Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ECOLOGIA E IMPLICAÇÕES DA BNCC NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DO CAMPUS UBERABA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)

Palavra-chaves: ECOLOGIA, BNCC, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
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      DOS PROFESSORES DO CAMPUS UBERABA DO INSTITUTO\r\n
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      A ECOLOGIA É UMA CIÊNCIA AMPLA E EM CRESCIMENTO, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA O ENTENDIMENTO DAS\r\n
      RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE. AS INTERAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O AMBIENTE\r\n
      DEFINEM O TERMO, PERMITINDO QUE O DOCENTE FAÇA USO DESTAS VARIAÇÕES PARA ENSINAR SOBRE AS VARIADAS\r\n
      FUNÇÕES E PAPÉIS DOS ORGANISMOS JUNTO AO ESTUDANTE, QUE FAZ PARTE DESTE MEIO. NO ENSINO MÉDIO,\r\n
      BUSCA-SE ESTIMULAR A COMPREENSÃO SOBRE A NATUREZA, DE MODO QUE O ALUNO SINTA-SE PARTE INTEGRANTE E\r\n
      VOLTE SUA ATENÇÃO PARA PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO NATURAL. DIANTE DESTA LÓGICA, FAZ-SE\r\n
      IMPORTANTE DISCUTIR SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), CUJA VERSÃO FINAL FOI\r\n
      APRESENTADA EM 2018 PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, E TRATA-SE DE UM DOCUMENTO OFICIAL DO ESTADO\r\n
      BRASILEIRO, VOLTADO À DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS QUE OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE A SUA\r\n
      FORMAÇÃO BÁSICA, CUJA ORIENTAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO SEJA PARA TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS. NO ENTANTO,\r\n
      MUITO VEM SENDO DISCUTIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE ESTE DOCUMENTO NORTEADOR DO\r\n
      CURRÍCULO NACIONAL, POR TEMER-SE UMA HOMOGENEIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS EM DETRIMENTO DA\r\n
      ARTICULAÇÃO NOTÓRIA DA CIÊNCIA E CONSEQUENTE CONSTRUÇÃO ATITUDINAL. OS CONTEÚDOS ESCOLARES, NA BNCC,\r\n
      ESTÃO SUPLEMENTARES ÀS COMPETÊNCIAS, ENQUANTO UMA COMBINAÇÃO DE HABILIDADES NÃO CONSTITUI VIÉS\r\n
      PARA UMA EFETIVA MUDANÇA SOCIAL E SIM UMA ADAPTAÇÃO AOS INTERESSES GERENCIAIS DO MERCADO. ASSIM,\r\n
      ACREDITAMOS QUE SEJA ESSENCIAL O DESENVOLVIMENTO DE UMA VASTA DISCUSSÃO SOBRE O QUE É APRESENTADO\r\n
      NA BNCC E O ESTABELECIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA E QUE SEJA NOTORIAMENTE ESTIMULADORA\r\n
      DAS NECESSIDADES SOCIAIS E DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. NESTE BOJO, O CONTEÚDO DE ECOLOGIA NÃO PODERÁ\r\n
      DEIXAR DE SER FOCO INVESTIGATIVO EM CONTRAPOSIÇÃO A ESTAS ORIENTAÇÕES. NESTE SENTIDO, POR MEIO DE\r\n
      ESTUDO DE CASO, BUSCAMOS COMPREENDER A ABORDAGEM DA ECOLOGIA DENTRO DA BNCC, NA PERSPECTIVA DOS\r\n
      PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM, CAMPUS UBERABA. NOS PROJETOS\r\n
      PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) ANALISADOS, DESTACAMOS QUE CADA UM É DE UM ANO DIFERENTE:\r\n
      AGROPECUÁRIA DE 2014, ADMINISTRAÇÃO DE 2016 E, ALIMENTOS DE 2017. ENFATIZAMOS QUE OS ESTUDANTES\r\n
      QUE ESTÃO HOJE NO TERCEIRO ANO DO CURSO, SÃO ORIUNDOS DESTES DOCUMENTOS. A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO\r\n
      CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NOS TRÊS CURSOS (ADMINISTRAÇÃO, AGROPECUÁRIA E ALIMENTOS) É\r\n
      FORMADA POR NOVE AULAS SEMANAIS DE QUARENTA MINUTOS, DISTRIBUÍDAS PELOS TRÊS ANOS DE CURSO, ESTANDO\r\n
