AS POL?TICAS P?BLICAS IMPLEMENTADAS NAS ?LTIMAS D?CADAS SE MOSTRARAM IMPRESCIND?VEIS PARA ALCAN?AR O OBJETIVO DE AMENIZAR DESIGUALDADES SOCIAIS, EDUCACIONAIS E ECON?MICAS. GRA?AS ? ESSAS POL?TICAS, TORNOU-SE OBRIGAT?RIA A RESERVA DE VAGAS VISANDO GARANTIR O ACESSO DE ALGUNS GRUPOS A OPORTUNIDADES NAS QUAIS ELAS S?O DESFAVORECIDAS POR UMA S?RIE DE FATORES, COMO RA?A, G?NERO OU DEFICI?NCIA F?SICA. NO CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES P?BLICAS, OBSERVA-SE QUEST?ES QUE INFLUENCIAM NA EVAS?O DOS ALUNOS PERTENCENTES A ESTE GRUPO E, POR ESSE MOTIVO, SURGIU O PROJETO DE PESQUISA ?A TRAJET?RIA ACAD?MICA DO LICENCIANDO EM QU?MICA DO IFRJ-CDUC: MAPEANDO VIV?NCIAS E CONSTRUINDO ESTRAT?GIAS DE PERMAN?NCIA?. NO PRESENTE TRABALHO, O PROJETO MAPEOU, ATRAV?S DE QUESTION?RIOS SOCIOECON?MICOS SEMIESTRUTURADOS, OS COTISTAS CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, ENTRE 2014.1 A 2021.1, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER DE QUAL FORMA O PERFIL SOCIOECON?MICO DESSES LICENCIADOS PODE TER INTERFERIDO NO RENDIMENTO ACAD?MICO DELES DURANTE O CURSO. AO TOTAL, PARTICIPARAM 75 ALUNOS, ONDE 37,3% S?O MULHERES NEGRAS, 25,3% HOMENS NEGROS, ENQUANTO MULHERES BRANCAS TOTALIZAM 16% E HOMENS BRANCOS 10,6%. AL?M DISSO, 60% DO TOTAL DECLARAM QUE DE FAM?LIAS ONDE A MAIOR FORMA??O DOS RESPONS?VEIS ERA AT? O ENSINO M?DIO COMPLETO, OU SEJA, N?O TIVERAM CONTATO COM UM CURSO DE N?VEL SUPERIOR. 46,7% DOS MAPEADOS REPROVARAM ALGUMA DISCIPLINA, FATO RELACIONADO ? DIFICULDADE ? DISCIPLINA E/OU DID?TICA DO PROFESSOR E/OU SITUA??O FINANCEIRA.