O PRESENTE TRABALHO TRATA SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS EM SUAS PERSPECTIVAS EPISTEMOL?GICAS, PEDAG?GICAS E DID?TICAS COM FOCO NA EDUCA??O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS. TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PRESEN?A DA DISCUSS?O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS NA FORMA??O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS A PARTIR DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA REALIZADA EM ARTIGOS CIENT?FICOS PUBLICADOS EM REVISTAS INDEXADAS. DIANTE DO CEN?RIO BRASILEIRO ONDE AS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE S?O BASEADAS EM FATORES RACIAIS, A POPULA??O NEGRA ENFRENTA COTIDIANAMENTE CONDI??ES ADVERSAS IMPOSTAS PELO RACISMO E A DISCRIMINA??O, INCLUSIVE NOS ESPA?OS EDUCATIVOS. COM ISSO, O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO TEM SIDO UM IMPORTANTE SUJEITO COLETIVO NA BUSCA POR MELHORES CONDI??ES DE VIDA E DE IGUALDADE RACIAL, BEM COMO PARA MAIOR REPRESENTATIVIDADE E ACESSO ? EDUCA??O PARA AS PESSOAS NEGRAS. NESSE SENTIDO, DURANTE O S?CULO XX SE INTENSIFICARAM AS LUTAS DO MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO EM PROL DE MAIOR PARTICIPA??O SOCIAL PARA AS PESSOAS NEGRAS, INCLUSIVE NA EDUCA??O. ASSIM, SURGEM DISCUSS?ES SOBRE A EDUCA??O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS (ERER). A ERER FOCA NA FORMA??O CIDAD? DE HOMENS E MULHERES PARA PROMOVER CONDI??ES DE IGUALDADE DE DIREITOS SOCIAIS, POL?TICOS E ECON?MICOS. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS QUE A ERER PERPASSA TODO O CURR?CULO ESCOLAR E DEVE SER COMPONENTE PEDAG?GICO DE TODAS AS DISCIPLINAS, INCLUSIVE AS DA ?REA DE CI?NCIAS DA NATUREZA, POIS TAIS DISCIPLINAS TAMB?M DEVEM CUMPRIR PAPEL SOCIAL NA CONSTRU??O DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCR?TICA, CIDAD? E, SOBRETUDO, QUE COMBATA TODAS AS FORMAS DE DESIGUALDADE E PRECONCEITOS. PARA TANTO, ? NECESS?RIO ENTENDER COMO DESENVOLVER UM ENSINO DE CI?NCIAS QUE ABORDE AS QUEST?ES RACIAIS. SALIENTAMOS A IMPORT?NCIA DE SE FORMAR PROFESSORES QUE POSSAM TRABALHAR A EDUCA??O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CI?NCIAS DE FORMA CR?TICA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA EDUCA??O ANTIRRACISTA E TRANSFORMADORA. PARA TANTO, SE FAZ PRECISO REFORMULAR OS CURR?CULOS DAS LICENCIATURAS, PARA QUE TENHAM ESSE ENFOQUE. A INCLUS?O DE CONHECIMENTOS DE MATRIZ AFRICANA NA FORMA??O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS INDICA UM NOVO PANORAMA PARA SE CONCEBER A IMPORT?NCIA DELES PARA O DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE. APRIMORAR OS SABERES DOCENTES PARA ESSE SENTIDO, POSSIBILITA QUE ESSES CONHECIMENTOS ESTEJAM PRESENTES NAS AULAS DE CI?NCIAS DA EDUCA??O B?SICA, E COM ISSO OS/AS ESTUDANTES PODER?O TER CONTATO COM OUTRA FACE DA HIST?RIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, QUE N?O SEJA AQUELA MARCADA POR POBREZA E ESCRAVID?O. A ABORDAGEM METODOL?GICA ? QUALITATIVA, A PESQUISA ? DE CAR?TER EXPLORAT?RIO E UTILIZAMOS COMO FORMA DE PROCEDIMENTO O LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO TENDO COMO FONTE OS ARTIGOS CIENT?FICOS PUBLICADOS