      ASSIM FRAGMENTADOS: DUAS AULAS NO PRIMEIRO ANO, QUATRO AULAS NO SEGUNDO ANO E, TRÊS AULAS NO TERCEIRO\r\n
      ANO. PARA INVESTIGAR O PROBLEMA INICIALMENTE FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O\r\n
      CONCEITO DE ECOLOGIA E SUA PERSPECTIVA NA BNCC; EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ON-LINE\r\n
      (SURVEY), JUNTO AOS QUATRO PROFESSORES QUE ATUAM COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO, ETAPA EM QUE A\r\n
      TEMÁTICA ECOLOGIA É ABORDADA, A FIM DE IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DO ENSINO DESTE CONTEÚDO NAS TURMAS\r\n
      DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NA PERSPECTIVA DESTES DOCENTES. INICIALMENTE, PODEMOS DESTACAR QUE EM\r\n
      ANÁLISE AOS PPCS DO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFTM, CAMPUS UBERABA (IFTM, 2017;\r\n
      2016; 2014), A DISCIPLINA DE BIOLOGIA, NO TERCEIRO ANO, POSSUI A MESMA CARGA-HORÁRIA, OU SEJA, 80H. O CONTEÚDO DE ECOLOGIA, NO CURRÍCULO, É APRESENTADO DE MODO IGUAL NOS TRÊS CURSOS E, CONSEQUENTEMENTE,\r\n
      OS OBJETIVOS RELACIONADOS À TEMÁTICA SÃO TAMBÉM OS MESMOS. NO QUE TANGE A “SELEÇÃO DO CONTEÚDO”\r\n
      EXPRESSO NOS PPCS DOS CURSOS EM ANÁLISE, OS PROFESSORES APONTARAM CONCORDAR COM A MESMA E\r\n
      DESTACAM AINDA QUE ESTE CONTEÚDO, PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA FRENTE\r\n
      A SUA NECESSÁRIA CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE ALTERAÇÃO DO\r\n
      CONTEÚDO A PARTIR DA BNCC, DISSERAM QUE NÃO SABERIAM RESPONDER POR DESCONHECER O PPC ANTERIOR.\r\n
      TOCANTE A ISSO, AO ANALISAR OS PPCS DOS CURSOS CITADOS E SUAS ATUALIZAÇÕES DE 2020 (JÁ DISPONIBILIZADAS\r\n
      PARA CONSULTA NO SITE DA INSTITUIÇÃO) PERCEBEMOS QUE HOUVE GRANDE MUDANÇA QUANTO A APRESENTAÇÃO DOS\r\n
      TEMAS A SEREM ENSINADOS NO CURRÍCULO. NO QUE TANGE ÀS COMPETÊNCIAS DA BNCC REFERENTE AO ENSINO DE\r\n
      ECOLOGIA, SE SÃO RELEVANTES AO IFTM, CAMPUS UBERABA, APONTAM QUE SÃO MUITO RELEVANTES, BEM COMO\r\n
      A TODA ESCOLA, POIS OBSERVAM COMO PROPOSTAS QUE VISAM ATENDER AO OBJETIVO DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA.\r\n
      AO DIRECIONAR À PRÁTICA PEDAGÓGICA E METODOLOGIA DE ENSINO, DISSERAM QUE A MELHOR ESTRATÉGIA PARTE DA\r\n
      CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E APROXIMAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES; APONTAM AINDA QUE OS\r\n
      PROFESSORES QUE ATUAM NA ÁREA DE BIOLOGIA, NO IFTM, CAMPUS UBERABA, SÃO EM SUA MAIORIA FORMADOS\r\n
      NA ÁREA DE ECOLOGIA. IDENTIFICAMOS ISSO COMO UM ASPECTO IMPORTANTE PARA O FORTALECIMENTO DESTAS\r\n
      DISCUSSÕES. TENDO EM VISTA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC COMO NORTEADORA DO QUE DEVE SER ENSINADO NA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, AO QUESTIONAR SOBRE A MESMA E SUAS DIRETRIZES CONFORME A REALIDADE DOS CURSOS\r\n
      TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS UBERABA, DO IFTM, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DESTE CONTEÚDO,\r\n
      PODEMOS CONCLUIR QUE NÃO APONTARAM QUALQUER DELINEAMENTO CRÍTICO FRENTE A EXPRESSÃO DOS CONTEÚDOS\r\n
      NA BNCC E QUE CONCORDAM COM A FORMA QUE SÃO APRESENTADOS. DESTE MODO, CONSIDERAMOS QUE NA\r\n
      PERSPECTIVA DESTES PROFISSIONAIS QUESTIONADOS, O CONTEÚDO DE ECOLOGIA QUE VEM SENDO PROPOSTO, SEJA\r\n
      NOS PPCS OU NA PRÓPRIA BNCC, ESTÁ DE ACORDO COM O ESPERADO, NÃO HAVENDO, PORTANTO, NENHUM PONTO\r\n
      A SER AMPLIADO OU DISCUSSÃO A SER DESENVOLVIDA.
