BUSCANDO TRABALHAR O TEMA MENSTRUAÇÃO, QUE AO LONGO DA HISTÓRIA FOI VISTO COMO UM GRANDE TABU, APRESENTAMOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA E.E. ANTÔNIO DE MELLO COTRIM, UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE PIRACICABA, SP, PARCEIRA DO NÚCLEO PIBID/ESALQ, COM O TÍTULO PARA A AULA: “POBREZA MENSTRUAL", REALIZADA NO MÊS DE JULHO DE 2021 NO FORMATO REMOTO. PARA O PLANEJAMENTO FORAM CONSIDERADOS QUESTÕES PRÉVIAS ENVIADAS PELOS ESTUDANTES, O QUE TAMBÉM PERMITIU REFLETIR SOBRE PRÉ CONCEPÇÕES A RESPEITO DO TEMA. A ATIVIDADE FOI CONDUZIDA NO MODELO DE “LIVES” COM DURAÇÃO DE UMA HORA CADA, E O TEMA “MENSTRUAÇÃO” FOI INTRODUZIDO COM UM BREVE RESUMO HISTÓRICO, PARA A COMPREENSÃO POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE A ORIGEM DOS TABUS QUE RODEIAM A TEMÁTICA, SEGUIDO DA APRESENTAÇÃO DE IMAGENS E VÍDEOS EXPLICATIVOS, UMA DEMONSTRAÇÃO SOBRE USO E DESCARTE DE ABSORVENTES . O MOMENTO FINAL DAS LIVES FOI MARCADO POR UMA DINÂMICA DE “VERDADEIRO OU FALSO”, COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DOS ESTUDANTES. O MOMENTO PANDÊMICO IMPÕE AO PROFESSOR DESAFIOS, O PRINCIPAL DELES O DE MANTER ATIVIDADES DIDÁTICAS INTERATIVAS E MOTIVADORAS. NESSE SENTIDO, AVALIA-SE QUE O FORMATO DA “LIVE” FAVORECEU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS DISCUSSÕES PROPOSTAS E PARA AS LICENCIANDAS APRESENTOU A POSSIBILIDADE DE EXERCITAR UMA FORMA DE TRABALHO PEDAGÓGICO NUNCA REALIZADA ANTERIORMENTE COM UM FORMATO PASSÍVEL DE USO E ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIALMENTE, LEVANDO A REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE SER FLEXÍVEL, ESTAR SUJEITO AO NOVO E AO APRENDER SEMPRE.