O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR E ANALISAR ALGUNS DESAFIOS QUE PERMEIAM SOBRE O ENSINO REMOTO, ESPECIFICAMENTE, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DAS AÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) REALIZADAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO, LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE, TENDO EM VISTA OS IMPACTOS CAUSADOS DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. ESSA PESQUISA TEM UM VIÉS QUALITATIVO E A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM REFLEXÕES DE MENDES (2020) SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA E ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS POR DOCENTES NO ATUAL CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA NO FORMATO REMOTO POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO TAMBÉM NA ABORDAGEM DE FREIRE (1967) SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE A SE PENSAR A EDUCAÇÃO COMO UM CAMINHO DE LIBERTAÇÃO, NO ÂMBITO DE ESTABELECER QUE A LIBERDADE SÓ É POSSÍVEL QUANDO OS INDIVÍDUOS BUSCAM CONDIÇÕES DE CONQUISTAR A SI MESMO COMO SERES DA SUA PRÓPRIA DESTINAÇÃO HISTÓRICA, CONCRETIZANDO ASSIM NUMA PEDAGOGIA EM QUE O OPRIMIDO PASSA A SER SUJEITO ATIVO NO MUNDO. UTILIZAMOS TAMBÉM, A TEORIA DE TARDIF (2012) SOBRE SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ONDE DISCUTE SOBRE A RELAÇÃO DOS DOCENTES COM OS SEUS SABERES, APONTANDO QUE A LIGAÇÃO ENTRE OS SABERES NÃO SE REDUZ A UMA FUNÇÃO APENAS DE TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS JÁ CONSTITUÍDOS E SIM QUE SUA PRÁTICA INTEGRA DIFERENTES SABERES, ASSIM COMO OUTROS TEÓRICOS ESTUDADOS PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR CONTRIBUIR PARA O APONTAMENTO DE NECESSIDADES BÁSICAS EM SALA DE AULA, ESPECIFICAMENTE NO PERÍODO REMOTO E POR APONTAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO SUBPROJETO DE LETRAS-PIBID PARA A MELHORIA DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO REFLETE SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E SOBRE OS DIVERSOS SABERES (FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DISCIPLINARES, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS) APONTADOS POR TARDIF NESSE NOVO FORMATO DE ENSINO. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS DESAFIOS ENCONTRADOS SÃO OS MAIS DIVERSOS, DESDE O LETRAMENTO DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE À CONCENTRAÇÃO NAS AULAS, PRINCIPALMENTE, NO CONTEXTO ATUAL EM QUE O ENSINO REMOTO SE TORNOU UM DOS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS POR ALUNOS E PROFESSORES. MEDIANTE A ISSO, SE FEZ PRESENTE A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE DÃO ACESSO AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, MODIFICANDO POR COMPLETO AS AULAS, EXPANDINDO E EVIDENCIANDO AINDA MAIS OS SABERES DOCENTES. PORTANTO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DURANTE ESTE PERCURSO, OBSERVAMOS QUE O PAPEL DO PROFESSOR SE TORNA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE CADA ALUNO, NESTE SENTIDO O NOVO CONTEXTO DE ENSINO POSSIBILITOU AOS DOCENTES REPENSAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MEIO A TEMPOS DIFÍCEIS, LIDANDO COM AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES, PONDO EM PRÁTICA O ACUMULADO DE SEUS CONHECIMENTOS, SEM DEIXAR DE LADO SEUS SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA. CONTUDO, A BUSCA RECORRENTE PELA QUALIFICAÇÃO POR PROFESSORES SE TORNOU UM FATOR PREPONDERANTE EM MEIO AO CONTEXTO, DE FORMA A SE CAPACITAR TECNOLOGICAMENTE COMO PROFISSIONALMENTE, A PARTIR DO USO E APRIMORAMENTO COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EXECUÇÃO DAS AULAS. PORTANTO, OBSERVAMOS QUE O ATUAL CENÁRIO DE ENSINO TROUXE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, NO ÂMBITO DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR FOI DE FATO POSTO NA PRÁTICA, ADEQUANDO-SE E SE REINVENTANDO CONSTANTEMENTE PARA ATENDER A TODOS DE MANEIRA UNIFORME, OU SEJA, CAPAZ DE ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE A PROFISSÃO DOCENTE IMPÕE, DE FORMA A SE SOBRESSAIR EM MEIO ÀS ADVERSIDADES, SALIENTANDO COMO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MEIO ÀS EXPERIÊNCIAS E AS RELAÇÕES OBTIDAS COM OS OUTROS, CONSTRUINDO ASSIM A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE.