELES CONSEGUIRAM DOMINAR O ASSUNTO DE FORMA SATISFATÓRIA, PERMITINDO DAR PROSSEGUIMENTO NO CRONOGRAMA. UM BOM EXEMPLO QUEM PODEMOS CITAR FOI A PRATICIDADE EM QUE OS ALUNOS TIVERAM AO APRENDER AS DIFERENÇAS DE AMETÁBOLOS, HEMIMETÁBOLOS E HOLOMETÁBOLOS, POIS COM OS VÍDEOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DO INSETO, A DÚVIDA DA QUAL ELES TINHAM SOBRE TAL EVENTO FOI SANADA, E SEMPRE QUE FALÁVAMOS SOBRE UMA ORDEM, OS ALUNOS RESPONDIAM CITANDO O DESENVOLVIMENTO DE TAL ORDEM, CORRETAMENTE. A MAIOR DIFICULDADE SE DEU NA COLETA DOS INSETOS, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS RELATARAM TER MEDO, NOJO OU ALERGIA AOS INSETOS, O QUE GEROU DESCONFORTO POR ALGUMA PARTE DA TURMA. TAL MEDO FOI RELATADO POR MUITAS VEZES EM DECORRÊNCIA DE COMO OS FAMILIARES TRATAVAM O BICHO EM QUESTÃO, NOS MOSTRANDO QUE O MEDO OU NOJO DESPERTADO POR ALGUNS ALUNOS SE DEVE A UM FAMILIAR NÃO GOSTAR DE TAIS INSETOS.