A ECOLOGIA É UMA CIÊNCIA AMPLA E EM CRESCIMENTO, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA O ENTENDIMENTO DAS
RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE. AS INTERAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O AMBIENTE
DEFINEM O TERMO, PERMITINDO QUE O DOCENTE FAÇA USO DESTAS VARIAÇÕES PARA ENSINAR SOBRE AS VARIADAS
FUNÇÕES E PAPÉIS DOS ORGANISMOS JUNTO AO ESTUDANTE, QUE FAZ PARTE DESTE MEIO. NO ENSINO MÉDIO,
BUSCA-SE ESTIMULAR A COMPREENSÃO SOBRE A NATUREZA, DE MODO QUE O ALUNO SINTA-SE PARTE INTEGRANTE E
VOLTE SUA ATENÇÃO PARA PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO NATURAL. DIANTE DESTA LÓGICA, FAZ-SE
IMPORTANTE DISCUTIR SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), CUJA VERSÃO FINAL FOI
APRESENTADA EM 2018 PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, E TRATA-SE DE UM DOCUMENTO OFICIAL DO ESTADO
BRASILEIRO, VOLTADO À DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS QUE OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE A SUA
FORMAÇÃO BÁSICA, CUJA ORIENTAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO SEJA PARA TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS. NO ENTANTO,
MUITO VEM SENDO DISCUTIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE ESTE DOCUMENTO NORTEADOR DO
CURRÍCULO NACIONAL, POR TEMER-SE UMA HOMOGENEIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS EM DETRIMENTO DA
ARTICULAÇÃO NOTÓRIA DA CIÊNCIA E CONSEQUENTE CONSTRUÇÃO ATITUDINAL. OS CONTEÚDOS ESCOLARES, NA BNCC,
ESTÃO SUPLEMENTARES ÀS COMPETÊNCIAS, ENQUANTO UMA COMBINAÇÃO DE HABILIDADES NÃO CONSTITUI VIÉS
PARA UMA EFETIVA MUDANÇA SOCIAL E SIM UMA ADAPTAÇÃO AOS INTERESSES GERENCIAIS DO MERCADO. ASSIM,
ACREDITAMOS QUE SEJA ESSENCIAL O DESENVOLVIMENTO DE UMA VASTA DISCUSSÃO SOBRE O QUE É APRESENTADO
NA BNCC E O ESTABELECIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA E QUE SEJA NOTORIAMENTE ESTIMULADORA
DAS NECESSIDADES SOCIAIS E DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. NESTE BOJO, O CONTEÚDO DE ECOLOGIA NÃO PODERÁ
DEIXAR DE SER FOCO INVESTIGATIVO EM CONTRAPOSIÇÃO A ESTAS ORIENTAÇÕES. NESTE SENTIDO, POR MEIO DE
ESTUDO DE CASO, BUSCAMOS COMPREENDER A ABORDAGEM DA ECOLOGIA DENTRO DA BNCC, NA PERSPECTIVA DOS
PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM, CAMPUS UBERABA. NOS PROJETOS
PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) ANALISADOS, DESTACAMOS QUE CADA UM É DE UM ANO DIFERENTE:
AGROPECUÁRIA DE 2014, ADMINISTRAÇÃO DE 2016 E, ALIMENTOS DE 2017. ENFATIZAMOS QUE OS ESTUDANTES
QUE ESTÃO HOJE NO TERCEIRO ANO DO CURSO, SÃO ORIUNDOS DESTES DOCUMENTOS. A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO
CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NOS TRÊS CURSOS (ADMINISTRAÇÃO, AGROPECUÁRIA E ALIMENTOS) É
FORMADA POR NOVE AULAS SEMANAIS DE QUARENTA MINUTOS, DISTRIBUÍDAS PELOS TRÊS ANOS DE CURSO, ESTANDO
ASSIM FRAGMENTADOS: DUAS AULAS NO PRIMEIRO ANO, QUATRO AULAS NO SEGUNDO ANO E, TRÊS AULAS NO TERCEIRO
ANO. PARA INVESTIGAR O PROBLEMA INICIALMENTE FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O
