O PRESENTE TRABALHO É INICIATIVA DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, QUE TEM COMO OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, PROMOÇÃO DE DEBATES RELACIONANDO CIÊNCIA E SOCIEDADE, E O INCENTIVO À CARREIRA CIENTÍFICA. A PARTIR DA ANÁLISE SOBRE A FALTA DE REFERÊNCIA FEMININA NA CIÊNCIA PARA JOVENS E ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO BAIXO NÚMERO DE MULHERES QUE OCUPAM CURSOS DE EXATAS COMO AS ENGENHARIAS, E DA DESIGUALDADE DE GÊNERO ENCONTRADA NAS DIVERSAS ÁREAS DA SOCIEDADE, SOBRETUDO A CIENTÍFICA, SURGE A PROPOSTA DE GERAR UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS LICENCIANDAS DO INSTITUTO E OS ADOLESCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DENTRO DESSA ÓTICA, FOI REALIZADA UMA OFICINA EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COM 78 ALUNOS PERTENCENTES AO 1°, 2° E 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. ESTA, FOI REALIZADA NA FORMA DE RODA DE CONVERSA COM REALIZAÇÃO DE QUIZ E USO DE PERGUNTAS GERADORAS PARA O DEBATE; EM FUNÇÃO DO DECRETO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL REFERENTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, OCORREU DE FORMA VIRTUAL ATRAVÉS DO GOOGLE MEET. ATRAVÉS DAS ATIVIDADES E DISCUSSÕES REALIZADAS COM OS ALUNOS, TORNOU-SE POSSÍVEL A ANÁLISE DE PERSPECTIVAS, ESTEREÓTIPOS E DILEMAS SOCIAIS QUE SÃO DETERMINANTES NA ESCOLHA DE CARREIRAS, PRINCIPALMENTE DAS MULHERES. É CONSIDERADO, PORTANTO, QUE A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DE TROCA DE IDEIAS E REFLEXÕES SOBRE TEMAS COMO ESSES SÃO ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS INDIVÍDUOS, CONSCIENTIZAÇÃO E EMPODERAMENTO.