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      NA ÁREA DE ECOLOGIA. IDENTIFICAMOS ISSO COMO UM ASPECTO IMPORTANTE PARA O FORTALECIMENTO DESTAS\r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A ECOLOGIA É UMA CIÊNCIA AMPLA E EM CRESCIMENTO, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE. AS INTERAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O AMBIENTE DEFINEM O TERMO, PERMITINDO QUE O DOCENTE FAÇA USO DESTAS VARIAÇÕES PARA ENSINAR SOBRE AS VARIADAS FUNÇÕES E PAPÉIS DOS ORGANISMOS JUNTO AO ESTUDANTE, QUE FAZ PARTE DESTE MEIO. NO ENSINO MÉDIO, BUSCA-SE ESTIMULAR A COMPREENSÃO SOBRE A NATUREZA, DE MODO QUE O ALUNO SINTA-SE PARTE INTEGRANTE E VOLTE SUA ATENÇÃO PARA PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO NATURAL. DIANTE DESTA LÓGICA, FAZ-SE IMPORTANTE DISCUTIR SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), CUJA VERSÃO FINAL FOI APRESENTADA EM 2018 PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, E TRATA-SE DE UM DOCUMENTO OFICIAL DO ESTADO BRASILEIRO, VOLTADO À DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS QUE OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE A SUA FORMAÇÃO BÁSICA, CUJA ORIENTAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO SEJA PARA TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS. NO ENTANTO, MUITO VEM SENDO DISCUTIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE ESTE DOCUMENTO NORTEADOR DO CURRÍCULO NACIONAL, POR TEMER-SE UMA HOMOGENEIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS EM DETRIMENTO DA ARTICULAÇÃO NOTÓRIA DA CIÊNCIA E CONSEQUENTE CONSTRUÇÃO ATITUDINAL. OS CONTEÚDOS ESCOLARES, NA BNCC, ESTÃO SUPLEMENTARES ÀS COMPETÊNCIAS, ENQUANTO UMA COMBINAÇÃO DE HABILIDADES NÃO CONSTITUI VIÉS PARA UMA EFETIVA MUDANÇA SOCIAL E SIM UMA ADAPTAÇÃO AOS INTERESSES GERENCIAIS DO MERCADO. ASSIM, ACREDITAMOS QUE SEJA ESSENCIAL O DESENVOLVIMENTO DE UMA VASTA DISCUSSÃO SOBRE O QUE É APRESENTADO NA BNCC E O ESTABELECIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA E QUE SEJA NOTORIAMENTE ESTIMULADORA DAS NECESSIDADES SOCIAIS E DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. NESTE BOJO, O CONTEÚDO DE ECOLOGIA NÃO PODERÁ DEIXAR DE SER FOCO INVESTIGATIVO EM CONTRAPOSIÇÃO A ESTAS ORIENTAÇÕES. NESTE SENTIDO, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO, BUSCAMOS COMPREENDER A ABORDAGEM DA ECOLOGIA DENTRO DA BNCC, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM, CAMPUS UBERABA. NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) ANALISADOS, DESTACAMOS QUE CADA UM É DE UM ANO DIFERENTE: AGROPECUÁRIA DE 2014, ADMINISTRAÇÃO DE 2016 E, ALIMENTOS DE 2017. ENFATIZAMOS QUE OS ESTUDANTES QUE ESTÃO HOJE NO TERCEIRO ANO DO CURSO, SÃO ORIUNDOS DESTES DOCUMENTOS. A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NOS TRÊS CURSOS (ADMINISTRAÇÃO, AGROPECUÁRIA E ALIMENTOS) É FORMADA POR NOVE AULAS SEMANAIS DE QUARENTA MINUTOS, DISTRIBUÍDAS PELOS TRÊS ANOS DE CURSO, ESTANDO ASSIM FRAGMENTADOS: DUAS AULAS NO PRIMEIRO ANO, QUATRO AULAS NO SEGUNDO ANO E, TRÊS AULAS NO TERCEIRO ANO. PARA INVESTIGAR O PROBLEMA INICIALMENTE FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O