CONCEITO DE ECOLOGIA E SUA PERSPECTIVA NA BNCC; EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ON-LINE
(SURVEY), JUNTO AOS QUATRO PROFESSORES QUE ATUAM COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO, ETAPA EM QUE A
TEMÁTICA ECOLOGIA É ABORDADA, A FIM DE IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DO ENSINO DESTE CONTEÚDO NAS TURMAS
DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NA PERSPECTIVA DESTES DOCENTES. INICIALMENTE, PODEMOS DESTACAR QUE EM
ANÁLISE AOS PPCS DO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFTM, CAMPUS UBERABA (IFTM, 2017;
2016; 2014), A DISCIPLINA DE BIOLOGIA, NO TERCEIRO ANO, POSSUI A MESMA CARGA-HORÁRIA, OU SEJA, 80H. O CONTEÚDO DE ECOLOGIA, NO CURRÍCULO, É APRESENTADO DE MODO IGUAL NOS TRÊS CURSOS E, CONSEQUENTEMENTE,
OS OBJETIVOS RELACIONADOS À TEMÁTICA SÃO TAMBÉM OS MESMOS. NO QUE TANGE A “SELEÇÃO DO CONTEÚDO”
EXPRESSO NOS PPCS DOS CURSOS EM ANÁLISE, OS PROFESSORES APONTARAM CONCORDAR COM A MESMA E
DESTACAM AINDA QUE ESTE CONTEÚDO, PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA FRENTE
A SUA NECESSÁRIA CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE ALTERAÇÃO DO
CONTEÚDO A PARTIR DA BNCC, DISSERAM QUE NÃO SABERIAM RESPONDER POR DESCONHECER O PPC ANTERIOR.
TOCANTE A ISSO, AO ANALISAR OS PPCS DOS CURSOS CITADOS E SUAS ATUALIZAÇÕES DE 2020 (JÁ DISPONIBILIZADAS
PARA CONSULTA NO SITE DA INSTITUIÇÃO) PERCEBEMOS QUE HOUVE GRANDE MUDANÇA QUANTO A APRESENTAÇÃO DOS
TEMAS A SEREM ENSINADOS NO CURRÍCULO. NO QUE TANGE ÀS COMPETÊNCIAS DA BNCC REFERENTE AO ENSINO DE
ECOLOGIA, SE SÃO RELEVANTES AO IFTM, CAMPUS UBERABA, APONTAM QUE SÃO MUITO RELEVANTES, BEM COMO
A TODA ESCOLA, POIS OBSERVAM COMO PROPOSTAS QUE VISAM ATENDER AO OBJETIVO DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA.
AO DIRECIONAR À PRÁTICA PEDAGÓGICA E METODOLOGIA DE ENSINO, DISSERAM QUE A MELHOR ESTRATÉGIA PARTE DA
CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E APROXIMAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES; APONTAM AINDA QUE OS
PROFESSORES QUE ATUAM NA ÁREA DE BIOLOGIA, NO IFTM, CAMPUS UBERABA, SÃO EM SUA MAIORIA FORMADOS
NA ÁREA DE ECOLOGIA. IDENTIFICAMOS ISSO COMO UM ASPECTO IMPORTANTE PARA O FORTALECIMENTO DESTAS
DISCUSSÕES. TENDO EM VISTA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC COMO NORTEADORA DO QUE DEVE SER ENSINADO NA
EDUCAÇÃO BÁSICA, AO QUESTIONAR SOBRE A MESMA E SUAS DIRETRIZES CONFORME A REALIDADE DOS CURSOS
TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS UBERABA, DO IFTM, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DESTE CONTEÚDO,
PODEMOS CONCLUIR QUE NÃO APONTARAM QUALQUER DELINEAMENTO CRÍTICO FRENTE A EXPRESSÃO DOS CONTEÚDOS
NA BNCC E QUE CONCORDAM COM A FORMA QUE SÃO APRESENTADOS. DESTE MODO, CONSIDERAMOS QUE NA
PERSPECTIVA DESTES PROFISSIONAIS QUESTIONADOS, O CONTEÚDO DE ECOLOGIA QUE VEM SENDO PROPOSTO, SEJA
NOS PPCS OU NA PRÓPRIA BNCC, ESTÁ DE ACORDO COM O ESPERADO, NÃO HAVENDO, PORTANTO, NENHUM PONTO
A SER AMPLIADO OU DISCUSSÃO A SER DESENVOLVIDA.