EM REVISTAS ACAD?MICAS INDEXADAS, QUE APONTAM PESQUISAS SOBRE O FEN?MENO DA FORMA??O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS E AS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS. A BUSCA PELOS ARTIGOS FOI REALIZADA EM QUATRO BANCOS DE DADOS: SCIELO; PERI?DICOS CAPES; REDALYC E REDIB, QUE FUNCIONAM COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS DE LEVANTAMENTOS E CONSULTAS DE ESTUDOS EM V?RIAS ?REAS DO CONHECIMENTO. PARA MELHOR DELINEAMENTO DE NOSSA BUSCA, DEFINIMOS O PER?ODO DE 2013 A 2020 E UTILIZAMOS DESCRITORES LIGADOS ?S RELA??ES ?TNICO-RACIAIS: ?FRICA; CULTURA AFRICANA; HIST?RIA AFRICANA; ETNIA; MULTICULTURALISMO; NEGRO; RA?A; LEI 10.639; RELA??ES RACIAIS; RELA??ES ?TNICO-RACIAIS; E ? EDUCA??O EM CI?NCIAS: ENSINO DE CI?NCIAS; ENSINO DE BIOLOGIA; ENSINO DE F?SICA; ENSINO DE QU?MICA; CI?NCIAS DA NATUREZA; CI?NCIAS NATURAIS. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE AN?LISE TEXTUAL DISCURSIVA PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS. ENCONTRAMOS COMO RESULTADO DA BUSCA 9 PESQUISAS QUE ABORDAM O FEN?MENO, APRESENTANDO ESTRAT?GIAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS EM INSTITUI??ES DE ENSINO SUPERIOR E EDUCA??O B?SICA QUE ENVOLVERAM DOCENTES FORMADORES, PROFISSIONAIS DA EDUCA??O EM SERVI?O E OS FUTUROS PROFESSORES. A PESQUISA RELACIONA DIFERENTES PR?TICAS QUE V?O DESDE MOMENTOS DE FORMA??O COM ESTUDOS SOBRE A LEI 10.639/2003 NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, QU?MICA E F?SICA; APLICA??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO; PERPASSANDO TAMB?M CURSOS E OFICINAS DE FORMA??O CONTINUADA COM DOCENTES EM EXERC?CIO NAS ESCOLAS DE ENSINO B?SICO, AT? ? FORMULA??O DE PLANEJAMENTOS DID?TICO-PEDAG?GICOS PARA AS AULAS. ESSAS A??ES S?O DESENVOLVIDAS NA FORMA??O DE PROFESSORES DO ENSINO DE CI?NCIAS DA NATUREZA E APONTAM ABORDAGENS METODOL?GICAS QUE PODEM SER IMPLEMENTADAS NOS CURR?CULOS DAS LICENCIATURAS, SEJA POR MEIO DA INSER??O DA DISCUSS?O EM DISCIPLINAS QUE J? S?O COMUNS NA GRADE CURRICULAR DESSES CURSOS, SEJA EM A??ES ESPEC?FICAS VOLTADAS PARA ARTICULAR CONHECIMENTOS CIENT?FICOS E ASPECTOS LIGADOS ? CULTURA E HIST?RIA AFRICANA E AFRODESCENDENTE. PARA EDUCAR PARA AS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CI?NCIAS ? NECESS?RIO QUE O CURR?CULO DE FORMA??O DOCENTE CONCEBA O PAPEL SOCIAL DA CI?NCIA NA CONSTRU??O DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCR?TICA, AS INTERA??ES ENTRE O CONHECIMENTO DE MATRIZ AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA COM OS CONHECIMENTOS CIENT?FICOS, E A INFLU?NCIA DOS DISCURSOS CIENT?FICOS PARA RESSIGNIFICAR CONCEITOS E ESTABELECER NOVOS PARADIGMAS. PARA TANTO, URGE QUE AS POL?TICAS DE FORMA??O DE PROFESSORES CAMINHEM EM CONJUNTO COM AS PESQUISAS E ESTUDOS QUE EXPLICITAM A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS PARA A FORMA??O CIDAD? E ANTIRRACISTA COM A CONTRIBUI??O DO ENSINO DE CI?NCIAS. ENQUANTO TIVERMOS PROPOSTAS ATRASADAS, QUE CAMINHAM EM DIRE??O CONTR?RIA A UMA EDUCA??O CIDAD? E INCLUSIVA, N?O PODEREMOS SEQUER FALAR DE TRANSFORMA??O DE CONCEITOS E ATITUDES NA CONCRETIZA??O DE UMA SOCIEDADE MELHOR E QUE VALORIZE SUA DIVERSIDADE.