CONCEITO DE ECOLOGIA E SUA PERSPECTIVA NA BNCC; EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ON-LINE (SURVEY), JUNTO AOS QUATRO PROFESSORES QUE ATUAM COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO, ETAPA EM QUE A TEMÁTICA ECOLOGIA É ABORDADA, A FIM DE IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DO ENSINO DESTE CONTEÚDO NAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NA PERSPECTIVA DESTES DOCENTES. INICIALMENTE, PODEMOS DESTACAR QUE EM ANÁLISE AOS PPCS DO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFTM, CAMPUS UBERABA (IFTM, 2017; 2016; 2014), A DISCIPLINA DE BIOLOGIA, NO TERCEIRO ANO, POSSUI A MESMA CARGA-HORÁRIA, OU SEJA, 80H. O CONTEÚDO DE ECOLOGIA, NO CURRÍCULO, É APRESENTADO DE MODO IGUAL NOS TRÊS CURSOS E, CONSEQUENTEMENTE, OS OBJETIVOS RELACIONADOS À TEMÁTICA SÃO TAMBÉM OS MESMOS. NO QUE TANGE A “SELEÇÃO DO CONTEÚDO” EXPRESSO NOS PPCS DOS CURSOS EM ANÁLISE, OS PROFESSORES APONTARAM CONCORDAR COM A MESMA E DESTACAM AINDA QUE ESTE CONTEÚDO, PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA FRENTE A SUA NECESSÁRIA CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE ALTERAÇÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DA BNCC, DISSERAM QUE NÃO SABERIAM RESPONDER POR DESCONHECER O PPC ANTERIOR. TOCANTE A ISSO, AO ANALISAR OS PPCS DOS CURSOS CITADOS E SUAS ATUALIZAÇÕES DE 2020 (JÁ DISPONIBILIZADAS PARA CONSULTA NO SITE DA INSTITUIÇÃO) PERCEBEMOS QUE HOUVE GRANDE MUDANÇA QUANTO A APRESENTAÇÃO DOS TEMAS A SEREM ENSINADOS NO CURRÍCULO. NO QUE TANGE ÀS COMPETÊNCIAS DA BNCC REFERENTE AO ENSINO DE ECOLOGIA, SE SÃO RELEVANTES AO IFTM, CAMPUS UBERABA, APONTAM QUE SÃO MUITO RELEVANTES, BEM COMO A TODA ESCOLA, POIS OBSERVAM COMO PROPOSTAS QUE VISAM ATENDER AO OBJETIVO DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA. AO DIRECIONAR À PRÁTICA PEDAGÓGICA E METODOLOGIA DE ENSINO, DISSERAM QUE A MELHOR ESTRATÉGIA PARTE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E APROXIMAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES; APONTAM AINDA QUE OS PROFESSORES QUE ATUAM NA ÁREA DE BIOLOGIA, NO IFTM, CAMPUS UBERABA, SÃO EM SUA MAIORIA FORMADOS NA ÁREA DE ECOLOGIA. IDENTIFICAMOS ISSO COMO UM ASPECTO IMPORTANTE PARA O FORTALECIMENTO DESTAS DISCUSSÕES. TENDO EM VISTA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC COMO NORTEADORA DO QUE DEVE SER ENSINADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AO QUESTIONAR SOBRE A MESMA E SUAS DIRETRIZES CONFORME A REALIDADE DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS UBERABA, DO IFTM, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DESTE CONTEÚDO, PODEMOS CONCLUIR QUE NÃO APONTARAM QUALQUER DELINEAMENTO CRÍTICO FRENTE A EXPRESSÃO DOS CONTEÚDOS NA BNCC E QUE CONCORDAM COM A FORMA QUE SÃO APRESENTADOS. DESTE MODO, CONSIDERAMOS QUE NA PERSPECTIVA DESTES PROFISSIONAIS QUESTIONADOS, O CONTEÚDO DE ECOLOGIA QUE VEM SENDO PROPOSTO, SEJA NOS PPCS OU NA PRÓPRIA BNCC, ESTÁ DE ACORDO COM O ESPERADO, NÃO HAVENDO, PORTANTO, NENHUM PONTO A SER AMPLIADO OU DISCUSSÃO A SER DESENVOLVIDA.

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